Uma garota de 14 anos já tem maturidade pra se declarar não binário?

Feita por >bea · 11 nov 2019 Orientação profissional

minha filha mudou muito do último ano pra cá, cortou os cabelos bem curtinho, largou a maquiagem, quer se vestir com roupas largas bem maasculinas e a dois meses se declarou não binário. foi tudo em um curto prazo. Ela diz que chegou a conclusão que era assim quando se identificou com os depoimentos de outras pessoas do gênero, que nunca se sentiu feliz com oque lhe foi imposto e que se sente bem feliz usando essas roupas e estilo. Meu esposo olha pra ela como se estivesse vendo um ET e obrigou ela voltar usar roupas de menina. Eu não sei como proceder. Apenas sei que a amo como quer que seja

A melhor resposta 12 NOV 2019

Imagino o choque que pode ter gerado em vocês, pais, vendo uma filha tomar um posicionamento na vida. Prefiro ver como Kalil Gibran escreveu num livro dele que os filhos e os pais são como o arco e a flecha. Uma vez que o arco (pais) soltou e flecha (filho) a flecha (filho) estará sempre na frente dos pais. Isto não significa em ser mais ou menos. Significa que os filhos tem seu próprio destino e necessariamente podem provocar conflitos quando os pais não entendem isso.
Na natureza existe dois gêneros apenas: Masculino e Feminino e duas Valências apenas: Negativa e positiva. Mas, sempre, em todas as partes e todas as épocas o afeto nem sempre se dá entre MF. As vezes se dá entre MM, FF, Cada um se orienta de acordo com o coração. E não é porque faltou orientação dos pais... isto é próprio de cada um, embora seja ventilado a possibilidade de agentes externos (Venenos, hormônios, antibióticos) nas lavouras, água e ar estejam ajudando a afetar os hormônios dos humanos.
A realidade é que a filha sempre vai ser a filha de vocês e merece ser amada assim como é. Ela é sincera com ela mesma e tem o direito de se construir como é. Experiência mostra que muitas pessoas mudam com o tempo. Então o melhor meio é de permanecer amando-a, conversar muito, estabelecer um diálogo para escutar ela, deixar ela expor os sentimentos assim como vocês, pais, colocar os sentimentos de vocês, mas SEM JULGAR. Simplesmente expor os sentimentos. Se abraçar. Ambos precisam se sentir aceitos e amados.
O que tiver que ser, será!

5943 respostas

12 NOV 2019

Olá! Nossa sexualidade é uma construção para toda a vida. Cada homem, na sua intimidade tem um jeito particular de ser homem, cada mulher constrói uma identidade sexual única. A sociedade lida melhor quando as pessoas apresentem a imagem simples de homem ou de mulher, conforma a biologia determina. Quando há a discrepância, a sociedade tende focar o olhar para esse aspecto, deixando de ver a totalidade daquele ser humano, por isso, a vida desses (com sexualidade não convencional) é objeto de preconceitos e dificultações. De outro lado, os adolescentes, tem entre suas tendências, um energia para se opor ao estabelecido pela cultura. Aos quatorze anos, a pessoa ainda não tem entendimento para ver as implicações de suas caminhadas de hoje, quando estiverem adultas. É preciso ter acolhimento, diálogo, defesa da verdade que se acredita. Pais e mães não podem se omitir quanto ao que pensam para os filhos, quando prevalecer o amor e o acolhimento. Caso exista, de todas as partes, a disposição para contar com o apoio de um psicólogo para pensar o aprimoramento da maneira de interagir e lidar com a questão , poderá ser muito enriquecedor. Um abraço: Ary Donizete Machado.