Meu namorado sofre de crises fortes de ansiedade e terminou, como posso lidar?

Feita por >Debi · 20 set 2020 Terapia de casal

Meu namorado é uma pessoa incrível, maravilhosa, desde início nosso relacionamento é recíproco e maravilhoso em todos os aspectos. Ele sofre de crises de ansiedade e ja teve episódios de depressão. E sim, ele faz tratamento e acompanhamento psicológico. Mas isso nunca foi problema e jamais seria pra mim.
Porém de umas 2 semanas pra cá ele começou ter crises fortes de ansiedade. Eu já havia presenciado algumas, mas não fortes assim. E sempre disse que nunca seria problema pra mim, que enfrentaria qualquer obstáculo por nós. Pois sou uma pessoa muito, mas muito compreensiva e paciente.
E desde essa última crise forte, ele começou se sentir insuficiente. Incomodado que sentia que não estava sendo 100% comigo, que seria injusto. Pediu pra terminar, dizendo que o motivo era a fase que ele estava passando por agora, cabeça a mil, e que não esta bem consigo mesmo, que se perdeu e quer se encontrar. E que não me merecia..
Porém eu sempre disse que estaria aqui, eu também sofro de ansiedade, por isso tenho compreensão, e disse que enfrentaríamos tudo isso junto. Mas não adiantou..
Tem 2 dias.. E ainda continuamos conversando. Ele ainda diz que sou especial e importante pra ele, que ainda quer continuar com nossos projetos que começamos. Fui buscar minhas coisas na casa dele e ele ainda pediu que eu deixasse minha blusa de frio com ele e que eu ficasse ainda com a dele. Essa troca de blusas tem sim um significado especial pra nós..
Por conta disso tudo eu ainda estou muito confusa.. To com uma dor no peito enorme, meu coração dói, porque eu ainda o amo muito, muito mesmo e quero estar presente.. Mas ao mesmo tempo não sei se são sinais que ainda tem volta, ou se não tem.. Eu preciso de ajuda, como lidar com ele? Como lidar com essa situação dentro de mim? Pois sofro de ansiedade tbm e estou sem saber o que pensar. Como lidar??

A melhor resposta 21 SET 2020

Olá Debi! Grato por escrever. Ansiedade é dificuldade para lidar com os tempos naturais de algumas coisas e, tempos culturais de outras coisas. Namoro, por exemplo, é experiêcia de conhecimento, aprendizagem, amadurecimento, que na maior parte das vezes não dá certo. Término, precisa contar com afastamento mental e físico pleno, por pelo menos três anos. Pessoas são seres com forças e fraquezas, com defeitos e qualidades, com medos e coragens, com superações e limitações.
O namoro com o outro, para ser pleno, precisa contar com o predominante namoro a si mesma. Isso envolve harmonia interna, independência, originalidade. Quem namora a si mesmo, valoriza-se, coloca limites para a troca com o outro, representa autonomia, confiança, referência para o outro.
Amadurecer exige coragem: algumas perdas, choros, sofrimentos, aproximações e afastamentos.
Será enriquecedor você investir, se possível, via conduta científica de um psicólogo, nessa área que vai temperar ansiedade com amadurecimento.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, abertura mental, solidariedade, empatia, persistência, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8630 respostas

20 SET 2020

Oi Debi,
Eu entendo que ele tem crises de ansiedade e não está conseguindo lidar com algumas situações. Mas vamos nos concentrar em você, já que foi você que veio buscar ajuda.
Ele me pareceu estar confuso, terminou com você, mas não quer cortar o vínculo, sugeriu a troca das blusas para continuar mantendo a ligação entre vocês.
Seria importante um diálogo franco, porque essa situação esta te fazendo sofrer. Você falou isso pra ele?
Eu entendi que ele faz acompanhamento psicológico e você?
Eu fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo