Como posso lidar com a ansiedade e a hipocondria?

Feita por >Matsuri YG · 18 mai 2020 Ansiedade

Olá, tenho 19 anos, sofro com ansiedade e a hipocondria desde muito nova ( acho que desde os 8 anos que foi quando comecei a ter medo de doenças ).
Tô tentando lidar com isso mas sinto que tô perdendo, minha ansiedade ta ficando pior a cada dia, por um tempo acreditei que estava melhor pq minhas crises já não eram mais tão frequentes, mas agora parece que veio 10× pior, qualquer coisa que sinto já me vem 300 doenças na cabeça, o medo bate e agora até insônia eu tenho, coisa que eu não tinha antes. Por conta da insônia eu tô sempre com fadiga, tento cochilar e poucos minutos depois eu começo a ter tremores nos braços e nas pernas, agora frequentemente eu tenho pensamento de morte pq parece que a cada minuto que eu fico viva mais coisas aparecem ( pelo corpo ), daí na minha cabeça sempre vem aquele pensamento de que se eu me matar tudo vai passar e eu vou ter a paz que eu tanto quero. Eu não quero morrer, eu quero viver, mas esse pensamento é tão frequente que eu tô com medo de chegar uma hora e perder o controle de tudo. Desculpa se meu texto foi grande, infelizmente eu também sofro com fobia social e a única pessoa que eu converso é meu namorado.
É isso, obrigada por ler, espero que alguém possa me ajudar.

A melhor resposta 19 MAI 2020

Olá Matsuri
Você espera que alguém possa me ajudar, para isso é importante que aceite um acompanhamento psicológico e também psiquiátrico.
Eu poderia escrever muitas coisas para te ajudar, mas seriam só teorias, somente com acompanhamento você pode ter experiências reais que podem se auxiliadas a cada momento.
Abaixo faço algumas perguntas para que pense sobre sua vida:
Por que você tem medo de doença? Houve algum fato na infância que te faz ter este medo?
Doença te lembra do que?
Se você quer viver, porque pensa na morte?
O que é a morte para você?
Pense nestas perguntas e procure auxilio psicológico.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

21 MAI 2020

Olá Matsuri!
Pelo seu relato você sofre de um quadro intenso de ansiedade e, por ser um transtorno psicossomático - que envolve alterações tanto no corpo quanto na mente - a indicação é o tratamento multidisciplinar.
Não deixe de buscar ajuda profissional tanto com um psicólogo quanto com o médico psiquiatra para avaliação da necessidade de suporte medicamentoso.

Fico a disposição.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

19 MAI 2020

Olá! A maioria dos sintomas da ansiedade se iniciam com um pensamento. Na hipocondria o pensamento também estão presentes. O problema é que são pensamentos negativos, distorcidos, fantasioso. Não tem evidência nenhuma que irão acontecer. Por exemplo qual evidência concreta possui que tem determinada doença? Procure raciocinar seus pensamentos. Tente se conhecer, identificar esses pensamentos e corrigi-los. A psicoterapia pode te ajudar nesse processo de autoconhecimento. Você já faz terapia? Que tal procurar ajuda profissional para superar esses medos e sofrimentos? Fico até preocupada quando você menciona em tirar sua própria vida... Você menciona que não que morrer, então procure ajuda para ser feliz!!!! Procure um psicólogo!

Rita de Cássia do Nascimento Psicóloga Psicólogo em Campinas

11 respostas

19 MAI 2020

Olá Matsuri! Grato por participar. Você, como pessoa inteira, apresenta muitas outras partes a serem olhadas, além da ansiedade e da hipocondria. Lembre-se a ansiedade é um esforço por evitar um perigo, a hipocondria é uma crença de que está doente, logo precisa ser cuidado. Será muito importante você fazer um plano sério e bem estruturado de rotina para as suas semanas, esforçar-se por planejar com razoabilidade, flexibilidade, da mesma forma que deve esforçar-se por realizar esse plano. Um plano será como um apoio para você direcionar suas ações e comportamentos. De outro lado, será importante você poder conversar honesta e profundamente com pessoas de sua confiança. Evite ficar sozinha. Faça atividades físicas. Você já fez um tratamento técnico-científico duradouro com um psicólogo? Será muito promissor você passar por um trabalho sério, com abertura, duradouro e consistente com um psicólogo. Coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos. Abraços virtuais ( em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento social: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8790 respostas

19 MAI 2020

Olá Matsuri YG, tudo bem?

Olha, por conta da pandemia as vezes nosso sono podem nos fazem ficar com estresse e aumentar ainda mais nossa ansiedade. E aparentemente, pelo tempo que você disse que sente tais sintomas, você deve procurar um psicólogo de maneira mais rápida possível
Não se preocupe com o tamanho do seu relato. Se parabenize por ter conseguido se expor
Vou lhe dar duas dicas para que você possa aplicar:
1 - em momentos de crise procure alguém para desabafar
Se você confio e se sente bem em falar com seu namorado então faça isso. Quando falamos tiramos um fardo de dentro de nós
2 - Escreva
Se o seu namorado não estiver disponível no momento, ou você não queira falar com ninguém então escreva. Escrever também é uma forma de desabafo

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira