Um dia vou me sentir realizada profissionalmente?

Feita por >vivi · 30 out 2021 Orientação profissional

Cresci com uma ideia de uma vida construída, eu e minha mãe planejamos minha vida inteira. O plano era fazer uma faculdade, ter uma carreira de sucesso e ganhar muito dinheiro.
Consegui me formar, já sou formada a 2 anos, mas não senti o sucesso ou o dinheiro vindo! Sempre esteve muito claro na minha mente q quem faz faculdade ganha muito dinheiro, não foi o que aconteceu comigo. Tenho vergonha de dizer as pessoas que sou formada, até tenho um emprego mais ou menos na área, mas não faço nada visto como importante e não ganho bem, tenho colegas sem estudo que ganham mais. Minha autoestima vai pro ralo quando penso nisso!

Não sei se gosto do curso que fiz, parece que não tenho paixão por nada, nem certeza de nada. Um dia desses um colega de faculdade me viu no meu trabalho e sentiu pena de mim, vou ficar louca.

Parece que aprendi muito pouco na faculdade, nada pratico!
comprei cursos práticos mas não vejo as videoaulas, estou procrastinando e me sabotando!

Como conseguir ter o sucesso que sempre planejei?
Quando vou encontrar esse sucesso que passei a vida toda buscando? Ele existe? Um dia vou me sentir realizada profissionalmente?

A melhor resposta 31 OUT 2021

Olá Vivi! Grato por escrever. Você apresentou algo que é extremamente frequente nas pessoas que buscam por orientação ocupacional: ganhar dinheiro. Primeiro isso não representa a realidade de forma alguma: não há profissão que dê dinheiro, há profissionais que, por uma conjugação de fatores, ganham mais dinheiro. Felicidade, saúde, harmonia, prazer pelo trabalho, integrados a um salário razoável não é o mais comum.
Também, pelos seus escritos, certamente aspectos como conexão com a cultura, autoestima, são elementos que, melhor refletidos, te ajudarão a construir caminhos de realização pessoal em consonância com a conquista da razoável vida material.
Sugiro que entre em contato com um de nós, os poucos psicólogos que somos especialistas em Orientação Ocupacional e, ao mesmo tempo psicólogos clínicos.
Sua questão é muito comum. A essência da profundidade pode gerar razoável dinheiro, mas envolve dedicação por tempos, a essência do dinheiro acontece por intenção raramente; geralmente envolve vazio interno.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

10 NOV 2021

Olá Vivi,

Pelo seu breve relato, percebo que o que precisa é definir o seu Propósito e as suas motivações.
Uma escolha profissional não é um processo simples, principalmente quando somos muito jovens e muitas vezes imaturos, e acabamos sendo direcionados a caminhos que mais tarde não irão te trazer felicidade e bem estar.
Sempre é tempo de rever tudo isso e fazer um transição de carreira e buscar de fato aquilo que te fará feliz.

Se tiver oportunidade, busque um profissional que te auxilie neste processo.

Sou de Fortaleza.

Abraços e boa sorte

Cilene Sousa
Psicóloga Clinica e Organizacional.

Cilene Sousa Psicólogo em Fortaleza

1 resposta

8 NOV 2021

Ola! se vc estiver precisando de ajuda é so entrar em contato comigo que eu irei lhe responder rapidamente e irei agendar a sua consulta o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 NOV 2021

Olá
Antes de analisarmos de forma isolada o teu caso, vejo o peso do social: na última década, houve um boom de pessoas entrando na graduação, mas o mercado não se mostrou preparado para acolher todas elas, então se tornou muito frequente uma turma de 40 pessoas formarem e apenas 10 exercerem. Talvez te ajude se eu disser que você não está sozinha.
Em terapia, talvez possamos trabalhar com várias possibilidades: realinhando nossas expectativas a realidade, refazendo nossos planos, avaliando o que já fizemos para alcançar esse famoso "sucesso" ou até mesmo repensar o que vemos como sucesso.
Eu tenho um artigo publicado aqui na plataforma sobre isso, se te interessar, tenta dar uma olhadinha!
Você não está sozinha, conte comigo se precisar.
Um abraço.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

31 OUT 2021

Oi Vivi...
Digamos que voce caiu no conto de fadas! Acreditou na mentira do sistema. O sistema sempre mente diz que voce deve estudar, fazer um curso, fazer doutorado, pos doutorado e depois o dinheiro vem... mentira.
O sistema não se importa na tua felicidade, ele só que te adaptar a ele, que seja uma frustrada pois assim ele te vende necessidades, remédios, te faz consumir coisas...
Precisa se conhecer, quam a sua identidade, precisa descobrir o objetivo da sua vida.
Voce colocou a carroça na frente dos bois... planejou a tua vida em cima das referências do sistema e como resultado, a felicidade, a realização não vem, muito menos o dinheiro, porque o dinheiro é a materialização de uma energia. e se voce não está na tua energia, não está num trabalho que te dá alegria, prazer e facilidade, o dinheiro não vem.
Veja o que realmente gosta de fazer, esqueça o cirso e faz o que te dá prazer.
Depos, se tiver necessidade de conhecimento para mrlhorar o que faz, voce busca.
Faça Psicoterapia, faça teste vocacional, descubra o que te dá tesão em fazer.