Como se perdoar por ter sido burra e medíocre?

Feita por >Confusinha · 14 jul 2023 Abordagem psicológica

Tenho 29 anos, e me formei em um curso onde não tenho habilidade (o curso é de exatas, e eu sempre tendo mais pra humanas). Em meio a muitas dúvidas, continuei o curso por um misto de pressão e por gostar de algumas coisas do curso. Hoje trabalho na empresa da minha família, mas não é na área. Não tenho experiência na área. Sinto que desperdicei toda minha vida numa escolha errada, já que mesmo que escolha outro curso minha vida sempre vai estar atrasada em relação aos outros. E não sei se consigo fazer outra graduação, por questão de disponibilidade.
Não consigo me perdoar por esse erro horrível, fico me achando burra por ter ignorado diversos sinais de que eu deveria ter trancado o curso e feito outra coisa. Fico me achando menor que todos e que deveria acabar com a minha vida. Como se segue em frente depois de ter estragado a própria vida?

A melhor resposta 17 JUL 2023

Olá. Entendo a sua angústia, porém não vejo com um "tempo perdido". Por mais que você não goste da profissão que você se formou, você adquiriu conhecimentos, que apesar de não gostar, está a somar em sua vida. O tempo iria passar de qualquer jeito, não é mesmo?! Ah, e quando fala que estará atrasada se fizer outro curso que gostaria, você está se COMPARANDO com outras pessoas, o que não é saudável. Entenda que você tinha uma consciência no passado que fez com quem permanecesse no curso. E poderá usar hoje da sabedoria para fazer o que for melhor. Penso que você pode mudar o seu futuro, agindo no Hoje. Então, o que pode ser feito hoje? Faça o que puder.

Daynara Almeida Psicólogo em Jequié

28 respostas

17 JUL 2023

Oiê! Vim responder porque fiquei sensibilizada com sua pergunta, entendo a sua frustração porque foi muito tempo investido em algo que vc hoje não quer usar. Mas eu tenho certeza que esse tempo não foi de todo desperdiçado, provavelmente neste percurso você conheceu pessoas que hoje lhe são importantes e desenvolveu algumas competências que lhe servirão na vida, nem que seja a de enfrentar e vencer algo que não quer.

Além disso você tem 29 anos, talvez você possa ter a sensação que próximo dos 30 não tem mais volta, que desperdiçamos a juventude e energia que temos, etc. Mas saiba que sempre temos tempo para nós reeiventarmos, a vida não é linear, somos colocados num sistema que faz parecer que sim (escola, faculdade, trabalho, casar etc) mas infelizmente todos vivemos nos altos e baixos. Pra te inspirar vou colocar aqui algumas pessoas que só tiveram sucesso depois dos 30, só pra que veja que não é a única e que há caminho depois desta fase, a única pessoa que está te limitando de vencer e de descobrir o que quer fazer é você mesma por essa crença de que foi burra, troque para "foi uma fase e estou rumo a próxima", afinal, ainda bem que encerrou esse ciclo né? Já n está mais presa a ele, o que te dá tempo e liberdade para o novo e para ser quem quiser ser.

Segue a lista:

Julia Child: A renomada chef de culinária e apresentadora de TV Julia Child começou sua carreira culinária aos 37 anos. Seu primeiro livro de receitas, "Mastering the Art of French Cooking", foi publicado quando ela tinha 49 anos, e ela se tornou uma personalidade icônica na culinária.

Stan Lee: O lendário escritor e editor de quadrinhos Stan Lee criou muitos dos personagens icônicos da Marvel Comics, como Homem-Aranha, X-Men e Homem de Ferro. Ele só teve seu grande sucesso depois dos 39 anos, quando lançou o Quarteto Fantástico.

Vera Wang: Antes de se tornar uma famosa estilista de moda, Vera Wang era uma patinadora artística e jornalista de moda. Ela só abriu sua primeira loja de moda aos 40 anos e desde então se tornou uma das designers mais influentes do mundo.

Harrison Ford: Antes de se tornar famoso como Han Solo em "Star Wars" e como Indiana Jones, Harrison Ford era um carpinteiro. Ele foi descoberto por George Lucas aos 35 anos e teve seu grande sucesso em Hollywood após os 30.

Jorge Paulo Lemann: Um dos empresários mais bem-sucedidos do Brasil, Jorge Paulo Lemann fundou o banco de investimentos Garantia e se tornou conhecido por suas habilidades em fusões e aquisições. No entanto, seu grande sucesso veio quando ele investiu na cervejaria Brahma, aos 32 anos, e posteriormente fundou a Ambev.

Silvio Santos: Silvio Santos é um famoso empresário e apresentador de TV brasileiro. Ele começou sua carreira como camelô e locutor de rádio, mas foi somente aos 36 anos que ele adquiriu a concessão para criar o Baú da Felicidade, uma empresa de venda de produtos por meio de carnês. Ele posteriormente se tornou dono do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) e construiu um império midiático.

Abilio Diniz: Abilio Diniz é um empresário brasileiro conhecido por ter transformado o Grupo Pão de Açúcar em uma das maiores redes varejistas do país. Ele assumiu a liderança da empresa aos 33 anos, implementando estratégias inovadoras que impulsionaram seu crescimento.

Luiza Helena Trajano: Luiza Helena Trajano é a presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, uma das maiores redes de varejo do Brasil. Ela assumiu o comando da empresa aos 40 anos e desempenhou um papel fundamental na transformação da empresa em uma potência do comércio eletrônico.

José Hawilla: José Hawilla é um empresário do ramo esportivo que fundou a empresa de marketing esportivo Traffic. Ele iniciou seus negócios aos 38 anos e teve sucesso ao fechar acordos de patrocínio e direitos de transmissão com várias equipes e eventos esportivos renomados.

O dono do Kentucky Fried Chicken (KFC), Harland Sanders, fundou o restaurante KFC quando tinha 65 anos de idade. Em 1952, Sanders começou a franquear seu conceito de frango frito em uma panela de pressão e expandiu rapidamente a marca KFC. Sua abordagem única de tempero e cozimento do frango se tornou um sucesso e o KFC se tornou uma das maiores cadeias de restaurantes de frango do mundo. O empreendedorismo tardio de Harland Sanders mostra que não há limite de idade para alcançar o sucesso nos negócios.

Esses são apenas alguns exemplos notáveis de pessoas que encontraram sucesso e alcançaram fama mundial após os 30 anos. É importante lembrar que cada pessoa tem seu próprio ritmo e que o sucesso não tem idade limite.

Maria Paula Dutra Martins Psicólogo em Uberlândia

2 respostas

17 JUL 2023

Enquanto existe vida, deve haver disponibilidade , esperança e busca por aqui que você detecta que seja o melhor pra sua vida. Ainda que tenha feito escolhas erradas, alguma coisa isso deve servir como aprendizado, portanto, pegue isso , permita-se e vá com tudo. Todos nós erramos, mas nao devemos colocar isso acima de tudo e querer desistir por isso. Tantos fazem faculdade até aos 60 e poucos anos, você tá só com 29!
Estou à disposição.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

17 JUL 2023

Olá Confusinha! Obrigado por escrever! De fato, do ponto de vista de um psicólogo especializado em orientação ocupacional, você está mesmo confusinha. Aos vinte e nove anos, há muita vida pela frente, na verdade, quase sempre, há muita vida pela frente, mesmo com o dobro da tua idade. Conhecimento aprendido sempre agrega, mesmo em situações surpreendentes e inesperadas. Aprendizado nunca é desperdício! As profissões são individualizáveis, personalizáveis. A ideia de estrado da própria vida implica ponderar que a vida se resume a profissão que, aos vinte e nove anos, não pode ser personalizada. Isso é um enorme engano.
Faça orientação ocupacional profunda, na modalidade clínica.
Estarei a disposição.
Abraços!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional - CRP 06/24712-5

8609 respostas

16 JUL 2023

Voce não é burra; pode ser medíocre por não ter ousado parar e fazer outra coisa.
Porém o sucesso da tua vida não depende do curso que voce fez ou deixou de fazer.
Voce sabe do teu propósito de vida? O que voce quer na vida?
Quem é você? Qual a tua identidade?
A história é repleta de pessoas que mesmo sem ter curado qualquer curso, tiveram sucessos na vida; outras, se deram bem justamente numa área que não estudaram.
Você está querendo encontrar culpados pelo teu insucesso, pela tua falta de ousadia.
Nada está destruído; voce não está atrasada; voce está no momento certo.
Precisa apenas parar de se comparar com outros, parar de se julgar; as experiências que voce teve te deram consciência de coisas que vão te servir muito na via existência.
Precisa começar ser responsável pelas tuas escolhas e decisões.
Faça Psicoterapia pois enquanto se esforçar para compreender e viver a sua vida e a profissão permanecendo baseada no ponto de vista dos outros, só encontrará processo de autodestruição e perda progressiva.
Abraços

5817 respostas

15 JUL 2023

Perdoar se eh uma etapa importantíssimo mas nem sempre eh fácil. Tenha em mente q vc era bem mais nova, nao tinha a experiência e a confiança q tem hoje. Quando somos novos costumamos levar em consideração o q o outro acredita ser melhor para nós, duvidas, medos, inseguranças são comuns.
Vc já tentou analisar profundamente se a sua insatisfação tem a ver com seu lado profissional ou pessoal?
Sugiro fazer uma psicoterapia e um teste vocacional q ira te ajudar nessa etapa.
Ah, e lembre se, nunca eh tarde para recomeçar
Ficarei feliz em te ajudar
Duvidas estou a disposição

Sylvia Akemi Yokoyama Psicólogo em Guarulhos

29 respostas

15 JUL 2023

Olá.
Se sentir burra não vai facilitar as coisas para você.
Sugiro que procure acompanhamento psicológico para identificar sua real aptidão.
Você só tem 29 anos, é saudável e inteligente, achará o melhor caminho para ser feliz e realizada profissionalmente.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro