Não sei o que mais faço da vida, após um casamento de 10 anos

Feita por >Ana Paula Reis · 30 abr 2018 Separação

Olá, me chamo Ana Paula, tenho 29 anos, e não sei o que mais faço da vida, após um casamento de 10 anos quase, nos divorciamos em dezembro ano passado, e dessa União nasceram 3 filhos. Desde que me casei não trabalhei e nem estudei, minha vida foi em função do matrimônio, embora a relação estivesse ruim e eu afirmando que gostaria de acabar tudo, quando isso de fato aconteceu, me senti mais abandonada que nunca.

Eu não tenho amigos, familiares nada, e ando super desmotivada e irritada com a vida. Não me sinto feliz com nada.

Eu prestei vestibular , passei , estou fazendo pedagogia *EAD, entrei na auto-escola para tirar cnh, acredito daqui umas 2 semanas seja o exame,comecei pilates (porquê são unânimes em dizer que exercício físico ajuda), já li vários livros nesses poucos meses do ano de auto-ajuda, fiz um corte diferente no cabelo, troquei umas peças do guarda-roupa...enfim, mais a solidão e a vontade de desistir de.tudo é imensa, nada ao meu ver está fazendo efeito, a faculdade não estou estudando direito, estou tirando notas baixas, a auto-escola já tenho minhas dúvidas se vou passar no exame, o pilates eu vou obrigada pq estou pagando caro...e o pior de tudo isso é que o meu ex-marido disse para mim que ele já refez a vida dele, está Feliz, namorando (fomos o primeiro um do outro) é tão estranho saber que ele está com outra, parece-me que está fazendo pós, pq ele é formado, fez tatuagem, ontem ele veio aqui, para ver os filhos e estava de tênis novinho, sendo que o meu joguei no lixo, pq estava muito gasto

Eu não quero me fazer de coitada e vítima, mais parece que minha vida não vai ter jeito às vezes. Eu só queria me sentir bem ao menos 1 vez na vida. Está sendo tão puxado levar essa vida sozinha desmotivada assim, , meus filhos também não estou cuidando bem deles, pq não consigo fazer isso nem comigo mesma. Desculpe esse texto gigante.

A melhor resposta 9 MAI 2018

Querida Ana Paula, os sentimentos de abandono, desmotivação e infelicidade podem estar relacionados à sua função que antes era investida no casamento e que com o término perdeu função (sentido).
Todo fim, qualquer que seja, mesmo quando se deseja, possui um período emocional (não cronológico) para lidar com a mudança, como num luto.
Conforme você mesma descreveu: “a relação estava ruim, afirmava que gostaria que acabasse e que está puxado levar a vida sozinha”. Por esse viés, embora mudanças possam ser desafiadoras há a oportunidade de se descobrir novos papéis, ocupações e relações que gerem sentido e contribuam para você (re)construir a sua identidade.
Respeitosamente, Andrea Winning

Andrea Winning Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

2 MAI 2018

Olá, Ana.
Pelo que entendi a separação é recente ainda, me pareceu uma fase do luto pela perda, seu ex marido se preparou de alguma forma, estudou fez pós, e você está iniciando agora a sua preparação, não se pode comparar a sua vida com a dele, uma vez que cada um seguiu com a sua vida. Sugiro que busque por terapia, pois vai te ajudar muito com o seu bem estar.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo