Como posso salvar meu casamento convivendo com enteado?

Feita por >Daniele · 17 jul 2020 Terapia familiar

Moro com meu esposo em outra cidade a 2 anos e meio, meu esposo tem 2 filhos que moram com a mae na nossa cidade natal, quando minha filha nasceu, a mae dos filhos dele pediu para que ele trouxesse um dos filhos pra vim morar com a gente, e veio o mas novo de 7 anos, que esta morando com a gente a 6 meses, no inicio estava tudo bem, atualmente ele esta ficando comigo em casa e meu marido sai pra trabalhar, e quando esta comigo faz tudo certinho sem esta mandando, mas quando meu marido esta em casa, ele relaxa, espera meu marido mandar ele tomar banho, lavar suas louças e etc, e isso me estressa pois meu marido é bagunceiro e nao faz nada e o menino quer fazer a mesma coisa, meu marido fala gritando e o menino quer fazer a mesma coisa comigo, fala pro meu marido e ele fica calado, deixa o menino fazer o que quer. Ja brigamos muito por causa disso e eu nao estou mas aguentando essa situaçao, nosso casamento esta por um fio por conta disso, queria uma orientação. O que faço??? Esta cada dia pior a convivencia

A melhor resposta 20 JUL 2020

O menino faz certo contigo, pergunta para ele porque ele age diferente quando o pai dele está em casa?
Pergunta para ele qual a diferença entre estar contigo e com o pai?
Depois, precisa conversar com o marido para, se for necessário, fazer psicoterapia.

5817 respostas

18 JUL 2020

Olá Danilele! Grato por participar. Meninos de sete anos precisam ser direcionados por adultos. Por outro lado, essas crianças precisam de atividades adequadas à idade e às possibilidades. . Gastar energia,superar desafios, como quebra-cabeças, atividade física. Você realizando mudanças em suas atitudes, certamente promoverá a necessidade dele mudar nele mesmo. Outro dado: se ele se comporta de um jeito na presença do pai e outro em sua presença, no caso, sugere que ele quer chamar a atenção do pai. Você também pode levar o pai dela a se modificar, agindo com maior cooperação. O centro, sempre tem que ser baseado na pessoa que quer modificações. Para as outros está confortável ou elas não estão conseguindo perceber a necessidade de mudança.
Cabeça vazia se ocupa de coisas ao acaso, por isso é importante ter metas, objetivos e procurar segui-los, com disciplina e persistência sem descuidar da necessária flexibilidade.
Abraços virtuais ( em tempos de pandemia, cuide-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

18 JUL 2020

Olá Daniele!
Independentemente do seu enteado você precisa rever com o seu marido a maneira que ele lhe trata.
É natural que crianças reproduzam comportamentos dos adultos mas mesmo sem a presença de seu enteado acredito que a convivência com seu marido pode ser nociva a você se ele continuar se comportando dessa maneira.

Fico a disposição,

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo