É comum a pessoa interromper com os remédios? E por quê?

Feita por >Raíssa · 4 nov 2020 Transtorno bipolar

Essa pessoa é bipolar e faz atividade física e aí do nada a pessoa interrompe de tomar a medicação.

A melhor resposta 10 NOV 2020

Mais comum do que você imagina. Na fase de mania a pessoa sente-se 100%, ela não percebe os sintomas, só quem percebe são as pessoas de sua convivência. Para ela esta tudo mais do que normal.
Converse com o psiquiatra que ele pode orienta-la neste sentido. Em muitos cabe os familiares um acompanhamento da medicação garantindo que o mesmo está sendo administrado. Em conjunto com ele vocês podem organizar uma rotina para isso.
Abraços
Juliana Zen
Psicóloga/Neuropsicóloga

Anônimo-314586 Psicólogo em Caxias do Sul

15 respostas

5 NOV 2020

Olá Raíssa!
Grata por sua pergunta.
Sim é comum as pessoas com bipolaridade interromperem o tratamento na fase da mania na qual se acham donas da verdade e que estão no controle da sua vida. Porém, existem os desequilíbrios hormonais que precisam das doses exatas dos medicamentos prescritos pelo médico. Se a pessoa interromper o tratamento com certeza todos os sintomas retornarão e também os riscos e consequências que a bipolaridade causa na vida e nos relacionamentos dela.
Somente o médico pode controlar as doses e prescrever medicamentos no caso da bipolaridade. A consulta regular ao médico e acompanhamento por parte de familiares durante a consulta e administração diária dos medicamentos é imprescindível no caso de descontrole.
Espero ter ajudado.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

5 NOV 2020

Olá Raíssa! Grato por escrever. No caso da bipolaridade, é extremamente comum a pessoa interromper o uso de medicamento. É próprio do ciclo de mania da doença, a pessoa achar que tem controle e poder absoluto sobre as coisas, portanto está mais saudável e mais poderosa do que os outros, do que as doenças e os medicamentos. Quase cem por cento dessas pessoas, precisam de vigilância para tomar a medicação. Não é vigiância simples. Elas desenvolvem mecanismos sutis de enganar aos próximos, fingindo estar tomando o remédio, quando na verdade os estão descartando na descarga, nos restos de alimentos, no lixo, ou em outros lugares.
Espero ter ajudado. Se precisar, estarei à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de iminência de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8780 respostas

5 NOV 2020

Raissa, um tratamento psiquiatrico nao deve ser interrompido dessa forma.
abs
Mônica psicologa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

4 NOV 2020

Oi Raissa,
É preciso aconselhar para marcar uma cponsulta com o médico e avaliar a situação.
Interromper a medicação, pode causar a curto prazo consequências sérias.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo