Minha namorada alegou depressão e terminou comigo. O que fazer?

Feita por >João · 1 abr 2016 Depressão

Minha namorada está com depressão. Conversamos e ela me pediu um tempo e três dias depois terminou comigo. Ela havia dito que em seu último relacionamento o namorado teria depressão e a humilhou muito, mesmo ela tentando ajudar. Me disse que tinha medo de isso vir a ocorrer conosco, que não queria me ver mal. Nunca brigamos e agora estou perdido. Não sei se eu sumo ou se ainda mando mensagem. Eu amo ela de verdade e não quero a amizade. Nunca fui grudento e respeitei o espaço dela naqueles três dias. Queria saber como ajudá-la e ando confuso. Me disse que a separação era o melhor para o momento (para sua recuperação) e que um dia entenderia.

A melhor resposta 1 ABR 2016

João, penso que neste momento ela precisa de um tempo para se encontrar e você mesmo que angustiado e amando- a deve cuidar de si mesmo, procurar se ocupar fazendo as coisas que gosta, um trabalho voluntário, deixe ela ter o tempo que precisa. Porque sufocando ela nada vai adiantar, se for amor verdadeiro com certeza ela voltará atras.
Abraços
Psicóloga Natalia Martins

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

5 ABR 2016

João sua namorada está passando por um momento delicado, está deprimida e com medo de sofrer. Por isso ela quer se afastar de você, não se recuperou do passado. Converse com ela e sugira um tratamento psicológico para ela se fortalecer.

Gizeuda Motta Machado Psicólogo em Nova Iguaçu

50 respostas

4 ABR 2016

Bom dia João.
É um momento difícil é delicado, mas conforme as tuas informações é necessário avaliar para confirmar o diagnóstico de depressão e assim buscar acompanhamento médico e terapêutico adequado.
Confirmado o diagnóstico, o apoio da família e de pessoas próximas é primordial, mas é necessário ter paciência principalmente no início do tratamento. Aconselho a você buscar orientação psicológica para poder lidar com estas demandas e com os eventuais conflitos que você poderá desenvolver.
A terapia irá te auxiliar na busca de respostas e no manejo de situações, ampliando teu repertório no enfrentamento as situações desconfortáveis.
Atte. Letícia

Leticia M. Fonseca Psicólogo em Palhoça

43 respostas

4 ABR 2016

ola joao!!!!! saudaçoes!!!!!procure respeitar o pedido de tempo...procure tb um psicologo. sou sandra elena caroiso-psicologa-sexologa-hipnologa-

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

3 ABR 2016

Olá João, bom dia! Imagino o conflito que esteja enfrentando, é muito difícil querer estar perto de alguém e não poder. Caso seja diagnosticado realmente a depressão, é necessário acompanhamento psicoterápico e médico, pois é um quadro que pode se agravar muito. Neste momento pode ser que realmente ela não suporte estar próximo de alguém e respeitar esta condição sem humilhar a situação é algo que ela deseja, assim como criticou o último relacionamento. Porém, não há dados para saber como anda este acompanhamento, a família sabe? Está passando por algum psicólogo? Existe um laudo sobre esta depressão? Ha quanto tempo ocorre? Entende?
Sugiro que ela procure ajuda, caso ainda não tenha feito e se for um caso mais grave, que procurem ajuda por ela. Quanto a você, pode ser que toda essa vivência seja árdua demais, já que a ama de verdade, então a terapia pode lhe auxiliar nesta confusão e autoconhecimento. Espero ter ajudado, estou a disposição.

Clínica de Psicologia Márcio Ferreira Psicólogo em Ribeirão Preto

32 respostas

2 ABR 2016

Sinto muito por essa situação delicada por qual está passando. Fim de relacionamento é difícil, pior ainda quando a justificativa não convence ou angustia mais ainda. Entretanto, considerando que ela esteja mesmo com depressão, ela precisa demais do apoio de todos os que estão a sua volta. Depressão é um caso sério e demanda muito cuidado. Por outro lado tem você e suas emoções, que também sofre e requer cuidados. O primeiro passo para ajudar alguém é cuidar de si mesmo. Tente refletir sobre a relação que vocês mantinham, é provável que você encontre algum ponto a se apoiar. Se estiver muito difícil lidar com isso sozinho, procure uma terapia focal, breve, para lhe ajudar nisso. A grande verdade é que só podemos nos responsabilizar pelo nosso bem estar, e só conseguimos ajudar o outro, quando este aceita a ajuda.
Boa sorte para você. Torço para que essa situação se resolva.
Abraço
Sueli

Sueli Doniseti dos Santos Psicólogo em São Paulo

29 respostas

2 ABR 2016

Oi João. Sinceramente achei este relato estranho da parte das alegações da sua namorada. Será que ela está mesmo com depressão ou desânimo? Ela fala que o ex-namorado tinha depressão e que a humilhava muito, mas isso não é típico de quem esta depressivo, geralmente há uma prostração profunda e nem tem força para atitudes sádicas, pelo contrário são mais masoquistas. Parece agora que ela se identifica com o ex-namorado e tem medo de te humilhar, o que é incoerente numa pessoa que ama outra pessoa. Lamento João, mas acho que o que está acontecendo é que ela não está mais afim de continuar o relacionamento e só conseguiu se afastar através dessa desculpa. Minha orientação é você cuide de sua vida e se afastando emocionalmente. Eu sei que não é fácil, às vezes dolorido, mas você vai evitar situações piores no futuro. Boa sorte.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

2 ABR 2016

Depressão é um quadro difícil e é preciso muito tato e cuidado para lidar com quem está depressivo. Sugiro que dê um tempo para ela pensar consigo mesma, mas não precisa abandoná-la, tu podes continuar em contato, se importando e se preocupando como, de início, um amigo que se importa com a saúde mental de outro, sem pressões neste momento.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo