Você pode me dá algumas dicas pra se livrar da dependência emocional?

Feita por >Vanessa · 18 mar 2023 Dependência emocional

Eu estou 5 anos com meu namorado,ele nunca me deu motivo pra desconfiar dele,minha mãe abandonou eu meu pai e meus irmãos tá com 8 meses ela traiu meu pai,depois desse ocorrido fico com medo do meu namorado fazer a mesma coisa comigo, mesmo sem ele da motivos e eu fico em cima dele direto, reclamo de tudo mando várias mensagens tenho ciúmes excessivo quando tô longe dele sinto ansiedade e penso várias coisas isso tá acabando comigo e ele tá exausto disso também o que eu faço pra melhorar, me ajudem por favor, não têm como eu pagar um psicólogo e pelo SUS a fila é enorme, só que eu quero me livrar dessa sensação horrível sem acabar com meu relacionamento

A melhor resposta 21 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 MAR 2023

Vanessa
A dependência emocional surge quando voce não ousa ser o que voce é; quando tem medo de ser e de fazer o que tem vontade.
Tudo passa pela consciencia de quem é voce. Se realmente se conhecesse, venceria facilmente a dependência.
Então, cada um precisa buscar ser e fazer o que realiza a si mesmo. Portanto, trate bem a si mesma, ame a si mesma, recupere a tua liberdade de ação, seja o que te realiza. Assim, buscara outra pessoa com as mesmas características.
Voce não tem qualquer controle sobre outros e nem deve ter.
Pode ter sobre voce mesma,e só.
Viva e deixe viver.

5912 respostas

19 MAR 2023

OI Vanessa! Que bom que você escreveu. Podemos imaginar o tempo necessário para elaborar esse abandono que você, seu pai e irmãos estão vivendo. Espero que contem com apoio, companhia, sabedoria, discernimento e bom senso para lidar com isso. Não sei qual a sua idade, mas você disse que está com o namorado faz cinco anos, logo devo concluir que você deve ter, no mínimo vinte e oito anos. Isso com base nos seguintes dados: vivemos em sociedade complexa, na qual é muito importante construirmos turma de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, ter grupo de prática de esportes coletivos, estudos sérios e consistentes, trabalho ou preparação para o trabalho de forma profunda. Em outra frente, antes de namorar é preciso dentre os colegas e conhecidos, observar, pesquisar, paquerar, verificar melhor, antes de namorar. Após namorar, em média, devemos vivenciar quatro ou cinco namoros, para conhecer melhor, para amadurecer. Depois caminhar para as outras etapas: noivado, talvez; casamento talvez; sociedade material talvez; filhos, talvez.
Por último é claro que emoções acontecem dentro de cada pessoa, sem o controle de outras. Não existe, não pode existir explicações para emoções centralizadas em outra pessoa, senão em você mesma!
Você precisa amadurecer, viver a vida, contatar a arte, a cultura, a literatura, precisa aprimorar a autoconfiança.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8757 respostas

19 MAR 2023

Olá Vanessa! Entendo que é difícil lidar com o medo de traição, especialmente após a experiência de seus pais. No entanto, é importante lembrar que cada pessoa é única e que não devemos culpar nossos parceiros pelos erros de outras pessoas.

O ciúme excessivo e a necessidade de estar constantemente em contato com seu namorado podem estar prejudicando seu relacionamento. É compreensível que você se sinta ansiosa, mas é importante tentar lidar com essas emoções de uma forma mais saudável.

Existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar sua situação, mesmo sem acesso a um psicólogo. Aqui estão algumas sugestões:

Tente compreender suas emoções: Em vez de simplesmente sentir ciúmes ou ansiedade, tente entender por que você está se sentindo dessa forma. Pergunte a si mesma o que está desencadeando essas emoções e tente identificar o que você pode fazer para lidar com elas.
Comunique-se com seu parceiro: Converse com seu namorado sobre como se sente e tente explicar que isso não tem nada a ver com ele. Diga a ele que está trabalhando em si mesma e pede a ajuda dele para construir uma relação mais saudável.
Busque atividades que lhe agradem: Tente encontrar atividades que lhe interessam e que podem ajudá-la a se distrair e reduzir a ansiedade. Isso pode incluir leitura, exercícios físicos, meditação, ou qualquer outra coisa que você goste.
Confie em seu parceiro: Lembre-se de que a confiança é fundamental em qualquer relacionamento. Se você confiar em seu parceiro, é mais provável que ele corresponda essa confiança.
Aprenda a lidar com seus pensamentos: Quando surgirem pensamentos negativos, tente se perguntar se eles são realmente verdadeiros. Avalie a situação com calma e tente não agir com base no medo ou na ansiedade.
Lembre-se de que mudanças significativas podem levar tempo e que é importante ser gentil consigo mesma. Se você sentir que precisa de ajuda adicional, considere buscar recursos online, como vídeos e artigos sobre ciúme e confiança. Existem também aplicativos de saúde mental que podem ajudá-la a gerenciar suas emoções. Espero ter ajudado!

Filipe Araújo Psicólogo em Recife