Como lidar com família dependente e vitimista?

Feita por >Rafa · 25 abr 2021 Desenvolvimento pessoal

Minha família (pais e irmão) possui uma grande dependência emocional e pratica a mim, sempre tenho que estar disponível para fazer e resolver tudo. Porém, por questões hierarquias, mesmo sendo eu quem resolve literalmente tudo, meus pais seguem me ordenando, me enchendo de regras e imposições pessoais, as quais, ultrapassam a barreira do ensinamento familiar.
Estou indo fazer 27 anos de idade, e ainda temos discussão constantes ao ponto de não poder escolher quem eu namoro, amizades que tenho, pessoas que faço parceria para trabalho, minhas roupas, meus horários de dormir e acordar, meus horários de trabalho, tenho que sempre dar explicação onde vou, com quem vou, que horas volto. Vale ressaltar, que não dependendo financeiramente deles, porém, se torno impossível sair de casa para morar sozinha, visto que a dependência deles é muito grande. Sempre que me imponho, colocando meu ponto de vista, começa o drama, a chantagem emocional e todas aquelas falas absurdas, do tipo: " da vontade de se matar", "criamos filhos para nao nós respeitar", "Quem manda aqui sou eu", " Você essas m@#$das de influencias", "só convive com gente lixo", " quer saber, vamos desaparecer, nunca mais vão nos ver", dentre outras milhares de frases cotidianas. Além todo o drama dito, tem os dramas praticados, por exemplo: Aviso que não vou conseguir ir almoçar na hora, pois estou focada em finalizar um trabalho - pronto, já é motivo pra gritaria, dizer que não respeito a familia, que eu tenho obrigação de almoçar com todo mundo..... caso eu não va pra casa almoçar, eu descida me impor e não voltar atras, provavelmente são uns 3 dias de pirraça, cara feia, mal resposta pra tudo e falas bem pesadas constantemente.
Nessa desordem toda, meu irmão tbm é dependente , porém, tbm não me respeita em nada. Quer que eu faça tudo, resolva tudo, a tempo e a hora... qualquer coisa que não faça como ele quer, já é motivo para dar um de louco e começar reclamar, inclusive fazendo aumentar as bricas entre mim e meus pais.
É uma situação bem dificil de conviver, pois, percebo que existe amor, porém, não existe respeito, não existe compreensão e nem sabem lhe dar com opiniões e vivencias diferentes das deles.
Percebo, que essa forma de viver está me prejudicando muito, pois não estou crescendo profissionalmente e nem estou conseguindo ter uma vida pessoal.Até hoje, não consegui ter um relacionamento longo, pois a família sempre interfere.
A muitos anos assumi muitas responsabilidades, deixando até mesmo de viver uma fase de adolescente para jovem normal, muito cedo assumi papel de adulto.
Quero conseguir mudar está realidade, preciso transformar toda essa negatividade.
Já busquei alguns profissionais, mas, não tinham experiencia na terapia familiar e pouco resolveu.
Preciso de Ajude e orientação!
A muitos anos leio muito sobre, porém, não sei como aplicar isso.
Já que sempre que vou pontuar todos esses problemas, entramos na questão do vitimismo e de todo o drama.

A melhor resposta 11 MAI 2021

Oi Rafa,
É muito difícil você mudar o comportamento dos seus pais. Para acontecer uma mudança é fundamental a pessoa querer mudar, me parece que esse não é o caso da sua família e sim uma meta sua. Por isso não consegue mudar essa realidade.
Você precisa trabalhar os seus sentimentos em relação a tudo isso.
Precisa canalizar energia para os seus objetivos. A psicoterapia pode te ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo