É normal não gostar de contato físico?

Feita por >Sabrina F. · 24 dez 2017 Psicologia clínica

Quando as pessoas me encostam, eu me afasto delas. Também não gosto muito de encostar nas pessoas, mas tolero. Enquanto a elas me tocarem, dependendo de quem é, me afasto ou dou uma reclamada depois.

A melhor resposta 25 DEZ 2017

Sabrina, é preciso investigar como você se sente em relação ao contato físico, o que acontece, se já aconteceram situações em que você foi tocada sem consentimento, ou que invadiram seu espaço pessoal. Esse tipo de comportamento não acontece do nada, ele é reflexo de algo traumático ou de alguma fantasia gerada pelos seus pensamentos. O melhor é buscar um psicólogo para investigar melhor isso. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

7 JAN 2018

Olá Sabrina!
Cada pessoa possue sua própria forma de ser no mundo. Já pensou se há uma razão de você não gostar de contato físico? A sociedade é bem apegada ao contato físico, pelo menos em boa parte do nosso país, no caso, respondendo sua pergunta. Porém, como se sente agindo de sua própria forma? Na medida do possível, busque um auxílio psicoterápico, caso este incômodo seja exacerbado.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

26 DEZ 2017

Sabrina, até que ponto esse seu isolamento lhe atrapalha? Qual o maior incômodo ou dificuldade por evitar esse contato físico? Quais são os prejuízos que você tem ou poderá ter com esse comportamento? São coisas que você pode refletir e também se questionar. Será apenas essa a sua inquietação? Terapia ajuda a compreender esses e outros aspectos pessoais. Boa sorte.

Cristiano G. Bezerra Psicólogo em Recife

87 respostas

24 DEZ 2017

Olá, Sabrina.
Muita gente não gosta de contato físico, mas se te incomoda, ou esteja prejudicando o seu dia a dia. Considere buscar terapia, para entender o pq o contato físico é tão difícil para você.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo