É errado não querer conviver com parente?

Feita por >Juliane · 14 jan 2018 Terapia familiar

Desde sempre meu relacionamento com minha mãe foi sempre difícil , tendo que ter cuidado com o que falava ou fazia, para não irritar ou chatear ela pois haveria retalhacões ; ela reclama de tudo , me trata mal com críticas, grosserias, etc. Agora que sou casada e tenho filhos seu comportamento esta atingindo meu marido e filhos , que vem sendo magoados e constrangidos, lutei muito para manter um relacionamento com ela mas tenho evitado contato , estou pensando seriamente em cortar a convivência pois tudo isso me machuca e frustra muito , não sei o que fazer me ajude !

A melhor resposta 17 JAN 2018

tudo sao escolhas na vida...procure ajuda psicologica para s autoconhecer ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

15 JAN 2018

Juliane, realmente relacionamentos conflituosos com familiares são situações bem complexas, porque em geral se estendem por vários anos e a resolução depende da vontade dos envolvidos. Se a pessoa é resistente ao diálogo, a qualquer tipo de intervenção, fica muito improvável alguma mudança. Mas você pode mudar Juliane, pode aprender a lidar melhor com essa situação caso faça terapia. O psicólogo vai te ajudar a compreender melhor a situação e os sentimentos atrelados a ela. Nem sempre a solução que queremos é a que é possível em determinada situação. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

15 JAN 2018

Olá, Juliane.
Acredito que a melhor coisa que você tem a fazer é falar com a sua mãe sobre isso, o quanto você e sua família ficam magoados com o comportamento dela, pois as vezes a pessoa não sabe o quanto machuca o outro. Se precisar de ajuda para fazer isso procure por ajuda de um psicológo.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo