Como saber nosso valor sem sufocar?

Feita por >Branca · 20 set 2021 Desenvolvimento pessoal

Sinto que só sirvo se servir, perdi trabalho, fico em casa com tarefas do lar, e quando os outros membros chegam da rua, quase não conversam comigo, tenho sentido certo desprezo. Há quase 2 anos estou sem depressão, mas não me sinto feliz em quase nenhum momento. Já tentei conversar a respeito, falam que não tem nada a ver, que sou louca. Acredito que nem tudo é sobre mim, não quero sufocar ninguém, mas estou com medo de voltar a ter depressão, sentir dor em viver, não gosto de incomodar, então as vezes finjo pra mim que está tudo bem, que é fase, que eles têm problemas e vida lá fora, da qual não faço parte por isso não acham que têm assunto comigo. Queria ser feliz sem atrapalhar ninguém com cobranças.

A melhor resposta 18 OUT 2021

Olá Branca!
A psicoterapia é um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional o qual pode auxiliar no fortalecimento diante da perda do emprego, valorização pessoal além de prevenir a evolução de um novo quadro de depressão.

Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

26 SET 2021

Branca, vc não precisa cobrar para saber o seu valor. Isso vc sente por si só. Vc precisa valorizar se pelo.que faz com quem faz.
ABS Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

25 SET 2021

Branca, pq vc se isola tanto? Se afasta dos outros. Se vc diz q não tem depressão. Pq tudo isso.
Abs

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

21 SET 2021

Oi Branca,
O momento é voltar as atenções para você e se colocar em primeiro lugar. Você também pode fazer uma "vida lá fora", ter assuntos com outras pessoas, fazer novos amigos, fazer planos para o futuro e principalmente fazer o que gosta, o que de dá prazer.
Eu entendo que não é fácil construir tudo isso, mas é possível! Pense na possibilidade de fazer psicoterapia, será importante um acompanhamento nessa fase.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

21 SET 2021

Olá Branca.
Qual o motivo que eles tem vida lá fora e você não?
Se perdeu o trabalho, o que te impede de ir atrás de outro?
Quais coisas as pessoas da sua casa fazem que se sente bem, e quando?
Espero que estas perguntas te ajude a refletir.
Busque ajuda psicológica.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

21 SET 2021

Oi Branca
E, de fato, é uma fase que está passando, porém, precisa ser compreendida e resolvida.
Cada um nasceu para resolver a si mesmo, cada um tem problemas específicos que precisam ser compreendidos e resolvidos.
Voce também, nasceu para resolver os teus problemas. Nasceu nesta família, através destes pais, ter estas experiências e compreendê-las. Voce tem o poder de realizar a vida que voce quer viver, mas terá que agir, tudo é uma conquista pessoal.
Se não fizer nada e ficar se lamentando e se culpando por coisas passadas, vai entrar em depressão.
Se não fizer nada e ficar imaginando um futuro gratificante e ilusório, vai desenvolver ansiedade.
O único momento precioso é o presente... não pense nos outros, na família, nos irmãos... pense na Branca, se empodere e vai conquistar o que voce quer realizar, mas agora e não espere para depois.
Ninguém fará nada para voce, é voce que tem que fazer o que for preciso para ter autonomia afetiva e financeira; Voce precisa viver, se alimentar, morar, ter roupas para si... conquiste isso.
Só não ouça a opinião dos outros, nem as críticas deles, se responsabilize pelo o que fizer e vá em frente.
Voce é vida e vida é ser força e energia. Para a vida, nada está certo ou errado, tudo te é permitido desde que seja responsável pelo que fizer.
O sistema, é o meio onde voce está... (familia, ensino, sociedade, religiões, ...) este sim é cheio de regras, cranças, proibições, julgamentos... este voce precisa driblar e não se deixar envolver pelas opiniões dele.
Quando pouder, faça psicoterapia para compreender melhor estas questões todas
Voce pode. Voce consegue, se escolher e fizer.

5817 respostas

21 SET 2021

Olá Branca! Grato por se manifestar. Você precisa falar, falar mais, falar mais completo. Por exemplo: sempre é possível mudar rotina, sempre é possível conseguir um trabalho, embora, nem sempre um emprego.
Tenha coragem! Veja nossos perfis, escolha um de nós, fale conosco de forma mais completa.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Conselho Federal de Psicologia, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.