Vida infeliz e caótica após o segundo filho. Como contornar essa insatisfação?

Feita por >Ana Paula · 18 mai 2020 Desenvolvimento pessoal

Sou casada e tenho dois filhos não planejados. O primeiro nasceu ainda na juventude. Foi e é uma criança absolutamente adorável e calma, uma grata surpresa. Tive ajuda da minha mãe para cuidar dele e tocar a vida nos estudos e trabalho. Prosperei, dentro do possível. Após dez anos engravidei novamente. Meu marido e eu nos deparamos com uma série de frustrações desde que a gravidez surgiu. Ele foi transferido de local de trabalho, o que afetou seu conforto e tempo livre. Esperávamos muito uma menina, mas tivemos outro rapaz. Tive problemas graves no parto, que ocorreu em um local odioso, com péssimo atendimento e meu filho tem risco de sequelas que ainda não sabemos se vão se manifestar. O bebê é extremamente chorão, irritado, dá trabalho demais para qualquer atividade simples como comer, mamar, dormir. Vivo investigando doenças e problemas porque o comportamento dele é terrível. É um desprazer cuidar dele, pois são raros os momentos de sorriso e calma. Teve uma piora importante após o quinto mês. Não conto com ajuda como da primeira vez, pois minha mãe envelheceu e está exausta. Sinto um peso enorme, desânimo. Provavelmente o bebê sente todo esse desamor em relação a ele, ou tem algo grave não descoberto, apesar de ganhar peso e estar com o desenvolvimento dentro do esperado. Olho fotos do meu filho mais novo com a mesma idade (seis meses) e vejo o quanyo ele foi e é maravilhoso, e como a maternidade foi sublime, e agora vivencio esse caos. Acabo chorando muito e ficando bastante mal, me sentindo culpada achando que atrapalhei a vida de meu filho mais velho, que recebe cada vez menos atenção. Mal tenho tempo para mim, tive vários planos acadêmicos e profissionais interrompidos. Quero me curar. Quero amar estar com meu filho mais novo, aprender a abdicar da vida maravilhosa e plena que estava levando antes de seu nascimento. Tenho TAG e provavelmente desenvolvi DPP. não sei que rumo tomar para aceitar minha nova condição e parar de remoer o passado tranquilo, estável e cômodo que vivi.

A melhor resposta 19 MAI 2020

Olá Ana Paula
Espero, sinceramente que você possa e queira procurar uma psicóloga, para te auxiliar neste momento, pois com ajuda profissional você poderá melhorar a sua qualidade de vida e de sua família, sozinha é muito difícil pra você.
Entendo que algumas coisas, não tão boas, já vinham acontecendo em sua vida antes do parto, como por exemplo a mudança profissional do seu marido,o que provavelmente influenciaram na forma como tem administrado a sua vida presente e sua relação com seus filhos.
A princípio sugiro que todos os dias procure elogiar seu bebe e pense nas atitudes boas dele, se possível anote logo pela manhã o que ele tem feito de bom, assim poderá trazer mais conforto à você e a todos em sua casa.
Espero ter ajudado.
Jane assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

20 MAI 2020

Minha querida
Você está certa. Ansiedade e depressão são doenças da mesma família e muitas vezes ansiosos desenvolvem a depressão. Com todas as coisas que você relatou, precisa de ajuda medicamentosa e terapêutica.
Não é culpa sua. Ninguém fica doente porque quer.
Procure ajuda.

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

19 MAI 2020

Olá Ana Paula! Obrigado por participar. Lendo seu relato deduz-se que você apresenta histórico do exercício de abstração. Sendo assim, é muito importante pensar que nossa mente pode aprender a lidar com as situações de médio e longo prazo, adaptando o investimento e qualidade das emoções envolvidas. Primeiro é preciso ponderar que é bastante comum a demora por consolidar uma definição de doença ou saúde para crianças, quando envolve aspectos subjetivos. Um bom caminho para lidar com a situação é vê-la (a situação) como um jogo, um desafio, no sentido ético, em que se está atento a tudo para aprender a jogar. Isto é, com amor e atenção, registrar, documentar, para vocês, todos os aspectos que revelarem dados importantes para decifrar as formas, os detalhes do comportamento do seu filho, com vistas a compreendê-lo, ajudar a si mesmos a lidar com eles, e também, ajudar aos profissionais de saúde com informações detalhadas. Certamente essa fase difícil vai passar, tanto vocês aprenderão a lidar com a questão com maior tranquilidade, quanto seu filho avançará. Não se culpe, apenas faça o melhor que puder: você é uma pessoa sensível, preocupada com uma causa nobre. Será também muito importante, sendo possível, haver alguns tempos de descanso para você, acompanhados de trabalho técnico-científico, com psicólogo. Em outra frente, será importante você poder contar com visões de outros profissionais, quanto à evolução e possíveis interferências nela, por parte de outros profissionais. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.