Meu namorado é usuário de maconha e não estou sabendo lidar com isso.

Feita por >oliver55 · 2 mai 2024 Drogas

Prezados, quando conheci meu namorado eu estava em um momento muito difícil da minha vida , eu tinha acabado de perder 20 mil em jogos ( eu nunca tive nenhum vicio ) porém eu queria ganhar dinheiro rápido para sair da casa dos meus pais e como administradora recém formada não ganho muito, acabei nessa cilada, mas consegui me livrar e estou liberta. Entretanto depois de um mês que conheci ele, o mesmo me informou que usa de modo recreativo a maconha , usa com o vape , sendo mais prejudicial ainda. Ele é uma ótima pessoa, concursado, ganha bem, tem a casa própria, é uma verdadeiro cavalheiro, mas eu como uma pessoa diagnosticada com TAG não consigo parar de pensar no nosso futuro e tenho medo dele desenvolver câncer ou esquizofrenia por causa da maconha ou ele me agredir, mesmo sendo uma pessoa muito calma. Estamos completando 9 meses de relacionamento, e estou pensando seriamente nesse vício dele e quão pode ser prejudicial para nós no futuro, por enquanto ele usa de 1 a 2 vezes por semana, mas e se aumentar para diversas vezes ao dia. Ele me contou sobre isso no começo e eu aceitei, porém não estou sabendo lidar com isso agora tendo em vista um possível casamento que planejamos. Eu também não terminaria, porque acredito que ele é uma pessoa muito boa para descartada somente devido um vício, foi realmente alguém que me ama de verdade e quer um futuro comigo de tantas pessoas que conheci e ele me ajuda com a depressão e ansiedade porém ele não quer ajuda com questão da maconha. Detalhe ele é uma pessoa que se alimenta muito bem, dorme bem, faz academia, trabalha e estuda.

A melhor resposta 10 MAI 2024

Olá, Oliver55, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Podemos partir do seu diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Generalizada, Oliver55, para começarmos a mapear toda a questão: muito provavelmente — e imagino que você já tenha alguma noção disso, pois não por acaso começa seu relato localizando o início de seu atual relacionamento com sua dificuldade financeira de então — a ansiedade aguda que te constitui como pessoa até aqui superdimensiona fantasiosamente a relação do seu parceiro com o consumo da maconha: câncer, esquizofrenia etc. E é exatamente isso que a ansiedade generalizada proporciona, não a construção delirante de um possibilidade, pois sim, como sabemos os princípios ativos do consumo em fumo da maconha podem desencadear o câncer das vias respiratórias, ou em caso de pessoas com predisposição psicogenéticas, instaurar um quadro psicótico, entretanto o superdimensionamento de circunstâncias ou características de alguém, neste caso as potencialidades nocivas do consumo de maconha, reverberam um alarmismo ansiogênico característico de uma leitura emocional intensificada — intensidades: saída da casa dos pais, jogos, e por aí vai. Te pergunto: ele fazer uso de uma a duas vezes numa semana da maconha se constitui um vício?...

Pelo seu relato, Oliver55, percebo que apesar de toda a ansiedade e o que ela proporciona de distorção de leitura da realidade, você tem sim um senso crítico atento, questionando possíveis decisões drásticas como por fim a um relacionamento devido a um futuro incerto — como qualquer futuro, com suas inevitáveis inseguranças. Meu convite é que você inicie o processo terapêutico, Oliver55, pois é na psicoterapia que você terá a oportunidade de ter um acolhimento e escuta atentas a todos esses medos, para que paulatinamente, respeitando o seu ritmo, possa se conscientizar desses temores, desses e de provavelmente outros que tecem esse estado de aflição que é a da ansiedade, e então sim poder vivenciar o mais plenamente possível as certezas e incertezas que constituem a vida.

Oliver55, realizo o atendimento on-line, fico à disposição para aprofundar esclarecimentos.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

191 respostas

15 MAI 2024

Olá!

Entendo sua preocupação em relação ao futuro, pela questão da saúde e efeitos do uso da maconha; apesar disso ao que tudo indica ele tem uma vida equilibrada quanto a exercícios, trabalho, estudos, etc. certo?

Em algum momento ao longo desse tempo ele teve algum comportamento mais agressivo ou que te fez se sentir ameaçada que tenha contribuído para sua preocupação de ele poder te agredir? Há algum indício que corrobore suas preocupações ou é a ansiedade falando?

Diante do TAG, é comum superestimar as consequências e possibilidades das coisas que acontecem ao nosso redor e dos nossos comportamentos. Claramente, há consequências nocivas para o consumo de maconha; contudo a ansiedade pode nos fazer perceber um cenário muito pior do que os indícios apontam.

Você apontou que ele não quer ajuda para parar o uso de maconha. Quando o outro não quer ajuda, é improvável conseguir ajudá-lo nesse ponto e é necessário respeitar a decisão dele. E a partir disso avaliar o que é indispensável para você para então decidir o que você quer para seu futuro.

Você se imagina casada com ele mesmo que ele continue fazendo consumo de maconha? Ou isso é inegociável para você? Apesar da decisão dele você gosta dele e está disposta a lidar com essa situação?

Nesse caminho, a terapia pode ajudá-la a redimensionar esses pensamentos ansiosos, a identificar as distorções e a desenvolver mecanismos de enfrentamento para regular suas emoções e não ser dominada pela espiral da ansiedade que nos leva a pensar em cenários cada vez piores mesmo quando são improváveis.

Fico à disposição para auxiliá-la nesse processo.

Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

114 respostas

7 MAI 2024

Olá, o uso da maconha não trás prejuízos para o seu namorado, sendo assim, ele não irá deixá-la, se não julgar necessário. Sugiro que você trabalhe as questões que te incomoda. Ficar focada no que pode acontecer no futuro pode trazer prejuízos muito mais sérios pra você. Busque ajuda para lidar com isso e tomar uma decisão que te faça bem e te traga qualidade de vida. Fico a disposição, abraços!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

245 respostas

3 MAI 2024

Bom dia! Eu trabalho com dependentes químicos e acredito que o uso que você está descrevendo não representa necessariamente um risco. Porém entendo sua preocupação com o futuro, tanto quanto à saúde quanto às consequências que esse uso pode tomar. São vários fatores a serem considerados e conversados para que vocês dois possam se entender quanto a essa questão. Precisaria de um acompanhamento psicológico para desdobrar essas questões e saber o que quer e pode fazer nesse caso. Fico à disposição caso queira aprofundar o assunto, pois é realmente denso e precisaríamos de um tempo! Fique bem, beijos.

Mariana Leônidas Psicólogo em Ribeirão Preto

1 resposta

3 MAI 2024

Olá Oliver55! Obrigado por se colocar. Poderemos falar de forma simples: usar maconha não é inteligente, nem saudável; desenvolver autonomia de controle da ansiedade é uma necessidade para as pessoas que pretendem viver seu melhor potencial. Dita isso, há que se considerar que cada pessoa é única, em busca do autoconhecimento, da vida saudável, ética e confortável. Será nesses últimos predicativos que você deve investir. Muito cuidado com os diagnósticos; eles precisam ser individualizados. Você está sendo namorada de si mesma? Namoro (com outra pessoa), até aproximadamente os trinta anos, é muito mais exercício de conhecimento e amadurecimento, do que evolução maior do namoro. A sociedade atual é muito complexa. Até os trinta anos, as prioridades precisam conter entendimento da cultura, estudos sérios e consistente, vivência ética e saudável da juventude, prática de esportes coletivos de contato, turmas de colegas e conhecidos, vivências as artes e das culturas, viagens, aprendizados.
Amadureçam!
Estou a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços!

8779 respostas

3 MAI 2024

Olá, pelo que você relatou seu namorado parece ser uma pessoa responsável que faz uso recreativo de substância mas que é um adulto funcional, a substância é um problema quando ela trás algum tipo de prejuízo ou sofrimento para a pessoa. Vocês já conversaram sobre o assunto? É importante que você explique para ele o que sente em relação a isso e entenda qual a opinião dele sobre o assunto, se foi algo que concordou no início da relação então isso sempre foi as claras. Quando ele faz o uso da substância tem algum comportamento que te incomoda ou que você ache ruim relacionado a violência ou negligência? Acho que esses são pontos importantes para pensar e tomar decisões de maneira mais assertiva. Ter uma conversa franca pode aliviar seus pensamentos por conta do TAG e também fortalecer o relacionamento sendo o diálogo para que vocês compreendam a visão um do outro e possam pensar juntos em uma forma de resolução de problemas. Espero ter auxiliado. caso a situação não seja resolvida fico a disposição para terapia de casal.

Kamylla Gentila Tomazelli Psicólogo em Cascavel