Tenho medo e angústia de sair de casa, o que pode ser?

Feita por >Egmr · 22 out 2021 Angústia

Tem mais de um ano que comecei a passar mal do nada, meu coração acelera e começo a tremer. Tem um ano que meu pai amputou meia perna e nesse período minha família passou por uma fase muito difícil. Depois desse processo descobri que tenho psoríase por conta do estresse.... logo em seguida meus pais e minha irmã pegaram covid, mas graças a Deus todos se recuperaram, mas fiquei com muito medo de acontecer algo pior com eles. ultimamente não quero mais sair de casa pra nada. Fico angustiada pra ir em qualquer lugar e não sei porque me sinto assim.... meu coração dispara, tremo e quando vou pra qualquer lugar, fico ansiosa pra retornar pra casa e parece que só encontro paz, quando estou dentro de casa... Quero muito voltar a minha vida "normal", pois tenho dois filhos pra cuidar e não quero que isso atrapalhe a minha vida e bem a maneira que consigo me relacionar com as pessoas.

A melhor resposta 23 OUT 2021

Olá Egmr
Quanto mais evitar sair, mais terá medo, os seus medos devem ser enfrentados, dentro das suas possibilidades, para que sejam amenizados e que você possa perceber que nem tudo é exatamente como seus pensamentos determinam. A pandemia obrigou as pessoas a se afastarem do convívio social, além de trazer muitos medos por conta da covid. este medo é real, mas também é real que se as pessoas não voltarem ao convívio poderão sofrer de outros males, inclusive os psicológicos. Portanto com cautela muitos estão voltando a suas rotinas sociais. As mudanças não precisam ser de uma vez, é necessário ir se adaptando lentamente a estar na rua, nos locais públicos, entre outros.
É necessário que entenda as suas limitações e comece a perceber quais pensamentos vem a sua mente quando seu coração dispara e tem tremores, então você pode pensar o quanto estes pensamentos são reais para as outras pessoas e começar a verificar o quanto há de verdade naquilo que tem pensado. Assim poderá perceber que há um risco, mas ele pode ser minimizado.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

9 NOV 2021

Ola! se você precisar de ajuda é so entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

24 OUT 2021

Olá. Você nos conta que algum tempo vem tendo sintomas que variam: Coração acelerado, tremores, ansiosa, psoríase...A vida tem lhe sido dura...seu pai amputou um membro, pessoas adoeceram em função da pandemia, e mesmo que tenham se recuperado o sentimento de medo não desapareceu. Você tem se percebido mais isolada, neste isolamento, em sua casa, você até se encontra em paz...No entanto queria que a vida voltasse ao "normal", quer cuidar dos seus filhos...quer se relacionar com pessoas! Você também se pergunta o que pode estar acontecendo...Afinal são tantas coisas não é?

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

23 OUT 2021

Oi EGMR, Bom Dia!
Digamos que voce esteja por demais influenciada pela mídia que só espalha terror, medo e confusão. Melhor não assistir mais nada, principalmente televisão. Desligue e desfaça-se da TV. É um inimigo dentro de casa.
Em segundo lugar, o que poderá acontecer com seus pais, acontecerá e não vai ser a tua preocupação que vai livrá-los disso.
A maneira como cada um constroi a sua vida, obterá os resultados. Voce colhe o que planta.
Não é o que entra em ti que faz mal, mas o que sai de ti. Se alimentar o medo, uma mosca pode te matar. Se não alimentar o medo, nada te fará mal. Tenha autoconfiança, acredite em ti e na força da tua vida.
Não se coloque como vítima e nem com medo da vida. É o lugar onde voce está e terá que saber enfrentar as situações sem demonstrar fraqueza e fragilidade.
Se precisar de ajuda, volte.
Abraços

5912 respostas

23 OUT 2021

Olá Egmr! Grato por escrever. Você viveu uma sucessão de acontecimentos difíceis de lidar, associados aos tempos de pandemia. Isso está prevalecendo sobre a história (passado), está prevalecendo sobre as metas, construções e objetivos (futuro). Certamente você está ansiosa e, de maneira dispersa, associando saída de casa com perigos. Será preciso racionalizar, exercitar aos poucos, em companhia de pessoas de tua confiança a retomada da saída de casa. Filhos, especialmente crianças, ajudam muito nessas horas.
Será recomendável que você conte com a assessoria cientifica de um psicólogo para trabalhar essa questão de forma mais científica, mais estratégica. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8757 respostas

23 OUT 2021

Oie!
Espero que fique tudo bem
Durante a pandemia, muita gente passou a sentir esse medo, o medo de externo, da ameaça fora de casa. Não se trata de um fenômeno que só aconteça contigo.
Num espaço seguro como é a terapia, podemos buscar trabalhar com mais calma e sensibilidade esse medo, como por exemplo avaliar a relação dele com a dinâmica familiar, não como algo restrito a pandemia.
A partir do momento em que enfrentamos nossos medos, podemos achar espaço para uma vida mais saudável.
Conte comigo se precisar de algo!
Um abraço!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha