Como lidar com alguém depressivo com a distância da quarentena?

Feita por >Bia · 15 abr 2020 Depressão

Olá, me chamo Bia, sou carioca e namoro há distância há 3 anos com um cearense, nos vemos a cada 2 meses. Com a chegada do corona vírus, nossas visitas foram afetadas, não podemos nos ver pois estou no grupo de risco (tenho asma) e moramos com pessoas em grupo de risco, um voo se torna muito arriscado. Estamos há quase 4 meses sem nos ver. Meu namorado sempre teve depressão leve, sempre deu pra controlar, mas parece algo impossível agora. Ele é trabalhador informal, logo, não está recebendo nada (incluindo o coronavoucher, que ainda está em análise), não dorme, passa o dia me pressionando para viajar e falando que sou culpada por não estar ao lado dele na quarentena, fala que eu não quero vê-lo pois não o amo, faz muita chantagem comigo, está sendo altamente grosseiro comigo e não percebe, qualquer tentativa de conversa ele se torna agressivo, quer se isolar e começou a falar em suicídio. Preciso de ajuda, ele exige de mim uma atenção de 24h, não estou dormindo antes de 3 h da manhã, não trabalho direito, não estudo como antes, não me cuido mais, não sei o que fazer.

Como devo agir com alguém com depressão? Como ajudar a distância? O que devo fazer? Ele estava sendo tratado no ano passado, mas desde janeiro interrompeu o tratamento, falando que não quer intoxicar o corpo dele com remédios (cortou a medicação dele) e tudo piorou na quarentena, insistindo que não há nada de errado com ele. Os médicos dele não estão atendendo virtualmente e ele se recusa a buscar ajuda online, não quer ser contrariado.

A melhor resposta 16 ABR 2020

Oii Bia,
Tem 2 pontos aí super importantes :
1) Seu namorado está com depressão e aparenta estar em intenso sofrimento, isso indica que ele precisa de acompanhamento psicológico e avaliação psiquiátrica! Por mais que você queira tirá-lo dessa condição, acredito que a melhor forma é escutando-o, sinalizando o quanto ele está em sofrimento (isso mostra que você reconhece a dor e está com ele) e justificando que por se preocupar tanto com ele, você precisa insistir que ele procure ajuda especializada e você poderá ajudá-lo a encontrar.
Se ele falar em suicídio é importante que você comunique familiares ou alguém que esteja próximo a ele.

2) Muitas vezes pensando no outro acabamos nos prejudicando e além de não conseguir ajudar o outro de uma maneira eficiente, entramos no sofrimento de tal forma que ,muitas vezes, até aumentamos o sofrimento do outro.
Por isso, em primeiro lugar, acredite no que é melhor para você, esteja disponível para auxiliá-lo e imponha os seus limites, isso vai te proteger e provavelmente mobilizá-lo a buscar ajuda e compreender melhor esse momento.

Camila T. Brunetta Colla Psicóloga Psicólogo em São Paulo

2 respostas

28 ABR 2020

Olá Bia!
Antes de mais nada deve apoiar e incentivar que seu namorado retome o tratamento. Por ser um transtorno psicossomático, a depressão exige acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
Entendo que ele está passando por muitos conflitos mas acredito que a melhor maneira de lidar neste momento é tentar ao máximo exercitar a empatia de um com o outro. Quando ele se queixa, questione se existe algo que você possa fazer para ajudá-lo, na maioria das vezes ele mesmo pode chegar a conclusão de que não exista nada dentro do seu alcance neste momento. Outro ponto muito importante é você se sentir a vontade para falar como você se sente em relação as falas dele, desta forma, a comunicação pode ser aprimorada e as expectativas alinhadas.

Fico a disposição

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

17 ABR 2020

Vocês dois precisam de ajuda. O seu namorado para sair da depressão e você para entender quais os limites da sua ajuda e trabalhar uma provável dependência afetiva.

Você não dá conta de tirar o seu namorado desse estado. Isso é um caminho dele com ajuda especializada.

Abs

Anônimo-373797 Psicólogo em Vitória

3 respostas

16 ABR 2020

Olá Bia, antes de pensar no outro é importante pensar em você mesma. Então eu te pergunto: Você está cuidando de você, se respeitando, se dando, sabendo o que é melhor para você, colocando limites e sabendo ser assertiva nas palavras? A partir do momento que conseguir estar melhor com você mesma, você poderá ajudar o seu namorado. Procure ter uma conversa franca, respeitosa e assertiva com ele, explicando suas reais necessidades, ao mesmo tempo respeitando quem ele é, e o sofrimento em que ele se encontra. E quando se trata de pensamentos suicidas é importante que as pessoas que estão próximas dele, tenha consciência do que está acontecendo para poder ajudá-lo. Estas pessoas também precisam entender que não se trata de “frescura”, e sim de um sentimento que para ele é real, embora possa parecer a outros algo absurdo. Então sugiro que primeiro cuide de você mesma, inclusive com psicoterapia, depois saiba que ele está em sofrimento e precisa de tratamento, e por último que alguém próximo a ele possa acolhê-lo e ajuda-lo a entender que precisa de cuidados médicos e psicológicos.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 ABR 2020

