Como ajudar meu namorado com depressão e surtos de raiva?

Feita por >Maria · 28 mai 2018 Depressão

Estou a 6 meses com meu namorado, desde o começo do nosso relacionamento tínhamos problemas de comunicação. Eu tenho problemas com ansiedade e depressão e comecei a fazer terapia com psicóloga esse ano. Durante esses 6 meses eu não sabia lidar com o relacionamento, me sentia insegura sem saber o que fazer e como agir em vários momentos, me fechava e não conseguia conversar direito sobre nada. Ele esperava que eu tomasse todas as iniciativas sem perceber e eu também não tinha coragem de falar para ele com medo que ele surtasse e quisesse brigar, ele nunca me bateria mas as palavras também machucam. Recentemente tivemos uma conversa depois dele ter surtado e falado coisas que realmente me magoaram, eu cheguei a conclusão de que temos vários sentimentos em comum e que precisamos nos ajudar, falei pra ele que acho que seria uma boa ele voltar a fazer terapia e ele concordou sem muita firmeza. Ele está cansado de tudo e querendo desaparecer, fica estressado com facilidade, não tem vontade de nada entre outras coisas. Ele também não sabe o que quer, perguntei se ele queria dar um tempo, terminar ou tentar mudar as coisas e a resposta foi, não sei. Eu amo muito ele e quero ajudar mas não sei o que posso fazer, tenho medo de sufocar ele tentando ajudar.

A melhor resposta 29 MAI 2018

Olá, Maria. Compreendo que todo esse contexto de oscilação emocional, esteja implicando numa tensão emocional no relacionamento entre ambos e entre cada um com o seu sofrimento. Oriento que você busque/continui na psicoterapia o que vai lhe proporcionar um fortalecimento emocional frente a si mesma, com seus desejos. Em relação ao outro (o namorado), ele precisa querer ser ajudado, por isso acredito que sua presença lhe traga segurança e conforto. Sugiro que abram sempre diálogo, de forma generosa, com apoio e perceptivo com a dor do outro, fortalecendo assim, a relação em intimidade.

Estou à disposição,
Sara Rodrigues
_____________________________
Recife/PE
Psicóloga / Psicopedagoga / Neuropsicologa

Sara Rodrigues Psicólogo em Recife

82 respostas

29 MAI 2018

Maria, bom dia! Fico muito feliz por você ter se aberto e de estar em processo terapêutico. Não temos como dar conta do sentimento/emoção que é do outro, apenas apoiar e ser o seu suporte até onde for possível para você e para ele. Perceber e conversar sobre estes limites também será de grande valia para a relação de vocês. Não desista de você e de ser feliz! Espero ter lhe ajudado!

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

28 MAI 2018

Olá Maria, boa tarde.
Que bom que já está em acompanhamento psicológico, lá você terá um suporte enquanto aguarda a decisão do seu namorado. Você o ajudou ao dizer para ele buscar atendimento profissional e também por você na estar num processo. O que acontece é que cada um tem seu tempo. Você já deu a orientação para seu namorado agora é aguardar a escolha dele. Se nesse período ficar muito difícil para você aguardar leve esse conteúdo para a sua terapia e trabalhe essa questão.
Fico à disposição.
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo