A depressão pode mudar o sentimento de uma pessoa?

Feita por >Maria · 1 fev 2023 Abordagem psicológica

Olá eu estou com algo me afligindo. Namorava a 1 ano e 4 meses com uma pessoa, que sempre me tratou muito bem, sempre foi incrível, tínhamos planos para o futuro e falávamos em casar e morrar juntos esse ano. Só que em dezembro do ano passado ele terminou comigo derrepente, já havia notado que ele andava distante e não conversava muito, mas achei que era cansaço do trabalho. Mas ele me disse que não aguentava mais esconder que desde o início do ano o sentimento que ele tinha por mim havia mudado que se sentia confuso se ficava comigo ou não e após consultas com um psicólogo ele terminou comigo.Disse que era melhor assim pois se eu ficasse com ele ia sofrer mais, que estava com depressão em grau alto, crises de ansiedade e tdha atacando. Eu não soube o que fazer, estou mal, quase também entrando em um quadro depressivo. Ele parece que virou outra pessoa, não parece mais a pessoa que dizia tanto me amar, não consegue se decidir se volta ou não, mas que ainda vê um futuro comigo, já faz um mês de tudo e a cada dia ele se afasta mais. Eu não entendo se foi realmente a depressão que causou isso tudo ou se desde o início ele não estava pronto para namorar e apenas carente. Ele me diz que não tem certeza se quer estar em um relacionamento, e diz que essa situação não é justa comigo e sabe que está sendo egoísta. Ele me disse pra seguir em frente e viver minha vida. A sensação que fica em mim é como se pra ele nada tivesse acontecido, parece que ele já me superou. O sentimento que tenho é que ele estava empurrando nossa relação pois ele disse que achou que aguentaria esconder tudo o que estava afligindo ele, no mesmo dia que terminou falou pontos que incomodavam ele no relacionamento mas que nunca me disse mesmo eu perguntando,sempre gostei de sentar e conversar sobre as coisas, para mim o sentimento é o mesmo, estava tudo perfeito, mas era só na minha visão. Ele nunca se abriu muito e tinha períodos desde o início da relação que ele ficava muito recluso e calado eu percebia que tinha algo errado e tentava fazer ele se abrir mais não funcionava muito. Ele disse que começou a questionar a própria existência, ter pensamentos suicidas, crises de choro e me afastou dele e em um episódio recente teve uma explosão de raiva comigo por causa de um jogo que criei conta pra ele não jogar só. Ele nunca tinha me xingado na vida e eu chorei quando ele fez isso. Mesmo estando difícil eu estava tentando dar apoio a ele, mas a cada dia ele ficou mais frio e passou a ignorar minhas mensagens. Parece um pesadelo, estou tendo fortes crises de ansiedade, não como e nem durmo direito, tenho ataques de pânico e não consigo me concentrar nas tarefas que tenho no dia a dia. No momento isso é assustador parece que ele já seguiu em frente,mesmo eu sabendo que não .Mesmo já tendo passado por depressão, não consigo entender a cabeça dele agora, parece outra pessoa, eu só queria ficar ao lado dele,mas ele não quer. Ele sempre disse me amar muito e eu tinha paz no relacionamento e certeza que dariamos certo, não existia dúvidas, mas agora não sei se ele se perdeu na depressão ou se deixou de gostar de mim. Ele me disse que não queria terminar mas era melhor assim, que se não estivesse passando por essa situação jamais faria isso, porque ele me ama demais mas que não queria ficar agressivo comigo e me magoar ainda mais, pois ele relatou estar tendo descontrole das emoções com pessoas ao redor. Mas não entendo como ele pode me amar e me afastar. A depressão pode fazer isso? Quanto tempo pode durar isso tudo? Ele já não é mais aquela pessoa feliz e brincalhona, eu sinto que perdi meu amor e não tem nada que eu possa fazer.

A melhor resposta 2 FEV 2023

Oi Maria!
Podem sim mudar!
Uma pessoa deprimida está presa a fatos do passado, se sente incapaz de lidar, sente medo, triste, desanimada e...
Os pensamentos que tem são dessa fonte destas referências e não consegue sentir e nem perceber a verdade... percebe tudo distorcido, vê perigo onde não tem...
Sim, ele está complicado, em crise existencial e precisa se tratar, se curar... e isso pode durar anos, não vai ser um ou dois meses...
E quando voltar, se voltar... será outra pessoa e não mais a mesma que voce conheceu.
Voce se ligou a ele quando ele já estava em crise e só por isso se ligou a ele...
Agora, ambos caminharão seu caminho; voce precisa recuperar a ti e se encontrar, se curar.
Precisa encontrar o seu caminho, resolver o teu problema de autoestima, de carência, de dependência, também será uma nova mulher. Os fatos nos transformam.
E se lá adiante voces se reencontrarem, serão novas pessoas. O que tiver que ser, será!
Também pode fazer Psicoterapia para se conhecer, para se aprimorar, para aprender a ser verdadeira e assim, fazer boas escolhas.

Abraços

5830 respostas

2 FEV 2023

Olá Maria! Obrigado por escrever. Todas as emoções, sentimentos, percepções, expectativas, experiências modificam-se mutuamente. Depressão como quadro clássico implica estado de queda geral das energias, ações e motivações gerais com longa duração e permanência, sem que haja fator ou explicação externa. É sério. As pessoas banalizaram o conceito. Você, ao tentar falar dele, fala muito mais de si. Dele pouco sabemos.
As palavras são limitadas, você não fala de posição neutra. De você sabemos mais.
Você precisa melhorar a autoestima, ver e desenvolver teus potenciais e possibilidades, centrada na construção e enriquecimento de tua vida. Estudos sérios e comprometidos, trabalho sério, turma de colegas e conhecidos, atividades físicas, resgate de metas e objetivos, certamente te enriquecerão muito.
Estaremos a disposição para te assessorar.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.

8664 respostas

2 FEV 2023

olá! você estar precisando de ajuda? Então marque uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

2 FEV 2023

Ola Maria, seu ex namorado deve estar passando por um processo difícil, e o que pode ajudar ele, seria um acompanhamento com uma psicóloga e psiquiatra.
mas para além dele, o que você pode fazer por você? e importante você se cuidar, olhar para você e pensar mais em vc. se já não estava mais te fazendo bem - e ele não quer mais um relacionamento, siga pensando em vc. recomendo muito que você faca acompanhamento com uma psicóloga, isso pode te ajudar a lidar e entender tudo o que aconteceu e o que voce quer e pode fazer com tudo isso. boa sorte

Daniela S Viriato Psicólogo em Salvador