Como lidar com mãe muito dramática e controladora?

Feita por >Thais · 15 dez 2016 Terapia familiar

Oi... bom eu tenho 22 anos e moro com minha mãe e irmão. Ela não trabalha nem nunca trabalhou, ainda vive da pensão alimentícia que meu pai paga. Ela é pessimista e exessivamente autoritária e controladora, sem falar nos episódios muito dramáticos que a levam a ficar agressiva e agredir a mim e meu irmão de 17 anos. Eu não sei mais o que fazer pra lidar com essa situação. Já tentei conversar, expor a situação pra ela, mas ela não aceita. Sempre se faz vítima e vira toda a situação a favor dela dizendo que eu sou maligna e que Deus vai me castigar. Ela passa minutos discussando sobre meus erros, citando coisas da Bíblia dramaticamente, e só ela tem voz, não aceitar ser contrariada. Se eu fosse citar todas as situações daria um livro, mas vou dizer uma que aconteceu agora há pouco e tentar resumir. Eu assitia uma série e era meia noite, ela veio brigando dizendo que aquilo não era hora de ver TV e que era pra eu desligar e dormir. (Tenho 22 anos). Eu aborrecida, peguei o celular e fui atrás dela fechar a porta quando ela virou e de repente me olhou de forma estranha e deu tapas no meu rosto dizendo que me viu erguer a mão pelas costas dela. Não entendi até agora. Ela foi a errada e ainda se fez de vitima e coitada dizendo que mereci pela cara fechada e que não ia me pedir desculpas porque não sabia se eu mentia ou não.

Outra vez ela queria fazer o showzinho dramático dela e eu não queria ouvir, ela queria me forçar a ouvir e olhar pra ela e como não acatei, ela me agarrou pela camisa e me esbofeteou até que eu parasse de me contorcer e olhasse pra ela. Não tive escolha a não ser me curvar a vontade dela mais uma vez.

Ela tem cisma com coisas, como achar que alguém a persegue ou ri dela, inclusive eu e meu irmão. É a rainha do julgamento. Ela tem boa percepção pra algumas coisas mas as vezes passa dos limites e vê coisas que não existem. Diz pra mim: Eu sei o que tu tá pensando.. ou Eu sei tua intenção. e nem é nada disso, droga!. Quer nos forçar a dormir, acordar, comer na hora que ela quer não importando nossa vontade. As vezes quero ficar até mais tarde vendo algo na TV mas ela não deixa porque diz que sou irresponsável e não pode me deixar sozinha. Por conta de tanto controle sou sempre a piada entre meus amigos e minha família que debocham dos limítes absurdos dela e dizem que sou 'filinha da mamãe.'

Tenho medo que meu irmão um dia perca o controle e revide a agressão. Ele é mais impaciente e irônico. Não abaixa a cabeça pra ela o que o faz apanhar muito mais.

Tudo é motivo pra nos bater no rosto. Ela restringe a internet até as 10 da noite porque diz que passamos muito tempo. Sim eu passo, mas aquele é o únco lugar que me diverte e faz rir. Ainda não trabalho e não há muito a se fazer no interior onde vivo. Me sinto inútil e ela piora tudo. Não sei me expressar bem nem me impor diante das pessoas. É muito dificil pra mim me dirigir a um estranho, perguntar as horas ou ir no banco resolver algo, até pelo telefone. Tenho dificuldade pra me relacionar com pessoas novas ou fazer qualquer coisa que envolva um público. É.....socializar nunca foi meu forte. Sempre prefiro ficar em casa, não tenho vontade de sair. Tudo isso pela proteção exagerada que tivemos na infância e que temos até hoje. Detesto essa dependência que tenho dela e meu pai mas não sei como fazer pra mudar isso. Quero me virar sozinha mas é muito difícil pra mim. Ela quer que façamos o certo e como não fazemos, nos força, ameaça tomar celular, computador, nos agride. Enfim. Já fui muito injustiçada por ela, deixei muita coisa passar porque não tenho forças pra discutir com ela. É inùtil!

Sei que essa é velha, mas gosto da minhã mãe como qualquer outro filho apesar de tudo. Ela é uma boa pessoa. Carinhosa, gosta de brincar, cuida de nós quando estamos doentes mas ... essa é a faceta ruim dela que não suporto mais.

Me perdoem o texto, mas não tenho mais ninguém e eu precisava desabafar com alguém ao menos na internet.

Me ajudem. Agredeço desde já.

A melhor resposta 15 DEZ 2016

Oi, Thais.
Imagino o quanto tudo isso seja difícil para você.
"Desabafar" ajuda, se você puder, procure uma psicóloga para lhe oferecer apoio emocional.
Abs,
Maria Júlia

Psykhé - Clínica de Psicologia Psicólogo em Blumenau

14 respostas

19 DEZ 2016

Bom dia Thais,

Pelo seu relato sua mãe precisa de ajuda psicológica, pela sua idade sua mãe deve ter mais de 40 anos, o que indica que ela pode estar entrando em fase de menopausa, o que para muitas mulheres causa muitos problemas hormonais que causam distúrbios de humor. Seria bom que ela buscasse ajuda médica e psicológica.
Você já tem 22 anos, você estuda? Se não tem trabalho, procure se ocupar fazendo algum trabalho voluntário, assim você ficará mais tempo fora de casa e evita conflitos. Procure conversar com sua mãe quando ela estiver calma, fale com ela que você já está cansada dessas brigas e que gostaria de procura ajuda para você e pra ela. Uma terapia de família,seria o mais indicado.
Espero que tenha podido ajudar,
Boa sorte

Maria da Conceição V. Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

18 DEZ 2016

Olá Thais!
É fundamental que você desabafe e é importante que você procure o quanto antes ajuda de um psicólogo. O acompanhamento psicológico não mudará as atitudes de sua mãe, mas possibilitará que você lide com tantos conflitos e agressões estando mais fortalecida, sem que isso seja tão invasivo em seu emocional.
O processo ajudará no seu posicionamento e até direcionamento para novas perspectivas de vida.
Não deixe de procurar ajuda.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

16 DEZ 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro