Dúvida sobre qual abordagem da psicologia seguir #2

Feita por >monica · 10 nov 2014 Terapia cognitivo-comportamental

Sou estudante de psicologia, mas ainda tenho dúvidas de qual abordagem seguir. Gostaria de saber se existe algum tipo de teste para ajudar na escolha de uma abordagem psicológica, ou algo que me ajude a saber o que realmente eu quero. Tenho lido vários assuntos sobre as duas abordagens que estou na dúvida (TCC E ACP), mas ainda assim estou na duvida.

A melhor resposta 12 NOV 2014

Oi Mônica, pois então, você já está perto! Está para se decidir entre duas abordagens, não é mesmo? Pelo menos no momento já eliminou outras tantas! Continue lendo, estudando sempre, mas principalmente procurando se conhecer melhor, se observar, se conscientizando daquilo que faz mais sentido para você, que a toca, que a deixa o mais confortável possível! Todas as abordagens têm algo a dizer, fazem sentido dentro da sua visão de mundo e de ser humano. A diferença está naquela que nos identificamos, por isso o respeito por todas elas e a escolha sabendo que é algo mais pessoal do que uma verdade absoluta. E sabe que às vezes muda à medida que mudamos? Boa sorte.

Ana Maria Borges Couto Psicólogo em Belo Horizonte

5 respostas

17 NOV 2014

Boa tarde Mônica. Você já experimentou fazer terapia nessas abordagens? Isso pode ajudar, pois certamente você vai se identificar mais com uma delas, já que as duas citadas por você são bem distintas. Boa sorte!

12 NOV 2014

Bom dia Monica!
Hoje em dia o ser humano precisa de respostas mais rápidas para o tratamento. Acho mais adequado você não ficar presa apenas numa linha. Quando você fizer um diagnóstico, perceberá qual a linha ou a mescla de várias para ajudar o paciente naquele momento. Você está no caminho e encontrará a sua forma de lidar com o ser humano. Boa sorte.
Rosana Laiza

Clínica Psicológica Rosana Laiza Psicólogo em São Paulo

38 respostas

12 NOV 2014

Oi Monica. É natural sua dúvida. Eu só vim decidir qual seria minha abordagem já perto do final do curso. Mas oriento que você tente conhecer todas as abordagens. Acabei definindo a minha após fazer uma disciplina optativa, pois gostava da gestalt, mas não brilhava meus olhos e quando conheci a abordagem sistêmica foi uma paixão sem fim. E como vai ser algo que você vai trabalhar você precisa acreditar na abordagem, percebê-la como algo seu também... Enfim, experimente!

Virgínia Uchôa Do Vale Psicólogo em Fortaleza

11 respostas

12 NOV 2014

Monica,

A única forma de você solucionar sua dúvida é com informação, ou seja, leia o máximo que você puder e converse com profissionais das áreas que você tem como opção. Procure obter a maior número de pontos de vista e veja qual abordagem você mais se identifica. Só assim você se sentirá segura para fazer uma escolha que te satisfaça. Boa sorte.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

11 NOV 2014

Olá Mônica, esse tipo de dúvida é natural e o caminho é buscar estudar para conhecer aquela que mais se identifica a partir de seu estilo e percepção de ser humano. Ajuda muito também nessa definição, o nosso próprio terapêutico, pois você irá constatar os benefícios em sua vida e, consequentemente, fará um melhor manejo da abordagem em função do que você mesma já vivenciou. Abraço e boa caminhada.

Ana Cristina Botelho - Psicóloga Psicólogo em Salvador

3 respostas

11 NOV 2014

Oi, Monica. Acredito que a escolha em uma abordagem se dá pela identificação com relação à visão de mundo e homem que ela traz. Apesar de estarmos falando em psicologia, em estudo do ser humano; mas há diferenças no olhar para o ser humano e para o mundo entre as abordagens. Falo pela minha experiência, também fiquei na dúvida durante a graduação (sistêmica, cognitiva e gestalt), escolhi a Gestalt pela visão de mundo e homem que ela traz. Reflita sobre sua visão de homem, quem sabe lhe ajude. Todas possuem um 'que' a mais, e é esse 'que' a mais que deve lhe chamar a atenção. Abraços!

Stephanie Machado Barbosa Psicólogo em Blumenau

1 resposta