Olá Bia! Grato por participar. A questão central é se você está namorando a si mesma; isto é, se está cuidando da sua rotina, da sua saúde, somente pode ajudar ao outro aquele que, primeiro, ajuda a si mesmo. Namoro apresenta graus de envolvimento diversos, quando esse namoro é à distância, o grau de envolvimento é diferente. No seu caso, pelo relato, vocês se viam, antes da Covid-19, a cada dois meses, mas é muito provável que se comuniquem virtualmente com grande frequência. É melhor reduzir as comunicações, e dar maior qualidade e direção a elas. Com esse panorama você cita alguns aspectos que merecem considerações: ele te culpa, acontece que a verdade é pessoal, você não precisa se sentir culpada, se esta acusação não for razoável para você; ele apresenta depressão, que vem antes de você, assim como, certamente, lá na terra dele ele cultiva vínculos de amizade e parentesco, anteriores e mais cientes da história dele, em relação a você. Essas pessoas podem apoiá-lo; também você diz que ele tomava remédios, que parou, fato não raro, mas dificultador, quando o uso gera certa estabilidade psíquica. Postas essas coisas, vale à pena você iluminar para dentro de si e resgatar bons hábitos de sono atividade física (mesmo dentro de casa - fique em casa), alimentação saudável, alegria, lazer, sentimento de utilidade ao fazer coisas adaptadas, mas significativas para você, dentro das possibilidades atuais. Coloco-me à disposição para maiores aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8757 respostas

16 ABR 2020

Bia, para que possamos cuidar de alguém doente, precisamos nos perguntar o quanto estamos cuidando de nós mesmas. Partindo daí, você consegue distinguir o quanto você está com condições de cuidar do outro. Uma pessoa com depressão precisa, em primeiro lugar, de tratamento. Isso inclui médico, psicólogo e a realização de atividade física. Qualquer pessoa que se proponha a cuidar de alguém que está adoecido mas não se trata, corre sério risco de adoecer também. A depressão está muito relacionada a uma visão negativa das coisas e acarreta em grande medida o distanciamento de vínculos sociais. É necessário, junto ao tratamento, ampliar a rede de apoio dele seja com familiares ou amigos. Não hesite, acione pessoas próximas dele fisicamente para auxiliar a aderir algum tratamento. Espero ter ajudado!

Jussara Spolaor Psicólogo em Itajaí

10 respostas

16 ABR 2020

Olá Bia! Tudo bem com você? Espero que sim!

Acabei de ler seu relato e sinto muito que você e seu namorado estejam passando por essa delicada situação. Eu compreendo sua dor, sua preocupação e acho muito louvável seu desejo de ajudar seu namorado a passar por essa situação.

É isso mesmo, você está certíssima em não abandoná-lo nesse momento em que ele mais precisa de você. O simples fato de você estar disponível a ele já se torna um alívio para o sofrimento que ele tem oriundo da depressão e das limitações que o isolamento social acarretam.

Sua empatia, sua compreensão e disponibilidade em ajudá-lo, por mais que ele não perceba nem admita, têm sido fatores essenciais para que ele consiga se reorganizar nesse tempo de isolamento social.

O distanciamento prejudica muito o contato entre as pessoas, porém existem outras formas de vocês continuarem se vendo. Os recursos tecnológicos são variados e vocês podem se beneficiar muito com eles.

O importante nesse momento é que seu namorado está com seus sentimentos bastante afetados, e isso pode estar fazendo com que ele diga coisas que não estão alinhadas à realidade. Mas quando envolve risco de suicídio, é necessário que uma postura mais séria seja tomada para preservar a vida dele. Quem sabe uma conversa entre você e os familiares do seu namorado? Pode ser isso, mas o que importa é que a rede de relacionamentos dele esteja preservada, para que ele se sinta acolhido e cuidado nesse momento. O acompanhamento de um profissional da Psicologia também é indispensável!

Quanto a você, é importante que você esteja com sua terapia em dia para que possa lidar com todas essas situações da melhor forma possível. Seus sentimentos, emoções e pensamentos podem estar bastante afetados, e um acompanhamento psicológico será bastante benéfico para a sua saúde mental.

Coloco-me a sua disposição para ajudar a você e seu namorado a passar por esse momento delicado, mas que com ajuda profissional pode ser muito mais fácil passar por ela.

Espero ter ajudado, Bia! Fiquem bem!

Abraço!

Estêfani Honorato
Psicólogo

Estêfani Honorato Psicólogo Psicólogo em Maringá