Abordagens psicológicas

Feita por >Paloma Campos · 17 mar 2015 Psicoterapia breve

Gostaria de saber quais abordagens psicológicas são indicadas para tratamentos breves.

A melhor resposta 18 MAR 2015

A terapia Cognitivo-Comportamental geralmente apresenta resultados em prazos bem breves.Nessa abordagem , o Psicólogo pode oferecer uma postura interativa e a introdução de práticas semanais , como se fossem exercícios realizados em casa . O dinamismo do processo terapêutico , costuma também ser bem sucedido em crianças e idosos.Obrigada pela consulta e espero ter ajudado!

Psicóloga Monica Androli Psicólogo em Rio de Janeiro

14 respostas

24 MAR 2015

Olá Paloma!
Existem questões simples, outras se complicam um pouco, depende das demandas específicas que necessita.
Acredito que a Psicoterapia Breve e Teoria Cognitiva Comportamental trará a resolução que deseja. Atenciosamente, Psicóloga Celeste

18 MAR 2015

A mais indicada é a Terapia Cognitivo-Comportamental.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

18 MAR 2015

Como vai Paloma? Existe a Psicoterapia Breve de base psicanalítica e também a cognitivo-comportamental. A questão é: quem determinou que a terapia deve ser breve?

Thereza Christina Telles Psicólogo em Rio de Janeiro

14 respostas

18 MAR 2015

Podemos utilizar de psicoterapia breve em qualquer abordagem, no entanto, devemos tomar cuidado pois, vamos mobilizar o paciente através de sugestões ou interdições diretas, promovendo, assim, um certo grau de tensão que impeliria a evolução de um tratamento quando este fosse percebido como estagnado. O indicado seria uma avaliação para verificar qual técnica seria a mais apropriada no seu caso.

Psicóloga Vanderlúcia Macario Psicólogo em Florianópolis

20 respostas

18 MAR 2015

Paloma,

Todas as abordagens psicológicas atuam com psicoterapia breve. Embora muitos não saibam, as teorias de base psicodinâmicas, tais como a Análise Junguiniana, a Psicanálise e outras trabalham com terapia breve. Além destas, as Terapia Cognitivo Comportamental, a Análise do Comportamento, a Gestalt-Terapia, a Terapia Humanista, a Sistêmica - citando as principais - também realizam psicoterapia breve.
Lembrando que este tipo de tratamento é focado na resolução de uma questão em um contexto específico. O mais importante na busca deste e qualquer tipo de terapia é encontrar um profissional qualificado, preparado, especializado em sua área de atuação. E, claro, com quem você se sinta à vontade

Êxito - Orientação e Desenvolvimento Profissional Psicólogo em Salvador

25 respostas

18 MAR 2015

Olá, Paloma.
A psicoterapia Breve está atualmente em várias abordagens, tem melhoras significativas em algumas meses. Uma sessão dura 50 minutos é realizada uma vez por semana. O tratamento pode durar 20 sessões (aproximadamente 5 meses). Ela é contraindicada em casos mais graves como autismo, retardo mental, transtorno de personalidade, esquizofrenia. No caso da terapia cognitivo comportamental é dinâmico porque o psicólogo interage bastante com o cliente.
Espero ter ajudado e fico a disposição!
Luciana

Psicóloga Luciana Rodrigues Leite de Souza Psicólogo em Guarulhos

6 respostas

18 MAR 2015

Abordagem cognitiva comportamental.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

18 MAR 2015

Hoje a psicoterapia breve está em algumas abordagens, como humanista, cognitivo e psicologia junguiana. Na psicanálise não. Importante é você encontrar um profissional no qual confie, com quem você se sinta bem e à vontade. Assim você terá êxito na solução para seu problema.

Abraço,

Marianne Coêlho.

Marianne Coêlho Psicólogo em Fortaleza