Estou apaixonado por uma garota de programa, mas estou noivo

Feita por >João · 8 fev 2018 Terapia de casal

Tenho 39 anos e saio com garotas de programa desde os 25. Ao contrário do que as pessoas esperariam de mim eu não me sinto mal por isso, eu adoro sair com GPs, fichas rosas, modelos e afins, ganho relativamente bem e por isso não deixo de pagar nenhuma das minhas contas, uso preservativo em todas as relações, trato todas as garotas que saio o melhor possível. Costumo sair várias vezes com as garotas que eu mais gosto a ponto de ter amizade com várias delas, algumas mantive amizade mesmo depois que elas cessaram a atividade. Tenho vários amigos que fiz nesse meio também. Enfim, se isso é um problema honestamente é um problema que eu gostaria de manter. (risos)

Só que há cinco anos eu comecei a namorar sério uma pessoa. Ela não é desse meio e nem imagina o que eu faço, como sou discreto e as garotas que me relaciono também (especialmente as que se tornaram amigas) minha namorada nunca desconfiou. Moramos em cidades diferentes o que honestamente facilita eu manter o relacionamento e os encontros. Só que há alguns meses começamos a ter problemas no relacionamento, de certa forma, depois de cinco anos, nos sentimos meio que forçados a ir adiante nessa relação e começamos o preparativo para o casamento. Só que comecei a questionar muito o sentimento pela minha namorada (agora praticamente noiva), talvez os anos com garotas de programa me acostumaram a sexo com mulheres mais bonitas do que conseguiria se não tivesse pagando (incluindo, claro, minha namorada). Me dei conta que não tenho tanto tesão assim por ela. Pior, me dei conta que se casarmos as minhas saídas com GPs vão ter que pelo menos diminuir muito (nem passa pela minha cabeça conseguir parar com isso totalmente).

Ao mesmo tempo minha namorada passa por momentos conturbados com seus familiares e trabalho e ela desconta todas as frustrações em mim pelo WhatsApp. Toda vez que penso nela penso em sofrimento, porque basicamente é o que ela faz, ela tem sido negativa, nunca nada está bom, nunca tem nada que possa fazê-la melhorar. Ela vive contando todos os problemas que ela tem, mas não aceita nenhuma sugestão, o que me deixa aborrecido e irritado e, como já não estou bem, triste. Com tudo isso eu penso várias vezes em terminar o relacionamento, e já tentei fazer isso, mas ela chorou muito e falou que a queria abandonar justo agora que as coisas estão mal.

Pra "melhorar" há alguns meses tenho saído com uma garota que não é GP oficialmente (não anuncia em sites) mas sai com clientes por indicação. Não sei se por causa de tudo o que está acontecendo comigo, mas ela simplesmente mexeu comigo demais. Ela é o tipo de mulher que sempre sonhei na vida, linda, inteligente e bastante carinhosa na cama, ou seja, basicamente muito competente no que é exatamente paga pra fazer. Só que fico pensando nela o dia todo. Toda vez que nos encontramos eu faço um agrado como comprar pequenos presentes ou algum chocolate ou vinho que eu já sei que ela gosta, conversamos com frequência quase diária pelo WhatsApp mesmo no período em que os encontros não acontece, eu tenho o desejo que ela tenha um carinho real por mim, qualquer que seja esse carinho. É difícil admitir que caí nesse clichê manjado, mas creio que me apaixonei por ela embora racionalmente saiba que isso é ridículo, ela nunca foi ruim comigo mas nunca me deu qualquer tipo de abertura para esse sentimento, mas toda vez que a encontro eu sinto o coração bater mais forte, ao contrário da minha namorada o sexo com ela é maravilhoso e intenso.

