As irmãs do meu namorado são super dependentes. Como lidar com isso?

Feita por >Namorada preocupada · 26 out 2021 Terapia familiar

Tenho 25 anos, meu namorado tem 32. Ele tem duas irmãs, de 21 e 25 anos. O conflito está no fato de que ambas são super dependentes e imaturas, precisam do auxílio da mãe e do irmão pra tudo. Eis que essa semana a mãe estava viajando de férias e elas ficaram super chateadas que meu namorado ia dormir uma noite fora de casa. O detalhe é que o pai delas mora a cinco minutos de distância e a casa deles fica dentro de um condomínio. Essa situação me incomoda, porque sempre que estamos juntos elas ficam mandando mensagens dizendo que coisas mínimas não estão funcionando direito, ou pedindo pra ele ir ao mercado buscar algo. Eu vejo muito com uma forma de controle e isso me incomoda. Principalmente porque temos planos de morar juntos, então preciso ficar em paz com essa situação primeiro!

A melhor resposta 27 OUT 2021

Olá Namorada preocupada. Grato por escreve. O que você concebe como dependência para elas, pode estar sendo vivenciado como hábito, conforto. Isso foi alimentado historicamente pelos membros da família delas, inclusive seu namorado. Muitas coisas tomam direções diferentes das que as pessoas acham melhores porque as pessoas preferem não se manifestar para corrigir rotas, acreditando que as coisas melhorarão espontaneamente, assim permanecem na região de conforto, de não terem que dizer não aos outros. Isso vale para você também. Elas não apresentam relação direta com você, mas o irmão delas, teu namorado, de trinta e dois anos, sim. Com ele é que você tem que redirecionar, caso contrário, ele não será o namorado que você quer. Namoro é experiência que precisa ser administrada, aprimorada. Na maior parte das vezes, o namoro é experiência que não dá certo. Começa a partir de um conhecimento superficial, que depois de aprofundado, mostra aspectos que nos faz querer ou precisar interromper. Para ter parâmetro amadurecido é preciso namorar algumas pessoas, por algum tempo, vivendo espaço para o convívio, mas especialmente espaço para individualidade. Por essa razão, namorados que se falam ou se veem todos os dias, não respeitam o necessário tempo da individualidade.
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

8 NOV 2021

Ola! se vc estiver precisando de ajuda é so entrar em contato comigo que eu irei lhe responder rapidamente e irei agendar a sua consulta o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 NOV 2021

O que voce tem que resolver é com o teu namorado, não com as irmãs dele.
Voce quer um namorado para curtir, estar contigo... pois então dialogue com ele sobre o teu incômodo com o que está acontecendo.
Se ele preferir cuidar das irmãs, já fez a sua escolha!
O que resta para você? Voce escolhe!

5822 respostas

28 OUT 2021

Olá,

Muito obrigada pelo seu relato.

Fico com a impressão que você está dizendo que a psicodinâmica da família do seu namorado atravessa a relação de vocês em alguns momentos e isso te deixa muito mobilizada . O seu incômodo é legitimo e também me parece que está sendo bastante angustiante lidar com a escolha do outro.
Pode ser importante ter um espaço de cuidado, sem julgamentos, com intuito de aprofundar-se neste seu desconforto para ter a chance de descobrir coisas novas sobre si mesma.

Espero ter contribuído e coloco-me à disposição.
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo

125 respostas

27 OUT 2021

Oie, espero que esteja tudo bem
As incentive a buscar um psicólogo - e isso não precisa ser visto como uma coisa ruim ou pejorativa.
Buscar terapia pode ser uma forma de ampliar nossa independência e estimular o amadurecimento, além de melhorar nossa convivência com as pessoas ao nosso redor.
Entendo sua preocupação e vejo que isso não depende tanto de você, o que, é claro, gera angústia por si só. Se isso te desgasta, também recomendo a busca por uma ajuda profissional.
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha