O que eu preciso fazer para ajudar meu filho de 3 anos e 6 meses tirar a camisa?

Feita por >andrea · 7 nov 2014 Ludoterapia

Olá queridos amigos! Eu tenho um filho maravilhoso, esperto, carinhoso, conquista as pessoas quando sai na rua, pois ser muito carinhoso, principalmente com pessoas idosas. Mas com tudo isso ele luta para não tirar camisa do corpo, principalmente se for na frente de outras pessoas e não fica sem camisa de jeito nem um. Ele ama piscina, praia e agora nem quer ir. Isto está nos deixando preocupados, porque quando forçamos um pouco tentando tirar, ele chora de soluçar. Ele só tem 3 anos e 6 meses e diz que não pode ver o tórax dele. Me ajudem por favor. Ele grita e se esconde. Obrigada!

A melhor resposta 10 NOV 2014

Olá Andréa!

A grande questão aí é o por quê, que crença é essa de que ele não pode tirar a camisa?

As pessoas a sua volta tiram a camisa com naturalidade ou se escondem? Crianças são muito sensíveis nesse sentido.

Não recrimine, não force. Ele com certeza tem um motivo para isso. Converse com ele com carinho, deixe que ele se explique. A partir dai você pode ajudá-lo a perceber que não tem problemas tirar a camisa.

Att,

Isabella Ruiz

Isabella Ruiz Psicólogo em Belo Horizonte

15 respostas

26 AGO 2015

Olá Andrea, é muito importante entender o por quê seu filho não tira a camisa e nem deixa ninguém tirar, é preciso entender o que tem por trás disso, é preciso compreender o sofrimento que esta criança passa quando ocorre está situação. Como é de fundamental importância entender as crenças que ele carrega. Escute-o e tente ajuda-lo , sem forçar. Se persistir o problema é preciso muito da ajuda de um psicólogo, Andrea.
Boa sorte,
Barbara Layane
Psicóloga - 19 / 2693

11 NOV 2014

A chave para solucionar esta questão é investigar o significado que tem para seu filho o fato de tirar a camisa e mostrar o tórax. Se esta resistência persistir é recomendável procurar ajuda com um(a) psicólogo(a) que fará uma avaliação do comportamento dele. Não o obrigue e tirar a camisa, procure ouvi-lo e acolher o sofrimento dele.
Grande abraço e boa sorte!
Cristina Vasconcelos

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

10 NOV 2014

Procure um psicólogo para fazer uma avaliação psicológica para entender de onde vem esse medo que já se torna patológico e causa grande sofrimentos na criança. Não o force a tirar a camisa, converse e tente entender o motivo.

Keili Gobi Psicólogo em Rio de Janeiro

27 respostas

10 NOV 2014

Olá Andreia!
A criança na idade de 2 a 7 anos costuma ter modificações importantes nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, por isso, não esta isenta de representar ou atribuir significados à realidade, que não corresponde à mesma. Às vezes a criança racionaliza um significado de um evento de forma distorcida e irreal. Neste caso é necessário descobrir que significado está relacionado ao tórax, podendo ter outro viés. Provavelmente só um profissional vai conseguir descobrir a causa do problema.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André