Como lidar com uma mãe que não sabe ser contrariada?

Feita por >Maria G · 7 mai 2017 Terapia familiar

Olá, me chamo Maria e amo minha mãe, sei que ela me criou sozinha (meus pais são separados), ela me acusa de eu ser fria, porque eu não fico abraçando-a o tempo todo. Eu não tenho como alugar uma casa e recentemente, ela comprou um apto para nós duas, então estou ajudando a pagar. Mas ela nunca elogia nada que faço em casa e quando discordo dela ela sempre diz: "quando eu morrer, vc faz como quiser" OU "é melhor vc ir pro novo apê e me deixar aqui só com as minhas coisas." Eu vou morrer sozinha mesmo... Como lidar?

A melhor resposta 9 MAI 2017

Olá Maria!
Vc não nos disse sua idade, mais imagino que se vc ajuda a pagar um apto, já trabalha!
Eu fico me perguntando: o que você poderia fazer para minimizar a situação? Pra que sua mãe usa desta "via" para chamar tua atenção?
Já que você ainda precisa morar com ela(?), o q vc pode fazer e como para melhorar essa relação?
Lembre-se que numa relação a responsabilidade é igual para ambas as partes.
Se a situação te faz sofrer, te paralisa, sugiro que busque atendimento presencial na sua cidade!
Boa sorte
Erica Taylor
Psicóloga clínica
Niterói Icaraí

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

11 NOV 2019

Boa noite, você e sua mãe parecem ser muito unidas e cumplices uma da outra. Talvez sua mãe esteja passando uma fase um pouco estressada . Vocês devem tentar compreender uma a outra e serem amigas. Além disso cada uma deve entender e respeitar o limite uma da outra. abs

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

7 MAI 2017

Olá Maria!
Seria indicado que encontrassem uma forma na qual sintam-se confortáveis para trocar sentimentos, pensamentos e emoções, possibilitando a reflexão e empatia, tanto da parte dela que sente-se solitária e desvalorizada, como de sua parte que nunca recebe reconhecimento.
O afeto não está apenas em gestos comportamentais como beijos ou abraços, mas também, na sensação de sentir-se seguro, compreendido e valorizado.
Quando diálogos não funcionam muito bem, formas alternativas de comunicação como a escrita propiciam oportunidade para reflexão antes de simplesmente debater com o que foi exposto.
Caso não encontre um caminho para que isso ocorra, um psicólogo familiar poderá auxiliar, otimizando o vínculo, relação e qualidade de vida de vocês e caso ela não esteja aberta para este tipo de trabalho, o ideal é que você procure um psicólogo para dividir estes conflitos se fortalecendo emocionalmente, capaz de encontrar alternativas para sua vida e que também lide com tais comentários sem experimentar tantas emoções negativas.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

7 MAI 2017

Olá, Maria,

Pela sua descrição me parece que sua mãe e você têm demandas diferentes, que nem sempre se completam. Ela requerendo mais carinho e você liberdade. Ou ela dizendo que você é fria, e ao mesmo tempo você não se sente reconhecida pelo que faz em casa.

Dividir o mesmo teto com alguém é algo realmente complicado. Cada pessoa é de um jeito, tem suas preferências, necessidades, valores, etc. É importante em situações assim ter empatia. Entender as razões das outras pessoas, ouvi-las de coração aberto. Assim podemos entender como podemos ser algo bom na vida delas. Da mesma forma, é importante termos um espaço para nos expressarmos, e dizermos o que sentimos e porquê sentimos.

Ouça sua mãe, entenda as razões dela lhe achar fria e como você poderia da sua forma demonstrar carinho. Geralmente nossos conflitos ocorrem quando sentimos que não somos compreendidos. Você dando esse espaço para sua mãe, provavelmente ela ficará mais tranquila, e disposta para te ouvir também. E entender também que você precisa de reconhecimento da parte dela. Uma boa comunicação, em que há uma troca e não simplesmente uma competição, é muito importante para resolver qualquer situação.

Espero que vocês duas encontrem formas de melhorar esta relação. Enquanto houver apenas uma disputa de apontar somente as falhas uma da outra, e discussões dramáticas, nada se resolve. E cada uma vai ficar na defensiva.

Qualquer coisa, estou à disposição.

Edvaldo Colen Psicólogo em São Paulo