Tenho depressão e quero fazer a faculdade de psicologia

Feita por >Neuber Vilela Junior · 23 jan 2019 Orientação profissional

Tenho medo de que pelo fato de começar a estudar Psicologia a minha depressão venha a piorar.

A melhor resposta 26 JAN 2019

Olá Neuber.
O curso de Psicologia não vai nem curar e nem piorar sua depressão.
Você pode até ter uma recaída durante o curso, mas não por causa dele. Em qualquer outro curso, você poderia ter essa recaída.
O importante é você saber que eventualmente podemos ter recaídas da doença e nesse caso deve-se procurar ajuda profissional.
Quanto à profissão de psicólogo, é maravilhosa e sua depressão não o impede de exercê-la. Penso que pelo contrário, você pode ser um exemplo para os pacientes e até ter mais empatia por eles, por vivenciar o mesmo problema.

Abraço
Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

24 MAI 2019

Se você buscar ajuda de um Psicologo poderá entender melhor a sua depressão e compreender como em um teste vocacional se a psicologia é algo realmente para você

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

25 JAN 2019

Oi Neuber,
É importante ter clareza se você deseja estudar psicologia para formar-se como profissional ou melhor compreender-se.
Sugiro que inicie acompanhamento terapêutico e compreenda melhor o seu funcionamento.

At.te

Liediani

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

25 JAN 2019

Olá, Neuber. Entendo sua preocupação, passei por questionamentos parecidos na minha formação. A gente se pergunta se será capaz de ajudar outra pessoa se não está 100% bem. Não tem "receita" mas vou te falar um pouco da minha experiência: Ao longo do curso recebemos algumas "indiretas" dos professores, como o fato de que se a intenção for "se entender" uma psicoterapia é mais prática, possivelmente mais rápida, e mais "em conta" do que uma graduação! Etc. Mas também nos conscientizamos de que também somos humanos, e a eterna busca pelo bem estar é inerente a condição humana, portanto também teremos nossos problemas, que, sim, se somam aos desafios da profissão, ao desafio de tratar "os problemas dos outros", dizendo assim, a grosso modo. Por isso, não raro, não só vamos precisar de ajuda, como é o indicado: que estejamos também em acompanhamento psicológico, sempre que possível. Se você já identifica ou já recebeu o diagnóstico de depressão, precisa se tratar, independe de decidir cursar a graduação em psicologia; e imagino que uma psicoterapia será uma experiência duplamente interessante, já que tem também esse interesse pela área. No mais, não acredito que seja impeditivo, ou que estudar sobre isso possa te fazer mal, embora isso só possa ser avaliado na prática, na medida em que vc experiencia. O ideal seria fazer uma avaliação vocacional, ou procurar conhecer mais da prática, seja de qualquer profissão que deseja se engajar. Pesquise a respeito. Tem alguns livros introdutórios, como o "Psicologias" de Ana Book, que podem dar uma idéia geral do conteúdo do curso, se tiver curiosidade. Cada pessoas tem seus "gatilhos", circunstâncias que podem desencadear situações de crise, e isso só dá pra ir conhecendo na prática pra evitar novas crises. Mas certamente o que pode te fazer piorar é negligenciar isso, seu estado de saúde mental e a necessidade de se cuidar. Espero ter ajudado! Maria Brito.

Anônimo-350511 Psicólogo em Vitória da Conquista

15 respostas

24 JAN 2019

Olá Neuber. A psicologia é uma ciência maravilhosa e profissão promissora. Porém é importante ter clareza se se busca uma profissão ou um conhecimento mais profundo de si mesmo. Acredito que, se você iniciar um processo de psicoterapia poderá ajudá-lo tanto nos sintomas de depressão como a entender se essa será uma boa escolha profissional para você.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana