E normal Menina de 4 amos desenhar a mae morta?

Feita por >Stoyko · 21 nov 2022 Psicologia infantil

Ola, venho aqui perguntar se e normal a minha filha de 4 anos, desenhar um boneco assim pouco feio (que claro e sempre lindo) e ela dizer olha pai desenhei a mãe morta (sabendo que a minha esposa e mãe dela esta viva)?

A melhor resposta 22 NOV 2022

Olá Stoyko
É muito significativo o desenho de uma criança, principalmente nesta idade... ela projeta na forma de desenho o que ela sente internamente. O significado deste desenho é que precisa ser entendido e isto, seria possível afirmar com mais investigação, depois de entrevistar voce e a mãe da criança. Mas é um alerta importante, não com a pessoa da mãe, mas a representação interna que a criança tem da mãe.
Voce é feliz? Sua esposa é feliz? Quais os conflitos que tem e que não estão sendo resolvidos?
Investiguem mais num processo de Psicoterapia.
Abraços.

5826 respostas

22 NOV 2022

Olá Stoky,
É difícil dizer sem entender mais sobre a questão e os motivos que a leva a tais desenhos. Na terapia será possível ouvi-la e compreender seus pensamentos e medos. Fico a disposição!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

22 NOV 2022

Olá Styko! Obrigado por perguntar. Precisaremos mais dados para construir, com você, resposta mais consistente. Em termos gerais, não é comum crianças manifestarem esse tipo de ilustração. Isso não quer dizer que seja ruim ou bom, doentio ou saudável. Será preciso dados mais detalhados e enriquecidos.
De outro lado, pode ser que, para a criança, nem tenha essa abrangência toda, e em quinze ou vinte dias, caia no esquecimento, junto com milhares de outras produções casuais.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8660 respostas

22 NOV 2022

Oi! você precisa de ajuda? Então é só entrar em contato comigo e marcar a sua consulta que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém