Minha namorada está com depressão, mas não quer ir a um psicólogo

Feita por >Gabriel · 30 mai 2017 Depressão

Minha namorada sofreu traumas na infância e adolecencia e esta com varios sintomas de depressão, mas não quer ir à um psicologo, o que eu posso fazer?

A melhor resposta 31 MAI 2017

Olá Gabriel,
Trabalho com pessoas que têm Depressão e sei que tudo o que pensam em sentem na crise são distorções muito negativas da realidade. Você pode e muito ajudar ela. Mas, é importante saber quem diagnosticou ela. Ela foi ao médico? Quem deu diagnóstico de depressão não deu encaminhamento para terapia?
É importante saber que essa tristeza não é nada com você. Procure conhecer a doença, os sintomas. Converse com a família dela. O apoio da família e de pessoas próximas é primordial.
Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

12 JUN 2017

A Psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas em sofrimento, ou dificuldades com a vida, e que não conseguem resolver sozinhas.
Durante a terapia, o analisando é convidado para explorar seis afetos, pensamentos, comportamentos e fantasiadas presentes no cenário de seu sofrimento. Atenciosamente, Aline M.S.De Coster..

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

10 JUN 2017

Gabriel!!
Se sua namorada sofreu um trauma, e tem você como aliado, seria muito proveitoso que ela entendesse a causa daquilo que sente e iniciasse um tratamento. Ela se sente depressiva ou houve um diagnóstico? você relata que ela se recusa a buscar ajuda, infelizmente tem que ser da vontade dela, mesmo que esteja incomodado com essa questão e queira ajudá- la, se ela não decidir, fica muito difícil. Sugiro que convença os familiares dela para ela procurar um Psiquiatra e psicólogo.
Atenciosamente,
Celeste

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

31 MAI 2017

Olá Gabriel!
Infelizmente a decisão de ir ao psiquiatra ou ao psicólogo precisa partir também dela, no sentido dela reconhecer que precisa de ajuda.
Tente estimulá-la ou apoiá-la de alguma maneira que favoreça a decisão na procura de ajuda profissional: tente falar do que você percebe, de como acredita que a psicoterapia poderá ajudá-la, compartilhe textos sobre o assunto, etc.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

31 MAI 2017

Boa noite Gabriel.
É importante que você converse com ela e tente compreender quais os motivos da recusa em buscar ajuda, e tente mostrar a ela que psicólogo não é apenas pra "loucos" como muitas pessoas acreditam. Procure mostrar pra ela a importância dessa ajuda.
Espero ter ajudado, fico a disposição.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville