Término de relacionamento

Feita por >Angela Maria de Aguiar Silva · 8 abr 2020 Separação

Faz exatamente 5 meses em que me separei da minha ex, morávamos juntas nosso relacionamento caiu na rotina e sim era abusivo por ambas as partes, acontece que terminamos tivemos 2 a 3 recaídas porém não voltamos, eu insisti demais, corri atrás me humilhei, ela chegou trancar a casa dela para eu não entrar, ela sempre diz que só sei falar as mesmas coisas. Eu queria ter seguido porém eu amo ela demais o sofrimento é diário e antes ela dizia que sentia algo mas não queria falar, agora ela assumiu para todos familiares que não sente nada por mim, em uma recente discussão ela disse que quer o novo, conhecer uma pessoa nova, porém não está conseguindo se conectar a ninguém ela sente um bloqueio, é incrível energia ruim que sinto quando estou próxima a ela, sinto saudades mais ao estar na presença sinto também bloqueio. Eu não sei se devo seguir ou tentar mudar para reatar. Por favor me ajude.

A melhor resposta 17 ABR 2020

Boa tarde Angela, pelo seu relato só posso ajudá-la sugerindo que, nesse momento se dê um tempo, pois essa confusão toda em torno da sua separação e recaídas parece que se tornou uma mão de via dupla, o que sua companheira quer e diz para você e, em contrapartida o que você quer desse relacionamento.

Angela você pare um pouco para pensar como vocês chegaram a esse ponto, onde ela não quer continuar e você insiste no relacionamento, o que aconteceu com a relação de vocês? Você ainda a ama, mas ela diz que não te ama, dá para viver uma relação assim? A sua insistência pode está dificultando e produzindo o bloqueio, qual seria a solução? Seguir em frente? Mudar seu comportamento para se adequar o que a sua ex quer? Conhecer uma nova pessoa mesmo vivendo no momento o caos da separação? O que te faria feliz nesse momento? Ser amada ou só amar? Responda essas perguntas para você mesma e as respostas podem ajudá-la a vislumbrar uma direção.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

9 ABR 2020

Olá! Obrigado por participar. A única maneira de a gente estar inteiro com o outro e ser valorizado, o mais plenamente pelo outro, é a gente estar inteiro com a gente mesmo. Em outras palavras: você precisa estar espontânea, original, namorando a si mesma, para resgatar a estabilidade de ser interessante a outras pessoas. Valorize-se, faça coisas de vida, que na individualidade natural de cada ser, é possível fazer, de forma a despertar sentimento de ética e atrativo social e cultural interessantes. Saudades é um sentimento muito positivo, pois é o registro de que a história foi construída com coisas que geram lembranças boas. Por outro lado, o tempo não para, as coisas estão em constante mudança; aquela "você" de ontem não existe, amanhã, querendo ou não você será outra; cuide do processo natural e inevitável da constante construção de si mesma, com alegria, dedicação, ética, criatividade, esponteneidade. Certamente, essa pessoa inédita, posto que está em constante construção, apresentará mil atrativos, para as pessoas, que também estão em constante transformação. Coloco-me à disposição para possíveis aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.