Como faço para atual esposa aceitar minha filha?

Feita por >Saulo silva · 31 ago 2016 Terapia de casal

Tenho uma filha de 15 anos que tem muito carinho pela minha atual esposa, mas ela não é retribuída. Ao menos não demonstra. É fria e não dá nenhum tipo de carinho, diferente de como ela é com outras crianças. Minha filha a abraça, mas ela se esquiva, apesar de se preocupar com a criança. O que fazer?

A melhor resposta 31 AGO 2016

Prezado Saulo, bom dia. A sua família se encontra dentro de uma diversidade de relações que vem ocorrendo atualmente, isto é, filhos de pais separados convivendo com os novos arranjos afetivos dos pais. A dificuldade de conviver com esses novos arranjos pode se estender a todos os membros das relações, filhos, novos cônjuges, ex-esposas(maridos), etc. A sua atual esposa, embora fria, se preocupa com sua filha, mas a trata diferente de outras crianças. As fantasias dela podem passar por inveja da sua ex que te deu uma filha, ciúmes de dividir você com sua filha, rivalidade, menosprezo e uma infinidade de outros sentimentos que não foram citados. Minha recomendação é que sua atual esposa procure um psicólogo para falar desses conflitos internos, caso ela tenha interesse em trabalhar essas questões. Caso contrário, você pode trabalhar essas questões que estão te incomodando, já que parece que não incomodam a sua filha que, mesmo não sendo retribuída, continua a ser carinhosa com sua atual esposa.

Regina Figueiredo Psicologia & Coaching Psicólogo em São Paulo

53 respostas

9 SET 2016

Olá, Saulo, na terapia de família você pode colocar essa preocupação como sendo a central. Pode haver vários motivos que estejam mantendo essa distância de sua esposa pela a enteada, e que ela mesma possa não estar percebendo. Então, o ideal é conversar. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

1 SET 2016

Não se preocupe Saulo, cada pessoa demonstra o seu carinho de forma diferente, você não disse ha quanto tempo essa filha tem tido contato com sua esposa. Creio que pelo fato dela estar se preocupando já demonstra o carinho que ela consegue manifestar. Converse sinceramente com sua esposa e coloque sua preocupação e seu desejo. Abraco
Beatriz-Psicologa Clinica

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

1 SET 2016

Ola senhor Saulo
Entendo a sua preocupação, o que posso dizer é que dê tempo ao tempo, converse
com ela, procure certifica-lhe que o fato de você amar a sua filha em nada muda a sua relação com ela e também não quer dizer que vá existir algo entre você e sua ex., pois querendo ou não sua filha lembra a sua outra relação e talvez ela se sinta insegura. São vários fatores que podem está levando a este comportamento que o senhor relata em sua narrativa, porém não se sabe ao certo qual o motivo a está levando-a ter este tipo de comportamento.
Minha orientação é que converse com ela de forma carinhosa e compreensiva sem cobrança para ver se chega a uma compreensão melhor do fato.
Boa sorte
Att. a Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

31 AGO 2016

Olá Saulo!
Seria adequado que ela buscasse ajuda de um psicólogo para que através da psicoterapia consiga entender o que gera este bloqueio na demonstração de afeto e vínculo com sua filha, trazendo benefícios na relação das duas.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

31 AGO 2016

Olá Saulo!
É importante haver diálogo entre as duas, como sua filha está na adolescência, é importante que você esteja por perto para orientá-la. E com sua atual esposa uma conversa franca pode ajudar. Porém, a relação delas será construída por elas.

Atenciosamente.

Ana Paula Souza - Psicologa Clinica

Psicóloga Ana Paula Souza Psicólogo em Guarulhos