Como eu posso supera o meu passado?

Feita por >cesinha · 16 ago 2023 Abordagem psicológica

boa tarde me chamo Cesar tenho 26 anos eu confesso que eu sou muito revoltado com coisas que aconteceram na minha vida que so de lembra perco o controle das minhas atitudes sou muito Revoltando com minha mãe por que eu vejo que ela não me apoiou muito no meus estudo penso que tudo que ela soube fazer e me limitar eu confesso que me imagino falando coisas que nunça cheguei a falar eu sou um paciente de estudos das clinicas nasci com uma Deficiençia que pra mim foi vencida mais o que da muita raiva da minha mãe e que eu ja vi pessoas que nasceram com poblemas bem piores que eu mais sempre tiveram uma mãe que nunça limitaram eles eu confesso o que mais me revolta na minha e que em tudo ela coloçou meu irmão em primeiro lugar e muitas o meu irmão chegou a pegar dinheiro escondido da minha mãe e quando ela desconfiava ele colocava no mesmo lugar e ela pedia desculpa pra ele e nunça pediu desculpa pra mim e quando pedia sempre tinha uma justificativa eu confesso que eu sou revoltando com o meu irmão por que eu sou Cristão acredito muito em Deus ouve um tempo que eu começei a hora pra ele trabalha e nesse tempo ele fez um trato com minha mãe que todo que ela gastou com ele ele devoviria pra ela pra por em casa e nesse tempo eu estava estundando numa escolar chamada Kumon la eu estudava matematica mais ele não cumpriu o acordo que fez com minha mãe o mesmo dinheiro que ele dava ele tomava devolta pra gasta com os amigos dele e por causa disso eu não conseguir terminar o Kumon e eu culpo meu irmão e muito mais a minha mãe por que se ela não tivesse pedidos desculpa em todas as vezes que ele roubava isso não aconteçeria na minha vida eu ja fui muito julgado dentro da igreja por que eu não tinha uma voz bonita eu congreguei num ministerio onde na minha adolescencia onde eu vir que eles via mais pontencial no meu irmão do que mim so por que eu tinha dificuldade na musica e quando meu irmão começou a trabalhar a coisa piorou mais e por causa eu vivir uma fase dificil onde eu senti que todo mundo amava mais o meu irmão do que a mim houve um tempo que conseguir superam isso e foi em 2018 mais depois isso retonou denovo so que eu não gosto de lembra essas coisas por que atrasa minha vida eu confesso que era ate revoltando com Deus por que ele permitiu isso na minha vida mais eu queria saber se aceita e a melhor de vence essa minha raiva se não o que eu posso fazer

A melhor resposta 19 AGO 2023

Olá Cesinha,
Acredito muito que a psicoterapia vai ajudá-lo na busca do controle das suas emoções e uma melhor qualidade de vida. Não mudamos o passado, mas com o apoio do terapeuta conseguimos fazer com que o passado não influencie mais nas decisões do presente. Hoje, você tem o controle pra ocupar o seu lugar de desejo. Fico a disposição pra falar mais desse processo na terapia, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

18 AGO 2023

Cesar,
Está revoltado com a sua mãe, com o seu irmão, com Deus, simplesmente porque está se colocando como vítima das circunstâncias.
Não sabe que é, não sabe que é você mesmo que pedir para passar por estas experiências todas, que nada é por acaso.
A vida te deu a liberdade e o poder de sempre fazer novas escolhas; Deus não se mete na tua vida, Ele já te deu a liberdade, é filho dele... você que se coloca dessa maneira frágil e dependente esperando que outros façam por você.
Tua mãe já cumpriu com a missão dela, te deu a possibilidade de estar aqui nesta existência, te deu alimento e proteção... agora a tarefa é tua; e não importa o problema que você tem, que na verdade, não é nenhum problema... é desafio à tua inteligência.
Portanto, assuma a responsabilidade pela tua vida, pelas tuas escolhas e decisões; já tem 26 anos, já devia ter cortado toda a dependência com a mãe.
Se necessário, faça Psicoterapia para ser auxiliado.
Não compete mais a tua mãe e não é culpa de ninguém, tu tem que fazer, a vida é tua.
Abraços

5826 respostas

17 AGO 2023

Olá César, a psicoterapia poderá te ajudar no autoconhecimento e a entender algumas escolhas que precisaram ser feitas no passado e hoje tem suas consequências.
Invista em você, busque um psicólogo, ficar colocando a culpa na mãe e no irmão, por sua vida não estar como você quer não vai te auxiliar a amenizar a raiva.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

17 AGO 2023

Olá Cesinha! Que bom que você escreveu. Você está se propondo algo bonito, algo harmonizador para você. Passado não é questão de superar ou esquecer, passado é memória para aprender. Tua mãe, teu irmão, com seres humanos, vivenciam erros e acertos, limites e superações, coerências e incoerências. Certamente que sua mãe quer o melhor para você, mas ela é um ser humana, assim como eu e você somos. Todos estamos sujeitos a falhas.
Você precisa poder conversar de forma calma, sábia, empática, sobre o que está sentindo, vivendo, planejando.
Estaremos a disposição para contribuir.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.