Tenho muito medo de sentir dor de dente, de morrer de dor

Feita por >Elenilda · 7 ago 2015 Pânico

Tenho muito medo de dentista, quando meu dente dói já acho que é algo grave, fico tremendo, estado de pânico,apavorada de ter que ir ao dentista. A alguns anos tive uma experiencia dolorosa com um profissional (dentista) e não consigo assimilar isso, tenho medo de sentir dor, de morrer, não sei o que fazer. Obrigada.

A melhor resposta 8 AGO 2015

Ola Elenilda, vamos ver as evidências... ninguem gosta de dor de dente, muito menos no barulho e dos instrumentos utilizados pelos mesmos. Porém, em diversas areas vamos nos deparar com profissionais que nos trazem recordações negativas. Porem, o medo que possuimos, não deve nos impedir de procurar outro profissional (buscar boas referencias) , bem como necessitamos baixar o nosso nivel de stress e ansiedade. Técnicas de relaxamento auxiliam muito neste momento e ja há no mercado dentistas que técnicas inovadoras para minimizar este sofrimento. Neste processo, sugiro que busca um profissional da psicologia para lhe acompanhar e junto com você buscar a minimização do sofrimento. Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

20 AGO 2015

As terapias comportamental e cognitiva trabalham com casos como o seu, nos quais a pessoa adquiri, por alguma razão um medo de algo específico e precisa se fortalecer para passar por situações similares e trabalha também com ansiedades mais generalizadas como o medo de morrer ou o medo de sentir dor. Recomendo que procure por um profissional que trabalhe com uma destas teorias da psicologia.
É possível ter melhora e mais qualidade de vida através de treinos e do melhor entendimento de como esses medos surgem na sua vida. Bom tratamento!

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

17 AGO 2015

Oi! Elenilda. Como foi sua infância? Tamanha insegurança deve ter sido adquirida através de outras pessoas, e você deve ter recordações negativas. Entenda que cresceu,determinadas situações devem ser encaradas enfrentadas e superadas.O enfrentamento traz a transformação do problema. Sugiro que busque atendimento psicológico para resolução do seu problema. Psicóloga cleleste.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

15 AGO 2015

Elenilda, qualquer dor é extremamente desconfortável; trata-se de um estímulo repulsivo para o nosso psicológico, no entanto, a dor possui várias significações; até a de nos proteger informando que ali (local) algo precisa ser cuidado. Importante buscar um profissional em psicoterapia que possa auxilia-la e apoia-la no conhecimento próprio e de suas angústias a fim de promover técnicas que minimizem o medo. Sugiro a Hipnoterapia, que é um método eficaz no controle e entendimento do que acontece com você hoje. Sinta-se à vontade para entrar em contato e tirar suas dúvidas, será um prazer ajuda-la de alguma forma. Abraço. Márcia Cristina Gil. RJ.

Márcia Cristina Gil Psicólogo em Rio de Janeiro

15 respostas

14 AGO 2015

Oi Elenilda, medo é algo natural na vida do ser humano, mas quando o medo não serve como proteção, no seu caso já é patológico, então sugiro buscar ajuda de um profissional para iniciar uma terapia que irá te ajudar a superar esse trauma, e quanto ao dentista procure um que você possa confiar, .A melhor forma de superar nossos medos ė enfrenta-los. Com a terapia você conseguirá enfrentar seus medos, e ter um controle de suas emoções.

Psicóloga Luzinete Vasconcelos Psicólogo em João Pessoa

70 respostas

12 AGO 2015

É possivel que voce tenha construido, sem perceber, ao longo de sua vida, uma imagem do profissional dentista como algo que se deve temer, associando-o a sofrimento. Tal ideia em conexao com a experiencia de dor pode ser o motivo da odontofobia. Seria importante trabalhar essa dissociacao. Se nao conseguir sozinho busque uma psicoterapia. Se nao for possivel, procure um dentista que tenha simpatia e conte a ele seus temores, seus medos. Peca que explique o passo a passo do tratamento para voce se sentir mais confiante. Voce pode , inclusive, combinar um sinal, para que ele pare quando voce estiver sentido dor.
Boa sorte.

Vilcelia Di Pietro Psicólogo em São Paulo

2 respostas

11 AGO 2015

Olá, Elenilda,

Hoje em dia existem diversos bons profissionais na área odontológica, mas como você veio aqui no portal de psicologia falar disso e comentando que você já passou por uma experiência dolorosa com um dentista e que até hoje não consegue assimilar isso, que tal poder falar disso com um psicólogo para que esse trauma se dissolva?

Talvez, buscar por um Acompanhante Terapêutico, em psicologia possa ajudá-la diante do consultório do dentista.

Qualquer dúvida pergunte.

ABS.
Luiz Gustavo Amadei

Luiz Gustavo Amadei Psicólogo em Santos

4 respostas

11 AGO 2015

Olá Elenilda!

Considerando o seu relato, queixa relacionada a medo, sugiro, se for do seu interesse, que procure um profissional da psicologia habilitado em "EMDR" é uma sigla em inglês de reprocessamento e dessensibilização para traumas, pela estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais, com bons resultados.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

10 AGO 2015

Boa tarde Elenilda.
Quanta ajuda é reflexões vc teve ate agora, sim?
Agora é com vc, suas decisões, seus pensamentos e sentimentos que vão controla lá para ter uma reação mais favorável à vc. As técnicas para este tipo de reação, funcional e muito. Boa sorte e procurar alguém para te orientar, seria bem interessante.
Juliana G. Legatzki- Rio Claro- São Paulo

Juliana Legatzki Psicólogo em Rio Claro

19 respostas

10 AGO 2015

Oi Elenilda, bom dia! Sentir dor de dente é realmente horrível! Na verdade, sentir dor não é nada agradável. Acredito que como voce teve muita dor em um tratamento a anos atrás, voce está trazendo essa experiencia para o presente e com isso trazendo o medo.
Há bons profissionais na area de odontologia que certamente vão te auxiliar a perder esse medo.
Não desanime e não deixe de tratar o dente doente pois ele certamente vai piorar e doer mais.

Lea Maria Vicari Psicólogo em São Paulo

51 respostas

10 AGO 2015

Elenilda, bom dia,
Temos ai duas situações bem complexas! a dor e o medo.
A dor Dor é uma sensação desagradável, que varia desde desconforto leve a excruciante, associada a um processo destrutivo atual ou potencial dos tecidos que se expressa através de uma reação orgânica e/ou emocional. O medo é um estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência.temor, ansiedade irracional ou fundamentada; temor, ansiedade. Ambas tratam-se do receio á uma perturbação angustiosa perante um risco ou uma ameaça real ou imaginária e que independente de como se manifesta deve ser tratada. Este bloqueio, este medo sendo ele real ou imaginário trará além dos danos emocionais que você já reconhece, também a médio e a longo prazo problemas para a sua saúde, pois a prevenção e o tratamento seja ele dentário ou geral tem que ser acompanhado de um profissional periodicamente. Trabalhar este medo se faz necessário, o profissional em psicologia possui ferramentas para identificar o que lhe traz tanto sofrimento e angústia. procure um psicólogo.

Leticia M. Fonseca Psicólogo em Palhoça

43 respostas

10 AGO 2015

Olá Elenilda. Bom dia.
Pelo seu relato, você passou por uma experiência traumática com um dentista e ainda não conseguiu elaborar, assimilar essa situação. Você conhece o EMDR? É uma terapia que trabalha com a elaboração e o reprocessamento dos eventos traumáticos através da estimulação bilateral no corpo, geralmente com o movimento dos olhos. É extremamente eficaz e pode ajudar você a resolver este trauma que deve estar atrapalhando bastante o fluir natural da sua vida.
Entre em mundopsicologos/notícias e veja o meu artigo sobre o EMDR.
Boa sorte.
Sandra Colaiori
CRP06/34949-0

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

9 AGO 2015

Olá Elenilda. vamos lá!
Medo de dentista talvez seja o mais comum em nossa sociedade. Aquele barulhinho é péssimo. No entanto, eu nunca soube de alguém que não tivesse resistido a ele. Quando se tem dor de dente, percebe-se que a dor é muito pior do que a intervenção do dentista. Você conta que teve pouca sorte da última vez que precisou desse profissional, o que lhe deixou sensibilizada quanto a essa questão. Porém, em todas as áreas existem bons e maus profissionais, com certeza você poderá encontrar um dentista que considere seu medo, sua insegurança e que faça um bom trabalho. Mas de acordo com o seu relato, a simples probabilidade de você vir a precisar de um dentista já lhe causa sofrimento, então, sugiro que você procure um psicólogo Cognitivo-comportamental para lhe ajudar nessa questão. Geralmente essa abordagem apresenta ótimos resultados quanto a medos excessivos e fobias.
Espero ter ajudado um pouquinho.
Se precisar de mais informações estou à disposição.

Boa sorte!
Sueli Doniseti

Sueli Doniseti dos Santos Psicólogo em São Paulo

29 respostas

8 AGO 2015

Pelo seu relato, o medo excessivo de dentista está relacionado à experiência dolorosa que teve anteriormente, podendo chamar de Estresse Pós Traumático. A técnica do EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento pelo movimento dos olhos) é muito utilizada e, normalmente, eficaz nesses casos. Seria importante você fazer terapia para reprocessar a situação perturbadora.

Karlla Cristina de Paula Silva Psicólogo em Anápolis

24 respostas

8 AGO 2015

Ola Elenilda, no passado quando você foi ao dentista trouxe uma certeza para você reagir dessa forma pelo desconforto ou sofrimento causado com um profissional. Se permita aos poucos pensar a sua relação com esse problema e todas as variáveis que lhe acionam essa ansiedade e reflete no seu corpo e os sintomas relatados. Superar esta situação requer um grande empenho seu ao identificar o que te deixa aprisionada neste medo e amenizar esse sofrimento.. Busque auxílio de um(a) psicólogo(a) para te ajudar a superar e cuidar da saúde bucal que é extremamente importante para sua qualidade de vida.. Um forte abraço!!

Psicóloga Katia Janete Egerland Souto Psicólogo em Florianópolis

39 respostas

8 AGO 2015

Olá, Elenilda,
O que você está passando é muito comum. Você teve um trauma e agora, cada vez que lembra do mesmo tipo de situação, você tem uma reação de ansiedade muito forte. Isso é facilmente tratável com algumas sessões de psicoterapia cognitivo comportamental. Fique tranquila, você pode aprender a lidar com esse medo e não precisa ficar sofrendo.
Boa sorte.

Rita Guimarães Psicólogo em Campinas

54 respostas

8 AGO 2015

Olá Elenilda. Há várias formas de lhe ajudar a vencer o seu medo. Técnicas de Terapia cognitivo comportamental, como: dessensibilização sistemática e relaxamento progressivo, são exemplos. Outra ferramenta, que costumo usar, nestes casos, é a hipnose. Entretanto, caso você não tenha acesso a um profissional (psicólogo), que possa lhe ajudar com estes meios científicos, pode usar sua imaginação com exercícios mentais de aproximação do dentista. Primeiro você imagina fazendo seu tratamento e, como se trata apenas de imaginação não poderá sentir dor, a menos que a imagine. Deve perceber, que todo seu medo é imaginativo. Sua experiência dolorida com um dentista foi no passado. Lembre-se sempre disto. Passe a questionar os reais sentidos do seu medo. Aprenda que pensamentos medrosos alimentam a emoção do medo. Então, quando precisar pensar no dentista, faça-o com pensamentos de coragem.
Abraço.

Joacil Luis de Oliveira Psicólogo em João Pessoa