Uma pessoa que sofre de ansiedade pode demonstrar desinteresse na relação?

Feita por >Kaizer · 31 ago 2020 Ansiedade

Nós namorávamos mas tudo foi piorando com o tempo, até que acabou, não nos vimos mais depois que a quarentena começou e moramos longe um do outro, essa pessoa sofre de ansiedade e passou por vários traumas durante a pandemia, isso pode causar um certo distanciamento do parceiro? Por exemplo, buscar ficar mais sozinha e deixar de fazer alguns programas que eram frequentes, deixar você de lado e pouco demonstrar sentimentos? Tudo isso ocasionou algumas brigas nesse tempo e a relação foi se desgastando...

A melhor resposta 2 SET 2020

Olá Kaizer.
Grata por sua pergunta.
Sim. A ansiedade pós traumática pode sim levar ao desinteresse, evitação entre outros sintomas.
O diálogo é sempre a melhor forma para elucidarmos as dúvidas que surgem nos relacionamentos. Procure falar com ela/e sobre a sua preocupação em relação ao que aconteceu... que talvez o estresse e traumas fizeram com que se distanciassem e que você gostaria de conversar, saber como está e que deseja retomar a relação.
Com o diálogo sincero terá chance de saber se você está certo ou não.
A terapia será de grande valia para desenvolver habilidades de comunicação.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

1 SET 2020

Olá Kaizer! Grato por participar. As informações passadas não permitem compreender detalhes. Podemos falar de algumas coisas que se atribuem às situações: ansiedade, pandemia, possível contato virtual. Ansiedade faz com que a pessoa transite entre várias preocupações, sem se concentrar profundamente na atual, pandemia faz as pessoas demorarem a aprender a lidar com a construção de assimilação das modificações decorrentes dela; contato virtual é pobre, insuficiente.
Mas, por outro lado, há muitas questões: idade de vocês, tempo de namoro, planos, história de cada, razões do namoro, etc.
Fale mais especificamente.
Caso deseje detalhar, de forma científica, nós psicólogos, estaremos à disposição, para maiores esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia sejamos razoáveis: ética, solidariedade, amor próprio, empatia, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.