Avaliação neuropsicológica

Feita por >Aline Assen · 25 jun 2015 Avaliação neuropsicológica

O neurologista me encaminhou a uma avaliação neuropsicológica, mas meu plano (Unimed) não cobre. Não possuo condições financeiras para realizar um exame de cerca de R$2.500. Alguma indicação de exame popular ou por convênio?

A melhor resposta 26 JUN 2015

Aline, a avaliação neuropsicológica possui um valor mais elevado pois compreende a aplicação de diferentes instrumentos. Te aconselho a consultar mais de um profissional sobre os custos da avaliação, pois os valores geralmente variam bastante entre profissionais. Além disso tu podes buscar clínicas-escola de universidades ou instituições de ensino que realizam essa modalidade de avaliação a baixo ou até nenhum custo para pessoas que comprovam baixa renda.

Cássia Cruz Psicólogo em Porto Alegre

1 resposta

19 OUT 2023

olá! Se vc estiver precisando de uma avaliação neuropsicológica eu posso lhe ajudar, pois realizo esse tipo de avaliação

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

3 JUL 2015

Bom Dia! Aline!!! Sugiro que procure um psicólogo, se for necessário ele te encaminhará mediante aos sintomas psicológicos, ou alterações comportamentais, que devem constar no encaminhamento. Universidades que tem curso de pós graduação em Neuropsicologia aceita inscrições, informe- se e entre em contato, o preço é simbólico.Psicóloga Celeste

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

2 JUL 2015

Olá Aline!
Acredito que será importante esta avaliação no seu caso.
Vc pode procurar em centros universitários da sua região ou fazer uma pesquisa com alguns Psicólogos que possam oferecer melhor valor e que esteja ao seu alcance.

Boa Sorte!

Abs

Katia Mafra

Psicóloga Katia Mafra Psicólogo em Florianópolis

30 respostas

1 JUL 2015

Prezada Aline, bom dia!

Concordo com a resposta da Gisele Nunes e também afirmo que o melhor caminho é o que ele mencionou. Um abraço.

29 JUN 2015

Oi Aline!
Eu resido em Anápolis/GO e no nosso consultório essa avaliação neuropsicológica é realizada em torno de 70% mais acessível. Qualquer coisa, estamos à disposição.
Abraços!

Karlla Cristina de Paula Silva Psicólogo em Anápolis

24 respostas

29 JUN 2015

Bom dia Aline,
Você pode consultar o site do CFP e verificar que a tabela de honorários (2013) cujos valores variam de R$ 120 a R$ 210, se você considerar a inflação acumulada o preço pode ser acrescido até 20% a mais, o que seria em torno de R$ 250.
http://site.cfp.org.br/servicos/tabela-de-honorarios

Celia Regina Cordeiro Sampaio Psicólogo em Curitiba

15 respostas

29 JUN 2015

Bom dia Aline, onde você reside?

26 JUN 2015

Bom dia Aline, como não onde reside, fica difícil indicar um especialista, mas com certeza devem haver profissionais competentes em sua cidade ou região, que consigam oferecer este trabalho por um valor mais acessível, além de algumas condições de pagamento. A maioria dos planos de saúde não contemplam esta intervenção, devido seguirem a risca as diretrizes da ANS (Agência Nacional de Saúde) e, nela não consta a obrigatoriedade de oferecerem este serviço.
Portanto, se residir em Canoas, Porto Alegre/RS ou região, pode me contatar que lhe indico alguns nomes.Penso ainda, que vale tentar buscar este atendimento em clínicas-escolas (como Universidades), onde há formação de Neuropsicólogos, pois muitas vezes o valor se torna bastante viável. Espero tê-la ajudado. Att, Cláudia Leal

Psicóloga Cláudia Leal Psicólogo em Canoas

2 respostas

26 JUN 2015

Aline,

A Universidade Federal do Rio de Janeiro tem um serviço que faz este tipo de avaliação a um custo razoável. No Hospital Israelita Albert Einstein também fazem. Não sei de onde você é. Boa sorte!

Atenciosamente,

Sandra Porto

Sandra Porto Psicólogo em Niterói

7 respostas

26 JUN 2015

Aline, qual sua cidade?

26 JUN 2015

Aline, de fato a Unimed não efetua credenciamentos para exame neuropsicológico. Em 26 anos de prática clínica, posso dizer que são poucos os planos com que possuo parceria para exame neuropsicológico. No entanto, dentre as clínicas onde atendo, duas delas operam com valores populares. Sugiro que entre em contato com a clínica UNEN para agendamento, em clínica na Z. Leste (Ponte Rasa), ou se preferir atendimento no Tatuapé ou na V. Mariana. Abraços

Ana Caner PhD

Neuropsicóloga, Doutora em Neurociências e Comportamento (USP-2001)
Fellowship - Montreal Neurological Institute - McGill University, Montreal, Canada. Especialização em Psicoterapia Breve - Sedes Sapientae. Certificação: MBSR Teacher - Mindfulness-Based Stress Reduction - UCSD - Univ.San Diego - Center

Ana Caner Psicólogo em São Paulo

6 respostas

26 JUN 2015

Boa noite Aline, as avaliações neuropsicológicas na maioria dos planos de saúde realmente não tem cobertura. Realizo a avaliação neuropsicológica para crianças e adultos com planos de pagamentos que variam por tipo de avaliação solicitada pelo neurologista. Fico a disposição para ajudá-la. Um abraço. Deborah Del Grossi.

26 JUN 2015

Eu realizo esse tipo de avaliação por preco mais acessível.

26 JUN 2015

Qual a sua cidade e estado?

26 JUN 2015

Olá Aline, boa tarde. Primeiramente, é necessário esclarecer que a avaliação neuropsicológica é um processo e não se trata de apenas um exame específico e você tem razão em dizer que é um processo que custa dinheiro, pois envolve diversas sessões, incluindo entrevistas com o paciente e seus familiares para conhecimento de seu histórico e das diversas nuances envolvidas no quadro apresentado ou instalado até então. Somente depois de conhecido os porquês do encaminhamento e solicitação do médico é que poderemos viabilizar a aplicação de testes apropriados ao caso, interpretação do resultados e finalmente entrega do laudo final, inclusive com sugestões de reabilitação, psicoterapias e prognósticos. Geralmente esse processo leva de oito a doze sessões. Assim, você pode perceber que não é um simples exame que vai te definir e muito menos te rotular. Sugiro você procurar profissional que ofereça preços mais acessíveis e formas adequadas de parcelamento ajustados à tua condição financeira. Em São Paulo, há também as clínicas e institutos-escolas que oferecem avaliações gratuitas; faça um pesquisa na internet a respeito dessas instituições como Unifesp, Hospital das Clínicas, Hospital São Paulo ou outros conhecidos, provavelmente você terá que passar novamente com um neurologista deles ou até uma equipe multidisciplinar, o que é melhor ainda. Não sei qual é o teu quadro e os motivos da solicitação do teu médico, mas com certezas há alternativas para se fazer um ótimo trabalho para pessoas sem condição financeira como você relata.

Um abraço e boa sorte.
Não desista!
Giseli Nunes Pereira
Psicóloga - CRP 06/ 116282

Giseli Nunes Pereira Psicólogo em São Paulo

30 respostas

26 JUN 2015

Olá Aline!
Sou Especialista em Neuropsicologia e como não sei onde você reside não posso orientá-la sobre algum local que faça um preço mais acessível. Posso apenas informar-lhe que em Recife, onde atuo, o preço é setenta por cento menor que este que você mencionou. A Unimed, infelizmente, não cobre os atendimentos na área da Psicologia, apesar de ser Lei e por isso você poderá solicitar uma Liminar a um juiz, através de seu advogado, para que eles paguem a Avaliação Neuropsicológica. Isto é concedido sem dificuldades. Clínicas-escolas nas faculdades não realizam a avaliação para laudos, pois a Neuropsicologia não é um curso de Graduação, e sim, uma Pós-Graduação e mesmo no estágio da Especialização não são disponibilizados as testagens para essa finalidade. Desejo-lhe boa sorte!

Cristina Santos Psicólogo em Recife

40 respostas

26 JUN 2015

Aline, procure a Clínica da PUC-SP ou da USP que são serviços de confiança e podem auxiliá-la neste processo!

Anônimo-246118 Psicólogo em São Paulo