Tenho medo o tempo todo da esquizofrenia o que pode ser?

Feita por >Nili · 23 jun 2020 Esquizofrenia

Bom dia, eu preciso muito de ajuda de uma resposta. Pois aconteceu que um dia desses eu tive um ataque de pânico a noite depois desse dia eu comecei a procurar na internet sobre isso e começou aparecer relatos de esquizofrenia depois disso não consegui mais dormir de tanto medo de ter essa doença, os relatos diziam sobre alucinações que derrepente tudo sumiu e a pessoa entrou em psicose ouvindo coisa a da TV e vozes e eu não consigo mais assistir de tanto medo de ouvir vozes e ficarem na minha cabeça e não consigo ver desenhos mais de medo de alucinar com os personagens e relatos sobre psicopatas e eu não consigo mais viver com tanto medo de desenvolver isso .
Obs ( nunca alucinei) e ( nunca ouvi nada ) , ( não tenho genética ) , mas de tanto medo parece que vejo tudo tremendo .
As vezes não sei quem eu sou , nao sei se tudo é real , não sei se tudo pode virar uma alucinação.
A

A melhor resposta 24 JUN 2020

Olá Nili! Pelo seu relato, você experimentou um desconforto que você chamou de ataque de pânico. Podemos dizer que: como desenvolvemos a nossa capacidade para escrever, aprimoramos nosso corpo para, por exemplo, desenvolver mais músculos, suportar mais peso. Quanto à mente, também podemos desenvolver maior ou menor sensibilidade ao medo, aprender a lidar com o medo. Seu relato apresenta uma experiência, dentre muitos dias de vida. Assim predomina as experiências diferentes do medo intenso. Você foi ler sobre o assunto e, como trata-se de assunto dessa natureza, como a maior parte das pessoas, você ficou impressionada e se viu com algumas possibilidades. Não se preocupe. Cabe lembrar que somente você pode dimensionar o que está sentindo na tua intimidade, mas a maioria das pessoas experimentam uma vivência como a sua e depois as coisas voltam ao normal. Persistindo o problema ou você querendo trabalhar o desenvolvimento pessoal e auto conhecimento, será enriquecedor você poder passar por processo técnico-científico com psicólogo. Sugestões práticas: mantenha rotina de vida saudável, envolvendo dormir de noite, estar acordada de dia, alimentação ponderada, atividade física, trocas sociais adequadas e com os cuidados com o Covid-19. De outro lado minimize internet, telefone, celular, televisão. Dê prioridade para as interações reais. Estamos à disposição para maiores aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, utilize máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

2 JUL 2020

Olá Nili,

A esquizofrenia não é uma doença que surge pelo medo de tê-la, mas o transtorno do pânico é desenvolvido pelo medo de ter novos ataques de pânico. Se você nunca teve nada que configure como critério diagnóstico (como voce mesma disse) para esquizofrenia, o que você está tendo provavelmente não seja. Mas sugiro que faça psicoterapia, pois por aqui temos poucos elementos para dizer se alguem tem ou nao algo. Pesquise tambem sobre higiene do sono e técnicas de relaxamento, as faça antes de dormir para melhorar a qualidade do seu sono.
Fico à disposição para conversarmos,
Abraços

Maria Carolina B. Rodrigues Psicólogo em Marília

16 respostas

30 JUN 2020

Ola NILI você ja tentou fazer uma avaliação psicológica para entender melhor seu diagnóstico? Se não fez, seria interessante oK?

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo