Como ajudar minha namorada com depressão e transtorno bipolar?

Feita por >Euler Brandão · 28 set 2016 Depressão

Olá. Namoro há exatos seis meses. Tenho 32 anos e a minha namorada 55. Desde o começo noto mudanças repentinas do humor dela. Ela me disse que já foi diagnosticada com estes transtornos, tic, depressão e bipolaridade. Essa semana entrou em uma crise bem forte. Já notei algumas coisas, por exemplo: ela é bonita, mas não aceita a idade, sofreu muito no casamento de 13 anos, mora sozinha, não tem muito contato com a família, não dá certo com o pai, fica dizendo que vai viver só mais uns 5 anos, acha que a idade vai atrapalhar a gente, que eu vou querer casar, ter filhos e tal. É muito insegura. Trabalha como enfermeira em uma clinica de saúde mental, mas cansou e vai trabalhar a reboque... Mas é concursada e não pode sair, pois precisa da grana e não teria outra coisa pra fazer. O lance, imagino eu, não é tanto comigo, mas com a vida no geral, incertezas, dor, só fica chorando. Como ajudá-la? Fico mais na minha e espero ela querer conversar ou mandar uma mensagem? Mando algumas mensagens pra saber se está tudo bem? Quero muito ajudar ela, mas, se não tomar cuidado, vou acabar atrapalhando. Ela sempre diz que eu não tenho nada a ver com o sofrimento dela, mas, no fundo, nem que seja apenas 1%, acho que tem sim.

A melhor resposta 29 SET 2016

Olá Euler!
Embora ela diga que deseja ficar sozinha, parece que em todos esses afastamento o que ela está pedindo é ajuda.
Tente incentivá-la a buscar psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico, é necessário rever todos este diagnósticos que ela já teve e encontrar tratamento para ajudá-la neste momento, possibilitando que vivencie sua vida e seu relacionamento de maneira mais prazerosa.
Se tiver possibilidade e interesse, procure ajuda para você também, esta instabilidade traz muitos prejuízos emocionais para você, é necessário se fortalecer.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

26 DEZ 2016

Olá Euler!

Ela precisa de ajuda psicologica e talvez você tambem.

Att.

Psicóloga Ana Paula Souza Psicólogo em Guarulhos

116 respostas

10 DEZ 2016

Olá Euler. Veja, a insatisfação pode realmente não ter nada a ver com você. Quando ela está em crise Depressiva, ela realmente sente e acredita que esta tudo errado, mas isso é uma distorção. Trabalho com pessoas que têm Depressão e sei que tudo o que pensam em sentem na crise sao distorções muito negativas da realidade. Você pode e muito ajudar ela. E o primeiro passo é realmente saber que não é nada com você. Procure conhecer a doença, os sintomas. Converse com outras pessoas que também são bipolares. Existem grupos de ajuda no Facebook só de pessoas com TAB (Transtorno afetivo bipolar) . Elas podem te ajudar muito. Se sua namorada ainda não faz tratamento, ajude ela a procurar ajuda. De preferência procure um Psiquiatra e uma psicóloga. Tente ajudar ela a começar uma atividade física. Abrace muito, diga que gosta dela, ajude ela a viver bons momentos. Ela vai melhorar no ritmo dela. Então, cuidado pra não se sentir frustrado achando que faz de tudo e ela não melhora. A melhora depende dela. Você acompanha a jornada dela e oferece ajuda, carinho, conforto, quando ela precisar. Procurar um psicólogo que conheça bem a Depressão e bipolaridade pode ajudar. Um profissional pode te orientar melhor com relação a isso. Se precisar de ajuda, estou á disposição. Sucesso, um abraço.

Cybelle Araújo Psicologia Psicólogo em Vitória

36 respostas

30 SET 2016

Bom dia Euler,
Como você disse que quer ajudar a sua namorada, tente conversar com ela sobre o seu ponto de vista do relacionamento de vocês e também sobre as mudanças que você observou nela. Diga que se ela quiser, pode procurar ajuda de um profissional e que quer ajudá-la. Espero ter ajudado. Fico à disposição. Natália Nascimento

29 SET 2016

Olá Euler, a indicação é que você converse com ela para iniciar um tratamento conjunto com psicólogo e psiquiatra, pelo menos inicialmente, já que os diagnósticos psiquiátricos já foram traçados. Há uma demanda de amor em questão, seja em relação a você ou à família. Tente levá-la a um profissional.
Gardênia Marques.

Gardênia Holanda Marques Psicólogo em Fortaleza

41 respostas

28 SET 2016

Boa tarde Euler
Depois de ler o seu relato sobre a sua namorada, o que posso orientar é que você converse calmamente com ela a possibilidade de se fazer um tratamento farmacológico e Psicológico. E você está certo, não a deixe só e seja o mais compreensivo e presente que puder, sem invadir o espaço de privacidade dela. Sei que não é fácil.
Espero ter contribuído.
Att. à Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

28 SET 2016

Euler, bom dia. Procure um psicanalista em sua região; passe você por uma consulta e fale sobre isso com ele; o profissional irá te orientar. espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André