Como posso mudar isso sem perder minha essência ou me tornar um pessoa egoísta?

Feita por >LU · 28 set 2020 Desenvolvimento pessoal

Tenho medo de mudar isso e me perder de mim,me tornando uma pessoas fria e egoísta. Como mudar com equilíbrio? Como aprender a me amar?

A melhor resposta 29 SET 2020

Caro Lu, a psicoterapia é um espaço que promove o autoconhecimento. Se conhecendo melhor, sabendo suas qualidades e dificuldade, saberá se encontrar, alcançará o equilíbrio, cultivando suas virtudes e trabalhando com o seu lado com mais dificuldade. Não é preciso mudar a sua personalidade, suas características constitui o seu ser, são únicas e só vocês a tem, é a sua essência que é imutável. Permita – se ir ao encontro dos seus sentimentos mais íntimos, faça a psicoterapia, vivencie essa experiência de descoberta e verá como é fácil se amar.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente
Tatiane Andrade

Tatiane Andrade da Silva Psicólogo em Guarulhos

74 respostas

29 SET 2020

Olá LU! Grato por citar a questão. Você coloca uma questão muito profunda, abrangente, rica que apresenta uma identidade específica para cada pessoa. A única saída razoável que temos, é cuidar da essência inteira, posto que a essência inteira contém a convivência com os outros. Para tanto precisamos encontrar tempero certo para aprimorar a essência na troca com os outros, contendo os outros, sem abrir mão da originalidade pessoal. O medo de perder a essência, de se tornar egoístas, certamente implica indicativos de situações difíceis de sofrimento, já vivenciadas.
Amar a si mesmo, tem implicação no amor ao outro, mas o amor tem como referência principal o amor próprio.
A partir desses poucos dados apresentados podemos sugerir que você, ao lidar com conduta científica de psicólogo, com abertura mental, disciplina e persistência, poderá obter e organizar patamares de tempero entre as trocas sociais e as organizações internas.
Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de crescimento da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, empatia, espírito coletivo, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8779 respostas

29 SET 2020

Oi Lu,
O processo terapêutico irá trabalhar sua autoestima, o autoconhecimento através da terapia vaif te mostrar que é possível amadurecer, mudar, sem perder sua essência.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo