Vale a pena ficar amiga de "enteada"?

Feita por >Luiza · 18 jul 2017 Terapia familiar

Meu ex e eu separamos ha 1 mês mais ou menos. O que tivemos foi muito bonito enquanto durou, mas tivemos alguns problemas que levaram ao fim. Mas nunca nos desrespeitamos, nao rolou traição nem nada terrível. Temos carinho um pelo outro e desejamos que o outro seja feliz, de verdade, sabe?

Mas não chegamos a ser amigos, não mantemos contato, seria difícil para ambos... E so agora sinto que estou de fato o superando...

Ele tem uma filha, que só vi uma vez (ela morava no exterior com a mãe antes. Depois ambas voltaram pro Brasil. Um pouco depois, eu e ele acabamos terminando.) Porem, esse dia que a conheci foi muito bacana. Ela eh adolescente, tem gostos semelhantes aos meus (livros, filmes) e nos demos muito bem. Ontem, meu ex me mandou mensagem dizendo que sua filha foi ficar com ele esse mês e perguntou se eu não queria combinar algo com ela. (Ela eh do tipo alternativa e não tem Facebook, só ele tem). Eu perguntei se ele acha que isso foi uma boa ideia e ele disse que foi ideia dela, que ele não iria me encontrar.

Estou dividida. Coloquei "enteada" entre aspas justamente porque nunca fui madastra de fato e só vi a menina uma vez na vida, embora tivéssemos uma conexão bacana. Ela eh mo gente boa. Por outro lado achei estranho meu ex vir falar isso comigo quase 1h da manhã, depois de séculos sem nos falarmos. Mesmo se ele não tiver segundas intenções, sera que vou ficar confortável nessa situação, caso eu encontre com a menina? Vcs ficariam? Se ela fosse minha prima, provavelmente seríamos boas amigas, apesar da diferença de idade. Mas a realidade eh outra... Tenho que levar isso em consideração, né? Vcs me ajudam?

A melhor resposta 19 JUL 2017

Olá Luiza!
Acredito que o fundamental é você avaliar se tem disponibilidade e interesse em cultivar este vínculo diante da situação de término para que possa ser prazeroso.
Caso tenha vontade em manter esta amizade por afinidades de ambas e sinta-se confortável em relação ao seu ex, acredito que não existam problemas, mas se você não sente muita vontade de estruturar este vínculo, se receber notícias sobre seu ex pela ex enteada pode magoá-la, se reviver estas situações podem lhe causar desconforto...não deixe de avaliar.
Se coloque em primeiro lugar.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

19 JUL 2017

Olá Luzia
Fazer amigos é sempre bom. O que você tem a perder? Se a garota é tão legal não custa vc dar uma força . Será que vc está com medo?

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro