Como aceitar minha esposa ter um outro?

Feita por >Marcos · 29 abr 2024 Terapia de casal

Somos casados há 20 anos. Dois anos atrás, entramos no meio liberal da seguinte forma: transávamos com homens e mulheres, mas sempre juntos, no mesmo quarto. De algumas semanas pra cá, ela conheceu um rapaz e me disse que não queria transar mais com outras pessoas, apenas com ele. Eu aceitei, mas o problema é que ela queria sair com ele sozinha, pq disse que ele não se sente à vontade comigo no mesmo quarto, mesmo que eu fique só olhando. Eles já saíram sozinhos três vezes. Eu tentei gostar, aceitar, mas isso tirou minha paz, até licença do trabalho eu pedi. Mesmo sabendo que já transamos bastante com outras pessoas, e também não tenho um pingo de ciúmes do rapaz, o que não me entra é essa coisa de eles transarem sozinhos, sem eu ir junto nem que seja pra olhar, como sempre foi. Ela argumenta que isso é bobagem minha, mas definitivamente essa ideia não me entrou.
Inclusiva na terceira vez em que eles saíram sozinhos ela foi escondida de mim, porque já sabia que eu não aceitaria mais.
Eu descobri, ela pediu perdão, disse que não ia mais sair com ele nem me pedir mais isso, mas de uns dias pra cá ela já está insinuando novamente que gostaria de sair com ele de novo (pra tentar me convencer a aceitar ela até me estimula a sair sozinho também com outras mulheres, mas eu já disse que não gosto, que eu gosto de transar apenas se ela estiver junto).
Por favor, alguém me orienta sobre o que devo fazer.
Eu procurei uma psicóloga e ela me disse que eu teria que ir devagar nisso, pra ver até onde eu me sinto bem ou não.

A melhor resposta 14 MAI 2024

É compreensível que você esteja se sentindo desconfortável e perturbado com a situação atual em seu relacionamento. Entrar no estilo de vida liberal requer uma comunicação aberta, limites claros e respeito mútuo. Parece que houve uma mudança nas dinâmicas que estavam previamente estabelecidas entre vocês dois, o que está afetando sua paz de espírito e bem-estar emocional.

É positivo que você tenha procurado ajuda de uma psicóloga para orientação. Ir devagar e explorar seus sentimentos gradualmente é uma abordagem sensata. É importante examinar o que está causando essa desconexão entre você e sua esposa em relação às mudanças nas regras do relacionamento.

Expressar seus sentimentos de forma aberta e honesta para sua esposa é fundamental. Explique como essa situação está afetando você emocionalmente e discuta quais são as suas necessidades e limites dentro do relacionamento. Comunicação eficaz pode ajudar a encontrar soluções que funcionem para ambos.

Além disso, é crucial que sua esposa reconheça e respeite suas preocupações e limites. Ela precisa entender o impacto de suas ações em você e estar disposta a comprometer-se em encontrar uma solução que seja satisfatória para ambos.

Se o diálogo aberto não resolver a situação e você continuar se sentindo desconfortável, pode ser útil buscar aconselhamento de um terapeuta de casais. Um profissional pode ajudar a facilitar a comunicação e a negociação de novas diretrizes para o relacionamento, garantindo que as necessidades de ambas as partes sejam atendidas.

Érica Tavares Psicólogo em Sete Lagoas