Eu sempre considerei separar bem as coisas e sei racionalmente que nada vai acontecer entre eu e essa GP, mesmo assim isso me dá uma angústia. Quando fico sabendo que ela atendeu um amigo meu eu fico possesso de ciúmes mesmo sabendo que ela não tem nenhuma obrigação comigo. Me dói a ideia de imaginar que ela só é gentil comigo porque a pago, porque tenho um carinho por ela que há muito tempo não tenho. Tenho medo e vergonha de admitir isso pra ela, medo porque ela pode se assustar e não querer mais me ver. Pensei em parar de vê-la, mas na vida eu tive poucas chances de ter sexo gostoso com quem eu estou apaixonado. Mas continuo saindo com outras garotas além dela, claro, mas só tenho esse sentimento por ela.

De uns tempos pra cá eu me sinto chateado todos os dias mesmo quando não tem um motivo específico, acho que me sinto mal por não saber se amo minha namorada de verdade ou não, e acho que vou me sentir mal se eu terminar por causa de um sentimento por GP que eu sei que não tem futuro. Eu queria me entender antes de tomar decisões na vida das quais posso me arrepender demais. Apesar dos problemas com a minha namorada sei que ela realmente gosta de mim, só tenho dúvidas se gosto tanto dela a ponto de perder minha liberdade, e também não sei como terminar. Por outro lado não sei se estou sentindo tudo isso por causa da GP. Não sei se alguém vai conseguir me ajudar nessa bagunça que está minha cabeça, só peço que sejam gentis nas respostas.

A melhor resposta 11 FEV 2018

Então João, nem sempre o envolvimento com outras pessoas fica somente na questão "profissional". Quando identificamos algo nessa pessoa que nos atraí isso gera vínculos e esses vínculos podem se transformar em sentimentos afetivos intensos pela pessoa. Talvez você tenha encontrado nessa moça com quem você sai as características que você gosta, que gostaria que toda mulher tivesse, principalmente a mulher que está ao seu lado. Ao passo que você relata que noivou por pressão, não pelo desejo de noivar. E quando você casar? Casamento é um compromisso sério. Existem muitas questões por trás de tudo isso João, sugiro que busque um psicólogo o mais breve possível em sua cidade para poder fazer terapia e enxergar com clareza as situações de conflito que você tem passado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

4 SET 2019

Olá! Se você tem estado sem angustia, sem sofrimento com as garotas de programa, por que procurou um relacionamento socialmente aceito que lhe faz infeliz? Você já deve saber a resposta! Vai encarar? É a sua vida! Cuide bem dela!
Por outro lado, uma GP como esposa ou sair com gps é a mesma coisa que uma amante que vira esposa. Não vai ter mais o "glamour" que tem sido o elo que une muitos casais. Pense nisso! Boa sorte!

Katyy Psicologia Psicólogo em Nova Iguaçu

4 respostas

2 ABR 2018

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho psicoterapêutico analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento. O processo de psicoterapia analítica possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

19 MAR 2018

Olá João,
ao psicólogo cabe o papel de ajudar o cliente a elaborar suas angústias e compreender como resolver questões dentro de si de forma a passá-las a ação que possibilitará que ele consiga viver de forma satisfatória!
Sua questão está no campo sentimental e não deve ser julgada! Independente de como um relacionamento tenha começado é importante que se compreenda cada passo dado e o que o levou até este momento e quais as questões em destaque!
Qualquer fala solicitando orientação é diferente de uma sessão com um profissional comprometido com você!
Sugiro que se achar interessante faça uma orientação online pois el pode lhe ajudar a ser encaminhado a um profissional presencial!

Caso tenha interesse em fazer uma orientação online me procure!
Att
Thalita Ribeiro

Thalita Coutinho Ribeiro Psicólogo em Belém

71 respostas

14 FEV 2018

Acho que você está se cobrando a tomar uma decisão sobre um relacionamento que você quer levar a sério, mas não leva. Não se casa com ninguém por pena isso é a pior coisa que você pode fazer a alguém. Você deveria procurar uma terapia para se conhecer melhor e compreender o que o leva a manter relacionamentos irreais.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

13 FEV 2018

Oi João. Na dúvida não não decida nada! Busque uma terapia na sua cidade, vai ajudá-lo a enxergar seu dilema de uma outra forma.

Márcia Araujo Psicólogo em Guarujá