Sou feio e não consigo parar de me comparar com eu irmão mais novo

Feita por >Homem Triste · 23 mar 2022 Autoestima

Este é um desabafo. Tenho 29, estou desempregado, sou feio, tenho problemas de saúde e não consigo parar de me comparar com meu irmão. Essa comparação já evoluiu para um comportamento compulsivo de "stakear" meu irmão. Ele é mais novo que eu e tem uma vida sexual normal e ativa enquanto eu não tenho nem auto estima. Acompanhar a vida dele se tornou uma tortura da qual não consigo me separar, pois tenho que morar no mesmo lugar. Não quero me matar, mas minha vida está insuportável. Me sinto só. Faço terapia mas não estou conseguindo me sentir melhor. Não sei mais o que fazer.

A melhor resposta 24 MAR 2022

Olá. Qualquer resposta geral para sua questão é um risco, pois é sempre necessário compreender sua história de vida e diversas outras questões. Portanto, o máximo que posso dizer aqui é algo geral: me parece que sua comparação com seu irmão parece trazer uma ambivalência de sentimentos. De fato, os sentimentos podem nos deixar confusos, principalmente quando se trata de pessoas próximas e familiares. Como você já faz terapia, é importante que consiga elaborar isso juntamente com seu psicoterapeuta. Nunca confie em soluções prontas, pois, por mais que elas possam ser verdadeiras para quem dá o conselho, pode não ser verdadeira de acordo com seus sentimentos.

Felipe Barbugiani Psicólogo Psicólogo em Curitiba

1 resposta

25 MAR 2022

Mateus,
Por que a terapia não está resolvendo? O que falta fazer?
Voce não é feio, ninguém é feio ou bonito... cada um tem um corpo que precisa para resolver o seu objetivo de vida.
Foi voce que que se desafiou e vir, exatamente dessa forma para conquistar o seu espaço e vencer.
Portanto, não fuja da raia agora... Faça jus à existência que tem e honre a ti mesmo.
De nada adianta querer se comparar, está perdendo tempo e energia. Voce escolheu ser assim e é assim que pode vencer, se voce compreender o seu objetivo de vida.
Quem é voce? Qual a sua identidade? Não estou falando do número da tua carteira de identidade...
Quais os teus talentos? O que está fazendo aqui, mesmo? O que espera da vida?
Espera que a vida te dê de graça? Ela já te deu a liberdade e o livre arbítrio para fazer as suas escolhas, construir a sua realidade e se orgulhar de si mesmo...
Em vez disso, de procurar pelo menos estas respostas, que estão dentro de ti mesmo, fica se autojulgando e julgando os outros, se comparando com outras pessoas...
Voce é dono da sua vida; domine a sua vida ou será dominado!!! até mesmo por uma mosca!

5817 respostas

24 MAR 2022

Olá Homem triste! Grato por escrever. Direcione tua vida para construir a si mesmo. Não há erro: dedicação, disciplina e regularidade para construir a si, a ferramentas culturais, geram abertura de possibilidades. Feio é um conceito que modifica com a qualidade das vinculações. Problema de saúde, não é morte, é preciso especificar e ver limitadores, superadores e possibilidades. Converse essas questões com seu psicólogo. Não abra mão de atividades físicas, de trocas sociais. Organize rotina de vida, com metas e objetivos, respeite o próprio planejamento. Psicoterapia (com psicólogo), exige persistência, disciplina, regularidade, transformação de teoria em prática.
Caso necessite, posso fundamentar mais.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Tenha precaução: máscara! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.