Tirar as roupas de boneca, com 3 anos.

Feita por >narakarleiany · 20 mar 2022 Psicologia infantil

Criança de 3 anos. Quando brincar de boneca ela tirar as roupas de todas as bonecas ? Ela faz isso, desde de pequena.

A melhor resposta 21 MAR 2022

Olá Narakarleiany! Grato por perguntar. Esse comportamento é saudável, comum, até certo ponto esperado por parte de crianças nessa idade. O corpo é natural, a roupa não - é cultural. Os motivadores corporais são extremanete genuínos. A criança está exercitando essa ponte entre a cultura (boneca) e a natureza (corpo real). Nos próximos tempos essa condução para função social da roupa começara a fazer sentindo para ela na boneca que é símbolo do encontro entre a natureza e a cultura. Essencial é ela (sua filha), aceitar a roupa nela mesma, vivenciar uma relação adequada com a idade, nas curiosidades corporais; essencial é lidar com as curiosidades sobre o corpo do outro, dentro de parâmetros adequados para as crianças dessa idade. A escolinha, vizinhos, irmãozinhos, amiguinhos de idade assemelhada ajudam a situar esse parâmetro.
Caso necessite, estarei a disposição para fundamentações.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Ainda é preciso precaução. Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8654 respostas

23 MAR 2022

Nara,
Qual o problema?
Não entendi a tua dúvida!!!
Isso tem um grau de censura de tua parte?
A criança é pura, não tem maldades...

5826 respostas

21 MAR 2022

Boa noite narakarleiany
Quando ela for brincar com as bonecas entre na brincadeira e escolha umas bonecas pra ti, escolha 2 , uma tu tira a roupa a outra tu deixa de roupa. Quando iniciarem a brincadeira sutilmente pergunte e elogie a boneca que está vestida e peça para ela escolher outras roupas para colocar nas bonecas dela. A partir desse momento veja o comportamento e o que ela fala sobre esta questão.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre