Como posso lidar com uma mãe super protetora?

Feita por >Sah · 26 mai 2017 Terapia familiar

Tudo começou quando eu comecei a namorar. Faz mais de um ano que eu namoro com um bom rapaz, que até foi em minha casa pedir pra minha mãe e pro meu pai se podíamos namorar. Eles permitiram, não disseram nada proibindo ou algo assim. Mas desde o começo - e até hoje - eles não me deixam, ou tem algo contra eu ir pra casa do meu namorado, mesmo que os pais dele estejam em casa. Eu nao posso mencionar "casa do meu namorado" que meus pais enlouquecem, não permitindo eu ir, e deixando tanto eu quanto meu namorado chateados, até resultando em brigas, já que até meu namorado diz que eu nao sei conversar com minha mãe, e que por ter medo dela, não consigo "retrucá-la". Não sei como agir perante essas situações, e sempre acabo chorando com raiva de mim mesma.

A melhor resposta 26 MAI 2017

Sah,
Talvez se você procurasse entender os motivos que levaram a sua mãe a agir desta forma, quem sabe iria lhe ajudar a compreendê-la e até mesmo ajudá-la a mudar o comportamento dela em relação a você e sua família.
Algumas pessoas tem dificuldade de expressar seus sentimentos e problemas e acabam reprimindo-os, desta forma acabam tornando-se mais duras e amargas. Muitas das vezes a dificuldade de uma mãe lidar com seu filho pode estar relacionada à dificuldade de lidar com o seu próprio sofrimento. Como foi o relacionamento dela com a mãe? Com sua família? Provavelmente o comportamento de sua mãe em relação a você vem da forma de como sua mãe se relacionou com sua própria mãe.
Quanto a você, precisa evitar discussões com sua mãe para que não venha se ferir, como filha você deve respeito a ela, porém os pais também devem respeitar seus filhos.
Compreender sua mãe pode ser que ajudaria você a ter uma relação mais amigável, ajustando os seus sentimentos em relação a ela.
Sugestão: marque um café com ela, e ouça, apenas ouça os "porquês" dela. O diálogo é sempre o melhor caminho. Parece que o diálogo entre vocês está nas discussões apenas. Tire um momento (marque hora) para, abertamente conversar sobre namoro, desejo sexual, proteção, planos de futuro...
Medo de uma gravidez precoce? Medo de perder a filha? Qual a sua idade? É seu primeiro namorado? Como ela vê o seu namorado? São perguntas importantes.
Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

12 JUN 2017

A Psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas em sofrimento, ou dificuldades com a vida, e que não conseguem resolver sozinhas.
Durante a terapia, o analisando é convidado para explorar seis afetos, pensamentos, comportamentos e fantasiadas presentes no cenário de seu sofrimento. Atenciosamente, Aline M.S

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

27 MAI 2017

Olá Sah!
Não sinta raiva de você, é difícil mesmo conseguir se abrir e se expressar quando não existe espaço para isso.
Uma ideia é você tentar usar formas de comunicação alternativas como a escrita. Tente escrever uma carta ou um email expressando como você se sente em relação ao comportamento deles, as dúvidas... conseguir se abrir poderá ser um grande alicerce para vocês se aproximarem e encontrarem uma solução.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo