Como ajudar irmão adolescente homossexual?

Feita por >Caroline Rocha · 9 dez 2015 Orientação sexual

Meu irmão tem 12 anos e me confessou alguns meses atrás que é homossexual. Eu já suspeitava. Aliás, acho que todos em casa (meus pais e eu) tínhamos/temos essa suspeita, apenas não pensamos nisso. Não tenho dúvidas de que seja verdade o que ele me disse, devido ao comportamento dele. O grande problema é como fazê-lo encarar essa situação futuramente? Eu não tenho problemas com homossexualidade, já os meus pais, sim. São intolerantes e em alguns momentos quando meu irmão apresenta algum 'trejeito' ficam furiosos, e dizem coisas como "gay aqui em casa não", "deus castiga, deus não gosta de bichinha". Minha maior preocupação é que isso faça ele se odiar, baixa autoestima. O que devo fazer para mostrar a ele que não tem problema algum nisso? Que não é doença e que não sofrerá nenhum castigo 'divino' por isso?

A melhor resposta 10 DEZ 2015

Olá, Caroline!

Você pergunta como ajudar seu irmão e nem percebe que já está o ajudando, só o fato de compreendê-lo faz grande diferença. Sabemos que ele vai enfrentar obstáculos, mas reforce seu apoio, ele sabe que poderá contar com alguém, ainda mais passando por situações como essas dentro da própria casa. Para seus pais vai ser mais difícil a aceitação e isso pode gerar um conflito grande, mas o tempo se encarregará de fazer isso, até perceberem que uma opção não interfere nas outras e nem em suas qualidades. Caso perceba alguma necessidade maior em seu irmão sugira ajuda profissional . Continue firme, você está no caminho certo.
Abç, Adriana

Adriana Barreto Psicólogo em Ribeirão Pires

50 respostas

19 JAN 2016

Ola Caroline!
Que bom que seu irmão não está só, tendo você como aliada que o ama e aceita como ele é. Nesse período da adolescência tudo que ele mas precisa é de amor, carinho, compreensão e pessoas que lhe escute e lhe acolha. Caroline você já está ajudando seu irmão estando com ele, reforce para ele o pontos forte, diga pra ele que Deus ama a todos sem discriminação porque somos criatura dele. E tente fazer seus pais entender que orientação sexual não se escolhe, nasce com ela. até porque ninguém escolhe sofrer por não ser o que os padrões sociais aceita como "certo". Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

22 DEZ 2015

Olá, Caroline! Acredito que você não tenha consciência de que você já tem feito muito por seu irmão e poderá continuar fazendo muito por ele, ao se manter ao lado dele, escutando-o e acolhendo seus sentimentos. Infelizmente, muitas pessoas que não têm a orientação sexual que é determinada pela sociedade como a "correta" e acabam sofrendo muito. Por isso, um apoio dos familiares e amigos é muito importante. Em alguns casos, a busca por um psicólogo é de grande vália, já que poderá auxiliar no autoconhecimento, no empoderamento, ou seja, no autoconhecimento e na atitude de ir em busca do que se quer, da realização pessoal. Mantenha conversas com ele e tente mostrar aos seus pais que o mais importante é o amor que eles sentem pelo filho. Cada um tem o direito de ser quem é e precisa ser respeitado por isso. Sugiro que converse sobre e busque uma ajuda de um terapeuta familiar que possa ajudá-los a todos, enquanto família, a lidar com esta situação. Lembre-se, continue sendo que você é e ao lado de seu irmão. Boa sorte!!!

Thayane Salgado Psicólogo em Salvador

21 respostas

17 DEZ 2015

Meu caro, muito generoso de sua parte essa preocupação em ajudar seu irmão, numa fase de grandes mudanças e transformação no âmbito geral do ciclo vital da vida dele, como por exemplo, a fase cronológica da idade, o seja inicio de uma adolescência, onde as verdades aparecem sem a experiência das vivencias.
Você esta, no caminho certo em procurar ajuda profissional, fato de ser da família, acaba misturando um pouco as responsabilidades e emoções. Minha sugestão e acompanhar as transformações de irmão, sendo que ele encontrar-se fazendo uma escolha onde as consequências e inevitável e já começa com a própria família.
Sugiro também, que procure uma terapia familiar , mesmo que a principio , vá só você e seu irmão. Se bases de vocês fortalecem e menos complicado para lidar com a visão de seus pais, que se misturam com conceitos geracionais entre crença, regras e valores.
Boa sorte.

Joana José Alves Psicólogo em Barueri

4 respostas

10 DEZ 2015

Olá Caroline. Entendo a sua preocupação. Concordo com as colocações da colega Caroline. O amor, o companheirismo e se colocar à disposição para ouvir, apoiar seu irmão, é a melhor atitude que pode tomar. Não importa a orientação sexual de seu irmão. O importante ´é que ele se sinta amado e acolhido. Um abraço,

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu

79 respostas

9 DEZ 2015

Olá Caroline
Que sorte do seu irmão ter você como parceira.
Converse com ele, diga a ele essas coisas que você está dizendo no seu relato.
As pessoas desejam ser aceitas e amadas exatamente como elas são. Você está fazendo isso e sendo sensível ao sofrimento dele, isto é o mais importante.
Talvez você possa também ajudá-lo a compreender aos seus pais.
Ame-o e lembre-o das qualidades que ele possui, ele precisa se lembrar delas; fortalece.
Naturalmente na relação e no vínculo fortalecido com ele, outras coisas irão aparecendo.
Boa sorte!

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo