Gostaria de saber se a abordagem de um psicanalista é diferente de um psicólogo

Feita por >Maria Silva · 8 ago 2016 Psicanálise

Bom dia! Gostaria de tirar essa dúvida.

A melhor resposta 9 AGO 2016

Olá, Maria.
O psicólogo pode ser psicanalista, porém nem todo psicanalista é psicólogo. As abordagens são diferentes, a forma de trabalhar é diferente, mas todas buscam a saúde do indivíduo. Para conhecer melhor o trabalho do psicanalista, procure esse profissional e, caso não se adapte, procure conhecer outras abordagens, até chegar àquela com a qual você se identifique.

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

10 AGO 2016

Boa noite, Maria Silva, a psicoterapia é a terapia que trabalha com o psiquismo. A psicanálise é um tipo de psicoterapia, assim como as terapias suportivas, as cognitivas comportamentais e as reconstrutivas. Todas estão debaixo do mesmo guarda-chuva. Um psicólogo não é psicanalista a não ser que faça o curso de psicanálise. Mas o psicólogo pode utilizar o método da investigação através da associação livre e dos sonhos que é utilizado na psicanálise. Espero que tenha ficado mais claro para você agora.

Regina Figueiredo Psicologia & Coaching Psicólogo em São Paulo

53 respostas

9 AGO 2016

Prezada Maria,
Esta é uma dúvida colocada por muitas pessoas. A psicologia desde a sua origem vêm lidando com varias linhas de pensamento , umas voltadas mais para o inconsciente e outras para o cognitivo, comportamental. Um psicólogo em sua formação pode optar por qual abordagem ele quer trabalhar com a qual se identifica mais e a psicanálise pode ser uma destas escolhas. Portanto, a psicanálise é uma opção de abordagem de um psicólogo.
Att.
Ana Lúcia Vieira Rezende

Ana Lúcia Vieira Psicólogo em Uberaba

20 respostas

9 AGO 2016

Olá, Maria
Sim, existem diferenças importantes entre a psicologia e a psicanálise. A psicanálise se constitui como uma forma de abordar o sofrimento humano pela via do inconsciente e da palavra. Já a psicologia (ou as psicoterapias) abordam o sofrimento a partir do ego, tentar solucionar as questões conflitantes para a adaptação do sujeito à realidade dele. Nesse ponto as duas se divergem, pois um trabalho analítico não visa adaptar o sujeito (que é o do inconsciente) à realidade, mas sim colocá-lo na via desejante, sustentando e nos responsabilizando por nossas escolhas.

Ricardo Brandel Junior Psicólogo em Londrina

2 respostas

9 AGO 2016

Bom dia, Maria. No que se refere à clínica, a diferença da abordagem do psicólogo para o psicanalista é a mesma que, num tom análogo, há entre água e o vinho.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

9 AGO 2016

Uma resposta muito resumida, o psicólogo faz uma universidade na qual aprende sobre várias linhas de abordagem ou seja as formas que será realizada o tratamento, depende muito da linha teórica que o profissional segue, inclusive aprende a psicanálise, para ser um psicanalista sem ser um profissional de psicologia ele pode fazer um curso em alguma instituição reconhecida pela sociedade brasileira de psiquiatria. Sempre procure saber sobre a formação do profissional que vai lhe atender

Elizabeth Barbosa Psicólogo em São Paulo

35 respostas

9 AGO 2016

Oi, Maria! Como vai?

Interessante pergunta! Tem algumas diferenças e algumas coisas iguais. O psicanalista é uma profissão independente, que tem uma formação em Psicanálise em institutos e associações. Normalmente, são formações que duram 4 ou 5 anos. Os atendimentos em psicanálise costumam ser mais longos, em alguns casos e o objetivo é te ajudar a tomar consciência de aspectos da infância que influenciam sua vida hoje. Já o psicólogo, é formado em uma faculdade de Psicologia, que dura cinco anos. Normalmente, os atendimentos podem ser de 1 a 2 vezes por semana, dependendo do caso, podem ser breves (6 meses a 1 ano), também dependendo do caso. O psicólogo irá te ajudar entender o que influencia seu comportamento atual (e que pode te fazer sofrer) e, com isso, te ajudar a tomar novas decisões para ter maior bem-estar. Bom, basicamente é isso! Sou psicólogo e se precisar de maiores esclarecimentos, pode me procurar. Um abraço!

Psicólogo Wellington Cimbrom Psicólogo em Osasco

10 respostas

9 AGO 2016

Eu trabalho com uma linha psicanalítica, e não saberia lhe informar a diferença.
Mas porque sua dúvida?
Me parece que a escolha lhe faz diferença ou pode ser apenas uma curiosidade? Creio que se fosse curiosidade o Google teria solucionado. Penso que gostaria de saber na verdade como funciona de um jeito e de outro? Mas muitas vezes para que tenha sua próprias respostas vc deve conhecer um e outro para que venha obter um tratamento direcionado para suas necessidades. Abraços

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

9 AGO 2016

Olá, a respeito da sua pergunta a resposta é sim. Os dois profissionais tem abordagens diferentes. No entanto tanto o psicanalista quanto o psicólogo, são profissionais capacitados a atender as expectativas de cada indivíduo. Procure fazer uma consulta com cada especialidade e assim terá como escolher o que mais adequa sua expectativa.

Psicóloga Márcia Mosa Lage Rodrigues Psicólogo em Fortaleza

5 respostas

9 AGO 2016

Olá, Maria.
O psicólogo pode ser psicanalista, porém todo psicanalista é psicólogo. As abordagens são diferentes, a forma de trabalhar é diferente, mas todas buscam a saúde do indivíduo. Para conhecer melhor o trabalho do psicanalista, procure esse profissional e, caso não se adapte, procure conhecer outras abordagens, até chegar àquela com a qual você se identifique.

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

9 AGO 2016

Ola Maria,
Se seu interesse é pela psicanalise,
Você deve procurar um psicólogo que seja especializado em psicanalise.
Maria da Conceição V. Gioia

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

9 AGO 2016

Olá Maria!
O psicólogo faz um curso de 5 anos em Psicologia - nele o profissional aprende técnicas, diversas abordagens, ética, aspectos do desenvolvimento biológico e social do ser humano, aprende um pouco de cada campo de atuação (clínica, hospitalar, recursos humanos, jurídica, escolar).
O psicanalista não necessariamente é um psicólogo - a formação em psicanálise pode ser realizada por psicólogos que queiram aprofundar seu conhecimento em uma teoria específica, mas também pode ser realizada por psiquiatras, jornalistas, ou outras profissões que queiram aprofundar seus conhecimentos para agregar algum valor ao seu trabalho.
Na formação de psicanálise o foco é apenas na teoria psicanalítica, aprofundando o conhecimento.

Espero ter ajudado.

Maitê

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

8 AGO 2016

Olá Maria. Explicando de uma forma bem simples: uma pessoa com formação em Psicologia passa pelo menos 5 anos na faculdade, estuda os diversos aspectos do comportamento humano, desde o social, comportamental e biológico, da modo que tem um conhecimento aprofundado do ser humano em várias dimensões. O psicólogo então opta por uma teoria (chamada também de abordagem) para trabalhar. Ele pode escolher a Psicanálise como teoria, a teoria da Análise do Comportamento, as teorias Humanistas e outras.

Já um Psicanalista formado em Psicanálise é diferente. É uma pessoa que fez um curso de formação em Psicanálise, podendo ser graduado em qualquer profissão (arquitetura, direito, pedagogia, etc). Após esse curso essa pessoa se intitula Psicanalista.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza