Tenho depressão e sou humilhada pelo esposo. Não tenho tesão, o que fazer?

Feita por >luciana santos · 6 abr 2015 Depressão

A melhor resposta 8 ABR 2015

Olá Luciana! Para poder ajudar você sobre qualquer queixa relatada, é necessário que qualquer profissional tenha acesso a mais informações sobres os fatos. Por outro lado, se você procurou um psiquiatra e este diagnosticou depressão, prescreveu antidepressivo, e seu marido não foi comunicado da doença e como esta procede, e como se desenvolve e quais sintomas são gerados pela medicação, é difícil para um profissional com todos os conhecimentos imagina para ele é leigo e está envolvido diretamente? Se torna muito difícil para um leigo entender e ajudar no tratamento, e mais pode entender que você também esteja distante, frígida. O melhor a fazer é esclarecer francamente com seu marido.

14 ABR 2015

Nem todo estado de tristeza é considerado depressão, um transtorno que só pode ser diagnosticado por um profissional especializado. Tendo esse profissional feito o diagnóstico, sua queixa são problemas no relacionamento. O ideal é fazer psicoterapia com um psicólogo de modo que você possa entender melhor pelo que está passando e tomar decisões com maior consciência.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

8 ABR 2015

Olá Luciana!

Procure urgente um psicólogo e se trate, pois tudo na vida pode ser reconstruído, e se você quiser o tratamento te ajudará muito.
Psicóloga: Keili

Keili Gobi Psicólogo em Rio de Janeiro

27 respostas

8 ABR 2015

Luciana, Boa tarde!
Que bom que está podendo pedir ajuda, este é o primeiro passo. As coisas não estão bem e necessita cuidar de seu sofrimento e se fortalecer em auto-estima até para poder se posicionar em sua vida, em todas as relações. Busque ajuda especializada, pois precisa cuidar da química cerebral e este é papel do médico psiquiatra. Também, é necessário uma psicoterapia para rever sua forma de lidar consigo e com sua vida. Pode buscar cuidados especializados por opção pessoal se a busca for particular, entretanto, se possuir plano médico acione o profissional - médico psiquiatra - e, também, solicite o encaminhamento à psicoterapia: legalmente são cobertas sessões anuais por ano de aniversário do contrato (veja site www.ans.gov.br). Em suma, acredite que já começou a escrever uma nova história.

8 ABR 2015

Ola Luciana,
Além das boas respostas dos colegas, vale também prestar atenção na humilhação que você diz sofrer de seu esposo.
É difícil saber do que se trata exatamente do que se trata, mas não se pode desconsiderar a possibilidade de que o que você chama de humilhação seja considerado como uma grave violência psicológica contra a mulher, cabendo intervenção judicial e o enquadramento na lei Maria da Penha.
Depressão e falta de desejo sexual também são consequências potenciais de tal fato.
Recomendo se informar sobre o assunto, do qual tem bastante material na internet.

No mais, tudo de bom para você.

Cultivar Grupo de Psicologia Psicólogo em Curitiba

9 respostas

8 ABR 2015

Olá Luciana
Sua pergunta está muito vaga e este assunto é muito vasto.
Se você tem diagnóstico de depressão, precisa de psicoterapia e dependendo da depressão, precisa também de medicamentos para reverter o quadro. As duas coisas são necessárias para que você possa elaborar as questões emocionais que deram origem e as que estão mantendo a sua depressão.
Quanto às questões com o seu marido, podem estar relacionadas com o seu quadro clínico sendo causa ou conseqüência desta relação, que não está bem.
Portanto quando você for para a terapia, estas questões aparecerão naturalmente e serão tratadas lá.
Ligue e marque a sua sessão.
Você irá se setor bem.
Obrigada
Sandra Colaiori

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

7 ABR 2015

A depressão pode se manifestar de forma leve, moderada e grave. A pessoa fica com baixa energia, sem vontade e interesse de fazer qualquer tipo de atividade, incluindo o desejo sexual. O sono e o apetite também se alteram. Se você ainda não buscou ajuda profissional, faça o mais breve possível, quanto mais tarde deixar para tratar, mais dificuldades irá encontrar para se recuperar. A ajuda familiar é muito fundamental. Entretanto, há o desconhecimento por grande parte da população do que é a doença e como agir. Certamente, o profissional irá chamar o familiar mais próximo para dar orientações sobre a doença a e importância de aderir ao tratamento.

Celia Regina Cordeiro Sampaio Psicólogo em Curitiba

15 respostas

7 ABR 2015

Luciana, bom dia, procure ajuda urgente. A terapia cognitivo-comportamental irá ser muito útil a você.

7 ABR 2015

Prezada Luciana, bom dia!
Sugiro que você procure um profissional para melhor expor a sua história, e diante disso fazer um trabalho de intervenção.
Att,
Vanessa de Almeida
Psicóloga clínica

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

7 ABR 2015

Prezada Luciana

São duas coisas que precisam ser resolvidas com você, sua depressão e seu relacionamento com seu marido. Para isso, você precisa procurar um psicólogo e iniciar uma psicoterapia, não descartando a possibilidade de também ter que procurar um psiquiatra, para ser medicada com relação a sua depressão. No que tange ao seu casamento, acredito que, conforme vc for bem orientada por um psicólogo, vc poderá compreender e resolver o que há de errado no seu relacionamento. Não se esqueça que muitos dos nossos sentimentos são consequências de nossas circunstâncias e é normal que, envolvida em um relacionamento confuso e instável, o seu apetite sexual diminua ou até mesmo inexista, mas a tendência é que volte ao normal, assim que os conflitos conjugais forem se dissolvendo. É isso.

Atenciosamente
Dínerson Fiuza

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

7 ABR 2015

Luciana, é realmente difícil ter tesão quanto se está triste e não se é valorizada…em especial quando se é colocada pra baixo pelo homem com o qual se está. Imagino que você nomeia como depressão, se não for de fato um diagnóstico que um profissional te deu, é um estado que nos provavelmente te torna um pouco apática e mais vulnerável diante dos outros. É importante poder se fortalecer, se preservar e se proteger das humilhações.

Tesão também é algo relacionado à alegria e a vontade de viver. Se você por um lado está sendo humilhada e por outro pressionada a transar qual o espaço que sobra para você sentir naturalmente seu prazer pela vida e pelo sexo? Talvez seja importante pedir apoio de pessoas que você possa confiar, consultar um psicólogo — que poderá ajudá-la a ter mais clareza de você mesma — e um psiquiatra para avaliar se você poderá se beneficiar de medicação.

Anônimo-245115 Psicólogo em São Paulo

1 resposta

6 ABR 2015

Oi Luciana. Essa depressão foi diagnosticada por um psicólogo ou psiquiatra? Pergunto isso porque há muita confusão do que as pessoas pensam o que uma depressão e o que ela relamente é. Se você estiver tomando antidepressivo, está fazendo conforme a orientação médica? Com relação ao seu marido, não é possível fazer uma avaliação sem conhecê-los, mas, o que ocorre muitas vezes é o desconhecimento da doença depressão. Mudanças de comportamento como choro, tristeza, falta de ânimo podem ser vistas como "preguiça" ou coisas assim. É importante que você, seu marido e familiares saibam que a depressão é uma doença e tem caracetrísticas próprias, mas que pode ser tratada. A reação de seu marido pode ser por ele não entender o que está acontecendo. Dessa forma, podem surgir comentários mais ríspidos e você, com depressão, pode entender de forma distorcida e carregada. Pelo seu relato, a falta de desejo sexual pode estar relacionada ao antidepressivo, obviamente se você foi corretamente diagnosticada e estiver cumprindo o que foi prescrito. De outro lado, se seu marido está lhe humilhando, como você disse, fica difícil ter desejo sexual. Recomendo que se você ainda não foi a um psiquiatra ou psicólogo, que vá o mais rápido possível, assim você se livra desse sofrimento. De qualquer forma, é preciso que você tenha uma conversa franca e racional com seu marido. Qualquer dúvida, pergunte novamente. Abraço.

Sergio Manzione Psicólogo em Salvador