Quero me separar, mas a minha esposa não aceita, o que faço?

Feita por >Tiago Antonio Bichel · 17 jan 2021 Terapia de casal

Estou ficando até doente com essa situação, está me prejudicando a cada dia mais . Eu sei que ela me ama , mas esta difícil seguir . Há algum tempo nos separamos ela ficou na casa dela e eu arrumei uma pra mim , aí voltamos e ela continuou pagando o aluguel da casa dela mesmo morando cmg e eu arcando com o meu, mais ate aí sem problemas. O que está matando é que ela não compra nem um grão de arroz pra dentro de casa , fica guardando dinheiro e o meu vai tudo pra arcar com os gastos , fora isso depois que voltamos ela me controla muitoooooo , de eu ir na padaria comprar pao e ela achar que fui me encontrar com alguém. Estou muito sufocado sonho loucamente com ela fora da minha casa . Só que a mando embora e ela não vai , já brigamos feio e ela finge que nada acontece e segue como se nada tivesse acontecido .. Estou ficando doente já com tudo isso acho que tudo isso está sendo uma tortura , porque me Sinto preso dentro da minha própria casa .
Nunca trai e nunca dei motivos , mas de um tempo pra casa está cada dia pior . Juro se ela for embora é uma pessoa que não quero nunca mais voltar a ver , e se ver passo no outro lado da rua , pra nem dizer oi .
Só quero viver minha vida livre , não estou buscando mulher , e muito menos gandaia sl quero viver tranquilo .

A melhor resposta 18 JAN 2021

Olá Tiago.
Você parece estar sufocado por não conseguir fazer coisas simples que gostaria e não ter liberdade para viver eventos habituais do dia a dia. Ao mesmo tempo você não consegue se distanciar de sua esposa, provavelmente porque você parece uma pessoa manipulável e talvez por pensar no outro mais que em si mesmo. No entanto, é importante que lembre-se de quem é, o que quer fazer e o que gosta, e manter seu foco sem desviar do caminho por manipulações de outros. Procure pensar que aquilo que quer fazer é importância, e lembrar que as pessoas gostam e tem interesses diferentes, por isso elas não se importam com o que é importante para você e procuram mudar seus interesses. Quando conseguir resgatar seus valores, é possível que consiga sair desta relação, pois a sua esposa percebendo não poder te controlar mais, poderá ficar muito incomodada. Isto não quer dizer que ela o faça por maldade, mas provavelmente porque criou este padrão de comportamento.
Pelo que entendi, ela veio morar com você, o que parece uma manobra para estar com você e você aceitou, se o local é alugado, então porque você não sai deste local e deixa ela ai?
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

22 JAN 2021

Bem vindo Tiago! Sua narrativa traz muitos elementos que podem ser aprofundados. O fato de escrever em busca de respostas, é por si só, um passo importante e fundamental na sua busca. Pelo que entendi, vc já tentou tudo que estava a seu alcance para resolver a situação. Talvez seja o momento de ser mais estratégico, olhar por outra perspectiva. Imagine que ao invés da sua esposa fosse uma amiga muito querida ou alguém que ama muito e estivesse neste lugar. Imagine ela vindo conversar com vc sobre a situação dela. Talvez ela diga que já tentou de tudo; Talvez diga que ama alguém que não gosta dela. Tente imaginar a posição dela, não é se colocar no lugar dela, mas para entender o que o comportamento dela quer dizer. As vezes um pedido de socorro ou uma demonstração de sofrimento profundo nos é apresentado de maneiras que não entendemos, talvez porque a própria pessoa também não entenda. A estratégia é ajuda-la a entender como sair desta relação. Você também deve pensar sobre isso. O Psicólogo pode mediar esse caminho em busca das respostas. A jornada é sua, as respostas estão em você e o objetivo é ser protagonista da sua própria história.
Abraço,
Aline Freitas
Psicóloga Clínica
CRP 05/63461

Aline Freitas Psicólogo em Rio de Janeiro

8 respostas

19 JAN 2021

Olá Tiago! Obrigada por sua participação.
Imagino seu incômodo, mas penso que quando "um não quer, dois não faz". Se você está tão decidido em se separar, já buscou aconselhamento jurídico para se informar o que pode ser feito no seu caso? Quanto mais você estiver em contato com o que lhe desagrada, pior será. Acredito em você quando coloca em palavras como essa situação está te matando, e poderá desenvolver desequilíbrio no corpo ocasionando uma doença.
Reflita sobre buscar orientação jurídica, assim como, caso queira, um profissional da psicologia para ajudá-lo no processo de separação e pós separação, se for o caso.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Um grande abraço,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

18 JAN 2021

Boa tarde Tiago.
que bom que você conseguiu colocar pra fora nesta descrição sua angustia e insatisfação conjugal;
será que ela não está se sentindo assim também, e os dois sofrendo demasiadamente; sugiro que primeiro busque ajuda para si, e consequentemente ela deva procurar também. essa obrigatoriedade de viver no mesmo lugar e estar sozinho, não é saudável para ambos;
Procure ajuda;
se quiser conhecer meu trabalho estou a disposição;
Leni Elisa Psico

Leni Elisa Psicóloga Psicólogo em Itapema

69 respostas

18 JAN 2021

Tiago, você relata uma série de insatisfações em relação a sua esposa e consequentemente a sua relação. O que ainda te faz ficar em algo que tem feito você ficar tão infeliz, e como você mesmo diz, “ até doente “? . Muitas vezes, não conseguimos sair sozinho deste lugar, mesmo nos causando tanta dor. Sugiro você buscar ajuda, na terapia você conseguirá se fortalecer, enxergar algumas coisas com mais clareza.

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

186 respostas

18 JAN 2021

Olá! Grato por escrever. Ela aceitaria uma trabalho com psicólogo para aprimorar a autoconfiança e resgatar a centralidade do amor próprio, para que esse amor tenha como fonte principal, ela mesma? Ela é um ser humano com sentimentos, entendidos por você, como bons: "amor". Como ajudá-la a sentir-se mais forte mais independente?
Com o devido cuidado, respeito e estratégia, será possível você sair da casa?
Talvez, com dados mais detalhados possamos contribuir mais especificamente. Estaremos à diposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8719 respostas

18 JAN 2021

Tiago, percebi em seu relato, uma dificuldade, quanto a delimitação do teu espaço dentro da relaçao, que por motivos relevantes, e importantes, você, feve, e precisa te posicionar, para realmente te apropriar desta liberdade, e da leveza da tua vida!

Ana Aliqui Deliyannis Psicóloga Psicólogo em Passo Fundo

1 resposta

18 JAN 2021

Olá Tiago! Boa noite!
Entrar na terapia te ajudaria a impor esses limites para que ela não interfira mais na sua vida, se é isso que você quer.
Já ouviu falar de comunicação não violenta? Você pode levar uma conversa bem séria com ela e expor tudo isso que você sente e quer, respeitando ela, mas sendo firme em delimitar seus limites.
Espero ter ajudado!
Abraços

Anônimo-383646 Psicólogo em Belo Horizonte