Como fazer para mudar o ego e deixar de ser uma pessoa muito egoísta?

Feita por >alciene cavalcanti dias · 6 ago 2019 Habilidades sociais

Como fazer para mudar o ego e deixar de ser uma pessoa muito egoísta?

A melhor resposta 1 AGO 2020

Olá Alciene. Sua pergunta me provocou a necessidade de me posicionar. Egoísmo pressupõe interesse próprio, mas gera distanciamento das pessoas, afastamento delas, reduz nelas a vontade de fazer algo por nós. Pensando de outra forma: quando vivemos em cooperação com outros, aprendemos deles, convivemos, jantamos jantares deles e nossos, viajamos juntos, pensamos juntos, reduzimos custos por usar juntos. Logo, o egoísmo gera o seu contrário: perda de possibilidade de ganhos. Envolve muito mais insegurança, fragilidade e, principalmente, estratégia errada; tão errada que gera o contrário da intenção egoísta.
Espero ter passado uma mensagem que ajude a refletir que você, ao agir com egoísmo, age contra si mesma. É preciso amadurecer, construir novas intenções e significados para a vida.
Estou à disposição para esclarecimentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuidemo-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8767 respostas

27 JAN 2020

Olá Alcione que legal você conseguir edentificar seu egoísmo! Mas o que pensamos ser egoísmo pode ser nosso perfil de carácter. Aconselho que procure ajuda profissional pra aprender a lidar melhor com isso. As vezes passamos por faltas que nos impedem de dividir as coisas é que no fundo temos medo de perder ou de ficar sem ou sozinha. Precisa se conhecer mais pra resolver esse processo. Forte abraço

Anônimo-284951 Psicólogo em Chapecó

50 respostas

13 AGO 2019

Ola Alciene,
Na verdade quando passamos a nos auto conhecer , nós entendemos nossos mecanismos de defesa e assim conseguimos controlar nosso ego, um processo terapeutico ajuda muito !

Abraços!

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

6 AGO 2019

Olá Alciene,

Uma questão extremamente complexa. Mas isso leva em consideração diversos fatores desde compreender desejos, expectativas, frustrações; até compreender questões relacionadas a seu imaginário e diversos desdobramentos. Tentar entender seu Ego é um caminho para provocar diversas mudanças e em várias áreas. Realizar acompanhamentos psicoterapêutico auxilia no processo de “transformação” a as transformações ocorrem através de elaborações relacionadas à compreensão daquilo no qual se entende de uma forma diferente. Conhecer a estrutura de uma construção possibilita ver quais são as possibilidades relacionadas à transformação do local.

Espero ter auxiliado em sua questão.

Bruno Marinho S M Alves
Psicólogo

Bruno Marinho Silva Mendes Alves Psicólogo em Uberlândia