Ciúme retroativo tem cura?

Feita por >Luana · 17 jul 2020 Ciúmes

Olá, namoro a cinco meses com um homem maravilhoso. Ele tem todos atributos que admiro e buscava em alguém. No entanto, ele tem fixação com o meu passado ( que não é repleto de parceiros, tive apenas um namorado antes dele) mas tudo relacionado ao ex causa muito ciúmes. Principalmente se relacionado a sexualidade. Entendo que não é interessante saber sobre ex do atual, mas ele tem apresentado muito sofrimento mental e dificuldade pra aceitar que vivi outros momentos com outra pessoa. Ele está fazendo terapia mas não tem mudando em muita coisa. Ele entende que é irracional, ilógico... haja vista que nem nos conhecíamos e eu tento ao máximo demonstrar o quanto estou feliz com ele e disposta a viver novos momentos, mas não tem sido suficiente. Ele continua com crises de ciúmes retroativo. Tudo parece gatilho pra ele pintar quadros que nem existiram! Me ajudem por favor. Tentei resumir mas ainda assim ficou extenso, peço desculpas.
A pergunta é: tem cura esse tipo de ciúme que acredito ser patológico ?

A melhor resposta 18 JUL 2020

Olá Luana! Grato por participar. Sua pergunta, associada aos demais dados que você citou, indica que o que você descreveu como ciúme retroativa, contém outros componentes que precisam ser trabalhados. A palavra cura pode ser trocada por outras que envolvam aspectos tais como amadurecimento, administração, ressignificação. Isto é, as pessoas, na medida em que amadurecem, dão novos sentidos às histórias vividas, passam a se relacionar de forma diferente com o passado e com as trocas que se apresentam pela vida. A questão do patológico ou não patológico, precisa de análise cuidadosa, mas antes de se pensar isso, é preciso conceber que as pessoas, com boa vontade, mente aberta, persistência e disciplina, apresentam grande chance de se melhorarem. Creio que tanto você, quanto ele, precisam falar mais das próprias identidades e interações.
Estaremos à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos que forem adequados.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

19 JUL 2020

Luana,
Teu namorado está doente, o ciúmes dele é doença, ele precisa de psicoterapia sim e se a psicoterapia atual não está ajudando, ele que troque, mas não dá para ele viver fixo no passado.
Tua vida pertence a ti mesma, teu passado é teu, assim como o teu futuro.
A vida te fez mulher para se realizar e ser muito feliz, com ele ou sem ele. Para a vida, não tem bom nem mau, não tem bonito e nem feio, não tem "isto pode e isto não pode". A vida te deu liberdade e o livre arbítrio para te conduzir nas tuas escolhas e decisões.
Ele se sente assim com ciúmes, porque se adaptou ao sistema. Se deixou adestrar pelos costumes, crenças do sistema e agora tenta te colocar dentro da caixinha dele.
Luana, tudo tem cura, desde que decida ser arquiteto da sua vida e não vítima das circunstâncias.

5943 respostas

18 JUL 2020

Olá Luana. Grata por sua pergunta.
Realmente falar com seu atual namorado sobre como era o seu relacionamento sexual com o ex ou fazer comparações pode piorar muito a convivência entre vocês. Precisa falar para ele como está se sentindo com o ciúme dele. O melhor que tem a fazer é falar com ele quando ambos estiverem tranquilos. Fale o quanto admira cada qualidade dele mas explique que esse assunto está tirando a sua tranquilidade. Você pode pedir para ele não tocar mais nesse assunto pois já foi explorado o suficiente, não é mesmo? Então você diz que quer fazer um acordo que é ambos não falarem mais sobre esse assunto. Se você entende que é um assunto que incomoda à ele, sabe também que ele vai continuar pensando sobre isso. Mas que de agora em diante ele pode tratar desse assunto durante a terapia dele, não mais com você. Assim, cada vez que ele repetir esse comportamento você repete a mesma frase, ou seja, você pode dizer que já fizeram um acordo e que ele deve falar disso na terapia, pois você simplesmente não tem o controle sobre o que ele pensa. Evite as discussões repetitivas e assuntos improdutivos de longo tempo. Caso encontre ainda dificuldade para tratar desse assunto, procure ajuda profissional para entender com mais detalhes o que está acontecendo e desenvolver habilidades que irão melhorar o seu relacionamento pessoal e com o seu namorado também.
Espero ter ajudado,
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba